fotografia de imóveis

Como tirar o melhor partido da fotografia de imóveis

A comercialização de imóveis, neste momento, quer seja para venda ou arrendamento de curta ou longa duração, está dependente da procura feita pelos potenciais compradores ou arrendatários em sites de imobiliárias, gestão de reservas ou outros e redes sociais. Esta mudança fez com que seja cada vez mais fácil aceder a esta fotografia de imóveis e que seja possível disponibilizar imagens de um maior número de espaços. 

A primeira impressão é essencial e a imagem do imóvel conta e vende mais do que descrições ou áreas. Quando alguém gosta do que vê nas imagens, mais facilmente entra em contacto com o vendedor ou vendedora para saber mais detalhes sobre o imóvel e para fazer uma visita. 

Os fotógrafos ou fotógrafas profissionais, especialmente aqueles com especializações e experiência em fotografia de imóveis, têm os equipamentos e os conhecimentos necessários para conseguirem captar os melhores ângulos e potencialidades da sua casa. Este serviço tanto pode ser adquirido pelos proprietários ou pelas imobiliárias que também têm interesse em que o imóvel seja alugado ou vendido.

fotografia de imóveis

Na Zaask poderá encontrar profissionais de fotografia de imóveis. De seguida vamos dar algumas dicas para que prepare o seu espaço o melhor possível e para saber o que deve requerer do ou da profissional na hora de fazer as suas fotografias de casa ou apartamento. 

1 – Espaço limpo e arrumado

Às vezes vemos fotografias de casas que não estão arrumadas ou limpas. Se vai investir em fotografias de imóveis de qualidade, a sua casa deve estar impecável e arrumada, para transmitir a melhor imagem possível. Alguns detalhes que podem prejudicar em muito as fotografias passam por tampos de sanita para cima, cestos do lixo destapados, roupa desarrumada e produtos de higiene ou de cozinha à mostra. 

Profissionais de fotografia normalmente têm a noção da importância dos detalhes e poderão ajudar a colocar os elementos decorativos para que o seu espaço fique mais atraente. No entanto, a limpeza terá de ser feita antes da sua chegada. 

2 – Luminosidade e iluminação

A luminosidade do espaço é uma característica fundamental para que a fotografia seja bem conseguida. Apesar de ser difícil prever a meteorologia, opte por tirar as fotografias durante o dia (nunca à noite) e tente escolher um dia com bastante sol, em que a luz natural ilumine o ambiente. Se tal não for possível, o ou a profissional terão de mexer com a luz artificial. 

Tirar fotografias no momento certo do dia fará com que não tenha sombras na divisão ou outros defeitos que poderão prejudicar a imagem. Desta forma, pode acontecer que as fotografias tenham de ser tiradas em alturas diferentes do dia para ter o máximo proveito da luz solar. Ponha todas estas questões em cima da mesa na altura de contratar um ou uma profissional. 

Nas divisões em que a luz natural não é suficiente, será necessário usar equipamento de iluminação para que possa iluminar correctamente o espaço. Pode ter que manter as luzes acesas, mesmo sendo de dia, mas o ou a profissional dir-lhe-á na altura. 

fotografia de imóveis

3 – Espaços exteriores

Se a sua casa tem espaços exteriores, nunca descure destes nas suas fotografias. Especialmente em Portugal, em que há tantos dias e horas de sol, as pessoas valorizam um bom espaço exterior, quer seja um jardim, um terraço ou uma varanda. Como tal, este local também deve estar limpo, arrumado, sem obstáculos, ervas altas ou lixo no exterior. 

Aposte também em elementos decorativos, mesmo que sejam simples – cadeiras e mesas no exterior com um guarda-sol são sempre uma excelente opção para despoletar boas imagens mentais deste espaço. 

Será óbvio dizer que nunca deve tirar fotografias de imóveis num dia chuvoso ou nublado e que mais vale esperar por dias de descobertos e de sol.

Se tiver uma boa vista, fotografe-a também e coloque-a no seu anúncio! Para além disso, tudo o que valoriza o seu imóvel deve mostrado, isto é, se a casa estiver perto de escolas, transportes públicos, parques ou vistas desafogadas. Partilhe todas as vantagens de morar naquele sítio com potenciais compradores ou compradoras. 

 

4 – Enquadramento da fotografia de imóveis

Os e as profissionais de fotografia saberão dar os melhores enquadramentos e criar pontos de fuga, linhas verticais e horizontais para orientar o olhar de quem vê as fotografias para os pontos mais fortes da sua casa e de cada divisão. O ideal é que a fotografia de imóveis mostre o ambiente de forma completa, dando uma noção do espaço, amplitude e profundidade. 

fotografia de imóveis

5 – Edição da fotografia de imóveis

Não caia no erro de pensar que aquelas fotografias que vemos de casas maravilhosas são o resultado de um clique na câmera. Todas elas passam por processos de pós-produção, realizados por profissionais de fotografia com conhecimentos. 

Estes e estas profissionais irão corrigir distorções, ângulos, e fazer um adequado tratamento da cor e contrastes. Para além disso, também saberão escolher os formatos preferíveis para a sua utilização na internet ou para impressão para catálogos ou brochuras. 

Em suma, o papel da fotografia de imóveis é mais importante hoje que nunca. Os avanços tecnológicos facilitam imenso o processo de compra/venda/aluguer de casas e, actualmente, já há a possibilidade de alugar uma casa antes de a ver fisicamente, tudo através de conteúdos visuais. Não descure desta parte tão importante!