montar móveis

As melhores dicas para montar móveis em casa

Montar móveis em casa é uma das estratégias da “gigante” sueca IKEA, uma marca que defende que facilita o transporte e reduz o preço ao cliente. Se não é fã de legos e a ideia o assusta, não receie. A Zaask vai dar-lhe dicas sobre como montar móveis em casa. Antes de mais, não desespere. O mais importante é manter a calma e com muita paciência seguir todos os passos das instruções, tal e qual um puzzle 3D! Ao lado das instruções, tenha a lista de dicas da Zaask e terá sucesso garantido!

  • Antes mesmo de comprar, certifique-se que consegue montar móveis sozinho e sem precisar de ferramentas específicas que não tenha em casa. Por vezes, pode ter de chamar amigos para o ajudar.
  • Deve montar móveis num espaço plano e limpo, ou seja, desimpedido, de modo a facilitar-lhe a manobra. Separe um canto da casa, espaçoso o suficiente para lhe permitir andar à volta do móvel que está a montar. Aproveite as caixas de papelão para forrar o chão.
  • Se estiver a montar peças maiores, como um sofá, uma cama ou um armário, tente fazê-lo no sítio onde vai colocar esse mesmo móvel. Vai facilitar-lhe a deslocação pela casa, que pode implicar riscos no chão e paredes.
  • Pode não ser uma peça grande ou complexa, mas tenha em consideração que o tempo de montagem lhe pode preencher boa parte do dia, especialmente se for a sua primeira vez. Deve começar e terminar de montar móveis no mesmo dia, pois, assim, arruma mais depressa a casa e não corre o risco de perder peças mais pequenas, como algum parafuso.
  • Quando desmontar a embalagem, a primeira coisa que deve fazer é confirmar se tem todas as peças descritas nas instruções da embalagem. Confirme se tudo está em perfeito estado.
  • Siga à risca o manual para montar móveis. Não há forma de contornar ou eliminar passos. Siga as instruções tal e qual pela ordem indicada para que tudo termine bem.
  • Só deve começar a montagem depois de agrupar peças e ferramentas. Não espalhe o material porque isso depois vai atrasá-lo.
  • Cuidado ao apertar os parafusos: só deve apertar até travar. A maioria dos móveis da marca IKEA são feitos de fibra de média densidade, ou seja, se apertar demais vai deteriorar o painel de fibras. Se já tiver prática pode usar uma máquina de aparafusar elétrica, que lhe vai poupar imenso tempo. Se o móvel não trouxer certos materiais como buchas, certifique-se de que as que comprar, são compatíveis com os parafusos que tem. Essa combinação é importante, porque reforça a estabilidade de peças maiores, como estantes e armários.
  • Quando terminar de montar móveis, não lhe pode sobrar peças. Se isso acontecer, ainda que o móvel lhe pareça bem montado, deve reler as instruções, perceber onde está o erro e corrigir. Será mais seguro.
  • Deve estar atento às posições das portas e gavetas para não as trocar e os móveis acabarem desalinhados.
  • Nunca fixe um móvel à parede antes de confirmar a melhor posição. Use uma fita métrica para fazer os ajustes e os furos necessários.
  • Não deite fora as instruções logo após a tarefa de montar móveis. Pode ter de mudar o móvel de sítio e ser forçado a desmontá-lo.
  • Se gosta de ter peças únicas, saiba que também pode personalizar os móveis que compra nas grandes cadeias, por exemplo, pintando-os parcial ou integralmente.
  • Se é contra os parafusos, saiba que já há a possibilidade de montar móveis sem eles. A nova linha da marca IKEA, Regissör, monta-se através de um sistema de encaixe: tem armário, mesa de centro, estante e vitrinas com e sem gavetas.

Se tentou montar móveis sozinho, mas percebeu que não tem muito jeito, saiba que, na Zaask, pode contratar um profissional avaliado que lhos monte, da forma mais fácil e eficiente!