cloro

Desinfecte a piscina com clorador salino e diga adeus ao cloro

Tal como vimos neste artigo, a manutenção da água da piscina é fundamental para o uso e usufruto da mesma, pelo que devemos conhecer muito bem cada um dos passos para levar a cabo essa mesma manutenção. Não obstante, é também importante conhecer todas as opções que temos ao dispor para conservar a água da piscina. Neste artigo vamos apresentar uma nova forma de fazer a manutenção da piscina, sendo ela através de clorador salino, ao invés de cloro.

O que é um clorador salino, é parecido com cloro?

A alguns pode soar a novo, mas o clorador salino é um elemento que tem alguns anos no mercado e que os amantes de piscina já conhecem, tal como o cloro. Trata-se de um elemento, normalmente de tamanho não muito grande, que se coloca no circuito de recirculação da piscina e que a água, ao passar por ele, segue o seu curso com um desinfectante natural, poupando-nos ao uso do cloro comum.

O seu funcionamento está testado e funciona na perfeição, pelo que as piscinas que utilizam este sistema conferem aos banhistas um banho mais saudável e menos nocivo para a pele e ossos.

Como funciona o clorador salino?

Muita gente que descobre o sistema de electrólise de sal pela primeira vez pergunta-se como pode isso ser possível. A resposta é fácil, o princípio básico deste sistema é o de usar a combinação de água e sal como base para, mediante impulsos eléctricos, realizar o que denomina electrólise e, desta forma, converter a água com sal (cloreto de sódio) num potente desinfectante (hipoclorito de sódio).

Quando a substância resultante começa a ocupar a piscina, a desinfecção é contínua, uma vez que o sistema se repete uma e outra vez, tantas quanto a água circula pelo circuito de filtração da piscina.

Quais os passos para obter este tratamento?

Os passos são fáceis de levar a cabo, mas é sempre conveniente contactar com um ‘expert‘ em piscinas para que nos guie, tanto na eleição do aparelho do clorador salino, como na instalação do mesmo. Vamos mostrar alguns passos básicos para começar a desfrutar da cloração salina na piscina:

1. O primeiro será escolher o clorador salino que vamos utilizar. Para tal, na decisão devemos ter em conta se a piscina é pública ou privada, o tamanho da piscina e o número de banhistas que farão uso da piscina. Uma vez na posse destes dados devemos escolher um clorador salino que produza uma quantidade de desinfectante suficiente.

A produção do clorador salino mede-se em gramas/hora, pelo que deve ter um aparelho com uma produção ligeiramente maior do que a exigida.

2. A seguir, deve instalar o clorador salino. Para tal, deve manipular os tubos do sistema de recirculação após a filtração e imediatamente antes do retorno da água para a piscina. Deve colocar-se a célula do clorador num troço dos tubos, levando-os até à entrada e saída da célula. Depois, deve instalar o equipamento na parece e fazer as devidas conexões eléctricas. O clorador salino deve funcionar ao mesmo tempo do que a filtração da piscina.

3. Adiciona-se sal à piscina, num processo que se faz esvaziando os sacos de sal (5 kg por metro cúbico, aproximadamente) ao recipiente da piscina. O sal apenas se adiciona uma vez, visto que se reutilizará o mesmo sal. Apenas em caso de evaporação excessiva ou fuga de água se deve adicionar mais sal.

4. A cloração salina faz com que o PH da piscina aumente, pelo que é recomendável instalar uma bomba de medição de PH com sondas de calibração, de forma que o sistema vá aumentando automaticamente um redutor de PH líquido quando necessário.

Uma vez realizados estes passos. pode começar a desfrutar da piscina com tratamento por electrólise de sal a partir de uma desinfecção eficaz, automatizada e menos nociva para as pessoas que farão uso da mesma.

Se precisa de ajuda com esta tarefa ou alguma outra relacionada com piscinas, na Zaask encontra os melhores profissionais para construção e manutenção de piscinas.