vedações de jardim

Conselhos e truques para pintar as vedações de jardim

As grades e vedações de jardim são elementos funcionais que também influenciam o aspecto exterior da sua casa. Se estiver bem pintado e em bom estado, um muro pode ser algo muito decorativo, mas, se a pintura estiver corroída ou o ferro oxidado, produz-se o efeito contrário e as vedações de jardim parecem descuidadas.

Para além disso, quando começa a haver oxidação, o ferro começa a produzir um efeito de corrosão rápido que debilita a estrutura e pode provocar imperfeições que não se podem reparar. Uma boa pintura, para além de embelezar a superfície, protege o objecto das intempéries do tempo.

Pintar as vedações de jardim e portas de ferro parece, a priori, uma tarefa complicada, podendo mesmo dar bastante trabalho, tendo em conta o estado da superfície ou da quantidade de ferrugem produzida. Mas se seguir certos conselhos pode fazê-lo facilmente, conseguindo resultados quase profissionais. Se quiser pintar as suas próprias vedações de jardim faça-o com calma, escolha uma boa tinta de exterior e siga os nossos conselhos!

1. Eliminar a ferrugem das vedações

Antes de pintar uma superfície metálica, deve limpá-la de modo a eliminar a ferrugem a pintura antiga que estava corroída. No mercado existem tintas que se podem aplicar directamente sobre ferrugem sempre que é indicado eliminá-la, podendo também ser utilizada uma escova de aço para raspar a superfície até que não existam rastos de ferrugem.

verjas-jardin-oxido

2. Escolher material de pintura apropriado e de qualidade

As cercas e vedações de jardim estão constantemente expostas à intempérie e sofrem de maneira contínua os efeitos do sol, da chuva, do calor, da humidade, entre outros. Estes agentes podem ser muito agressivos e por isso deve escolher uma pintura de exterior anticorrosiva e de boa qualidade. Já que vai fazer este trabalho, mais vale fazê-lo com bons materiais para que o trabalho seja duradouro.

pintura

3. Dicas para pintar

Para aplicar a pintura, necessitará de alguns pincéis, um pequeno balde e um rolo, que será muito útil para as superfícies planas mas, se vir que a vedação tem muitas curvas ou cantos, terá de aplicar a pintura com pincéis.

Tendo em conta a forma que vai ser pintada, é recomendado que se protejam as zonas redondas da vedação para que não fiquem manchadas. Para tal, precisará de fita adesiva e papel protector.

herramientas-pintar-valla

4. Aplicação da pintura

Aplicar pintura não tem grandes segredos, mas existem alguns detalhes aos quais deve prestar atenção para que o resultado seja óptimo. Comece a pintar, aplicando o pincel nas zonas mais difíceis, como as que estão próximas da parede, ao redor das manivelas e nos cantos. O resto pode ser aplicado com o rolo, tornando o processo mais fácil e ágil.

Depois da primeira demão, é recomendado dar uma segunda passada para que se forme uma boa camada protectora. Antes da segunda aplicação, deve assegurar que a primeira capa está absolutamente seca.

5. Alguns conselhos

Pintar no exterior acarreta alguns riscos climatéricos, pelo que antes de iniciar o trabalho deve consultar a previsão meteorológica, para assegurar que não chove nem há muito vento.

Se o dia estiver solarengo e quente, deve proteger-se à sombra e evitar as horas centrais do dia. Pinte durante as horas frescas da manhã e ao fim do dia.

Animais e crianças podem arruinar o trabalho que teve, por isso nada de pintar quando estiverem por perto. Se quiser um acabado profissional sério e com calma, contrate um pintor e verá que o resultado será muito mais satisfatório.

trucos-pintar-vallas