Verão 2019

Verão 2019: Como decorar a sua casa ou loja?

A chegada do Verão 2019 pode ser a “desculpa” perfeita para fazer uma renovação na decoração da sua casa. Com um tempo maravilhoso no exterior (e nós, portugueses e portuguesas temos tanta sorte neste campo!), o que menos nos apetece é chegar a casa e ter aquele sentimento de Inverno com tonalidades escuras e objectos decorativos pesados.

Pode mudar a sua casa com passos muito simples e opções bem económicas. A chave para uma renovação está nas cores claras e vivas, materiais leves e plantas. Pode sempre adicionar aqueles elementos que fazem lembrar a praia e, claro, aproveitar todos os espaços exteriores ao máximo!

Se tem uma loja ou espaço comercial, também vai querer que os seus ou as suas clientes se sintam integrados no local e que tenham vontade de lá ir e repetir a experiência. Uma das melhores maneiras de o fazer é criar um ambiente que seja adequado à época do ano.

Cores de Verão 2019

As decorações de Inverno tendem a ter cores mais neutras e escuras, para dar a sensação de conforto, espaço quente – um ambiente adequado para aquelas noites de Netflix&chill no sofá. O Verão, por outro lado, é a estação em que queremos animação, bons momentos com amigos e alegria.  

Uma das maneiras para que esta transição seja feita e que nos chegue ao espírito é através de cores vivas. Há alguns truques básicos como colocar novas capas de almofadas, de edredon e de sofá com cores vivas e/ou claras. Pode apostar em padrões florais, elementos de praia, riscas coloridas, padrões mais étnicos ou até com frutas ou frases. Não tenha medo de misturar padrões mas mantenha um esquema de cores que ajude a coordenar os diferentes elementos.

Se pretende um ambiente clean mas que respire Verão, aposte no branco e coloque um ou outro elemento bem colorido que irá chamar a atenção para o detalhe e dar um ar bem vibrante à sua casa ou loja. Este Verão 2019, cores como o laranja-vermelho festivo, tumeric (que faz lembrar a cor do açafrão), o pink peacock ou o princess blue estão bem na moda.

Verão 2019

Os próprios proprietários ou proprietárias dos espaços comerciais também podem seguir estas dicas: apostar num espaço minimalista e com elementos com cores vibrantes (podem ser, por exemplo, estantes ou cadeiras) ou mesmo pintar ou aplicar papel de parede de uma cor ou padrão da moda desta estação.

Plantas

O Verão é a altura em que mesmo pode, e deve, deixar que a sua faceta de jardinagem dê frutos. Esta é a época em que se quer os convívios ao ar livre e cheiros a plantas e frescura. Para além de ser esteticamente agradável também traz benefícios para o bem-estar físico e mental.

Distribua as plantas e flores pela casa ou loja: estantes, prateleiras, nas mesas de centro, espaços vazios no chão, cómodas, balcões, mesas e até no tecto e paredes. Sim, agora há uma grande tendência para colocar plantas suspensas. Dá um efeito super giro e tropical na sua casa ou loja. Pode colocar um gancho no tecto.

Verão 2019

Se não quiser furar o tecto existem opções como pregos adesivos para pendurar vasos de plantas, ou pode pendurar em alguma barra que tenha no tecto, como a barra dos cortinados. Com elas conseguirá dar vida aos espaços e criar um ambiente verde e que lembra a natureza.

Felizmente, cactos e suculentas são plantas que são extremamente bonitas, fáceis de arranjar, baratas e que não requerem muita manutenção. Algumas basta mesmo regar uma vez por semana!

Pode optar por fazer um pequeno jardim vertical na sua casa com algumas plantas e sementes que darão especiarias. Assim, não terá de as adquirir no supermercado e terá uma produção caseira! Caso tenha um restaurante ou um estabelecimento comercial que sirva comida, esta também poderá ser uma excelente opção!

Elementos que lembram a praia

O estilo náutico é sempre uma boa opção caso queira uma decoração de Verão 2019. Uma das maneiras mais fáceis de o integrar na sua decoração é através do uso de conchas e búzios! Nem precisa de gastar dinheiro com isso, recorrendo só a conchas que apanha na praia. Se tem uma loja, esta é uma excelente opção. Pode até colocar algumas jarras com ambientadores/velas, areias e conchas no balcão e/ou prateleiras.

Verão 2019

O macramé, as franjas, os cestos e elementos de vime são também texturas e tecidos que fazem sempre lembrar o Verão. Pode utilizar em tapeçarias, mantas, almofadas ou acessórios. Vai logo notar a diferença.

Pode também arranjar uma cadeira de palhinha ou uma cama de rede para meter no seu espaço comercial, sala, quarto ou até no exterior. São irresistíveis na altura do Verão!