colocar papel de parede

Como colocar papel de parede

colocar papel de paredeColocar papel de parede pode parecer um projecto fácil mas há pequenos cuidados que deve ter em atenção. Descubra abaixo os materiais necessários e os dez passos e dicas que deve seguir para que consiga colocar papel de parede de forma fácil, rápida e eficaz.

Fase de Preparação

Antes de mais, certifique-se que todos os seus rolos de papel de parede são da mesma cor e sombra, testando-os à luz do dia. Pode parecer óbvio, mas existe esse risco com cores mais claras. Caso tenha uma parede em mau estado, considere também a possibilidade de colocar um painel de madeira entre a parede e o papel, de modo a que fuincione como forro, ou mesmo um papel mais fino.

Para fazer um bom trabalho é necessária uma mesa onde seja possível estender e aplicar a cola no papel. Existem, por exemplo, mesas com réguas de metal embutidas nas bordas da mesa. Use um rolo e não um pincel para aplicar, de forma suave, a cola no seu papel de parede. Mas tenha atenção que algumas colas podem danificar o acabamento do papel, especialmente se for fino. Por isso deve informar-se de qual será a cola mais indicada para o seu papel, a cola de farinha de trigo é das mais usadas. Vai também precisar de um fio-de-prumo ou nível de bolha, um escadote seguro, um pouco de cola PVA normal, um pincel grande e um pequeno, lápis, tesouras e por último, mas não menos importante, uma espátula, sendo que as mais indicadas são as que parecem um pente gigante.

Siga agora os dez passos para colocar papel de parede:

1 – Primeiro é necessário medir a parede. Depois, encha metade de um balde com água e a outra metade com cola. De seguida, escove a parede com esta mistura e deixe secar. Quando aplicar a cola do papel de parede a adesão vai ser muito melhor.

2 – Agora deve pendurar o fio-de-prumo contra a parede e marcar a linha vertical com o lápis (o fio-de-prumo, tal como o nível de bolha, dá-lhe uma linha recta perfeita e ajuda a garantir que o papel seja colocado a direito e não em ângulo). Utilize o fio-de-prumo em pontos regulares ao longo de cada parede (por exemplo, na ponta do lado esquerdo, no centro da parede e na ponta da direita). Isto porque os pisos e tectos da maioria dos quartos são desiguais.

3 – Meça agora a altura da parede desde o piso ao tecto ao longo destas linhas verticais e corte o seu papel de parede de acordo com estas medidas. Nota: não é necessário medir individualmente cada tira de papel; em vez disso, pode fazer uma marca em cima da mesa e usar isso como um guia. Mas não corte muitas faixas de uma vez se a parede for desigual; só vai acabar a recortar o papel de novo.

4 – Se optar por colocar um forro é necessário que o aplique na parede, antes do papel. O forro cobre as imperfeições e fornece uma base mais suave para o seu papel de parede. Mas quer recorra ao forro ou não, deve esticar cada tira de papel na horizontal ao longo da sua mesa, de forma a acertar a ponta do papel à borda da mesa. Desta forma evita colar papel de parede à mesa. Coloque um peso em cada extremidade do papel para que se mantenha baixo. Em seguida, deve espalhar, então, a pasta cola no papel de parede.

5 – A seguir tem de levantar o papel da mesa em forma de concertina. Ou seja, levante a ponta do lado esquedo do papel a cerca de 50 centímetros da borda do papel e puxe-o sobre si mesmo, para criar novas dobras. Repita o processo para que toda a tira do papel seja dobrada numa concertina com 50 centímetros de largura.

6 – Suba ao escadote com a concertina de papel para que consiga colar a borda do papel na parede. Cole esta primeira faixa de papel na parte superior da parede junto ao tecto. Deve deixar uma folga de papel dois centímetros mais alto do que a parede e, em seguida, corte o excesso.

7 – Não tenha medo se o papel não ficar direito à medida que o vai desenrolando e colocando gradualmente pela parede abaixo. A cola não seca imediatamente por isso tem tempo de o voltar a colocar correctamente. Comece por aplicar a metade superior da faixa de papel e quando chegar ao final dessa metade desenrole, então, a parte inferior. Alinhe as tiras de papel mas não as sobreponha. E, se os cantos da parede são salientes deve aplicar com uma escova pequena mais pasta nas arestas. Em seguida, deve passar a espátula em toda a frente do papel para achatá-lo e conseguir livrar-se das bolhas.

8 – Para remover o excesso de papel na parte superior e inferior comece por fazer uma marca no papel, fazendo um pequeno corte com a tesoura, por exemplo. Puxe depois o papel para trás e corte em linha reta. Esta técnica funciona para cantos complicados também. A regra básica é usar muito papel e, em seguida, cortá-lo.

9 – Se estiver a utilizar um papel como forro deve deixar secá-lo completamente antes de colocar o papel de parede. A rapidez com que seca depende de quão absorvente é a parede. Quando o papel de revestimento estiver seco e se ainda houver imperfeições que sobressaim da parede deve tentar achatá-las com um pequeno martelo.

10 – Finalmente, há momentos em que pode ser mais difícil colocar papel de parede. Siga os conselhos do fabricante mas há atenções que deve ter em zonas mais complicadas: por exemplo, quando colocar o papel de parede à volta de uma porta sem moldura, o melhor a fazer é aplicar o papel sobre a porta, alisá-lo e em seguida usar os dedos para localizar a ombreira da porta e cortar ao longo dessa linha com uma lâmina.

Esperamos que com estas dicas consiga colocar papel de parede como um semi-profissional, pode parecer difícil ao início, mas aqui ajudamos com truques que lhe facilitam a vida. Se depois da leitura ficou com a certeza de que o que quer é contratar um profissional de confiança para o fazer, então pode encontrá-los na Zaask, claro, uma plataforma que permite avaliar e comparar o trabalho dos prestadores de serviço, aumentando o nível de segurança da contratação.

Na Zaask estamos aqui para si.