remodelar a casa de banho

Remodelar a Casa de Banho – O que deve ter em conta?

Depois de adiar o projecto algumas vezes, finalmente decidiu remodelar a sua casa de banho. Mas… por onde começar?

Antes começar logo a comprar os materiais e escolher os acessórios para remodelar a casa de banho, defina um bem o plano do seu projecto e do seu espaço. Deve identificar claramente os objectivos da remodelação, tendo em conta a sua rotina diária e a utilidade da casa de banho. Depois de explorar e pesquisar vários exemplos de decoração e de design, deve também definir bem qual o caminho que quer seguir ao remodelar a casa de banho.remodelar a casa de banho

Para uma remodelação de sucesso e para saber bem que materiais utilizar, deve ter resposta para seis perguntas essenciais:

1 – Qual o estado da casa de banho?

Se a casa de banho não se encontra muito danificada, pode sempre atacar os azulejos encardidos com lixívia ou optar por mudar a iluminação, o que ficará mais barato do que remodelar a casa de banho toda. Mas, se a casa de banho tem uma decoração ultrapassada ou se está deteriorada, considere fazer uma remodelação mais profunda.

2 – Se tivesse que escolher apenas uma coisa para mudar, qual seria?

Pense muito bem sobre esta resposta porque será a que vai determinar qual será o centro e a prioridade em remodelar a casa de banho.

3 – Quantas pessoas vão usar a casa de banho?

Caso a divisão seja utilizada por uma família será boa ideia separar uma área para o lavatório e outra para a banheira. Desta forma é possível que uma pessoa tome banho, enquanto outra usa o espelho ou o lavatório.

4 – Quem vai utilizar a casa de banho?

Tenha atenção ao sexo, altura e idade de cada pessoa que vai usar a casa de banho. As barras de apoio, assentos ajustáveis no chuveiro, divisões maiores e de fácil acesso serão opções a considerar se a casa de banho vier a ser utilizada por idosos. Já as crianças ficarão melhor se a luz foi mais baixa, assim como as torneiras e os armários enquanto que os homens costumam apreciar espaços amplos e práticos.

5 – Quanto tempo vai utilizar a casa de banho?

Se vai remodelar a casa de banho para vender a casa ou se está nos seus planos vender a casa em breve, talvez não seja o momento ideal para instalar a banheira de hidromassagem dos seus sonhos. Faz sentido fazer uma remodelação, mas tenha em conta os custos para de alguma forma conseguir o retorno do seu investimento.

6 – Qual é o seu orçamento?

Quanto dinheiro pode realmente gastar para remodelar a casa de banho? Para definir o seu orçamento pense onde está disposto a gastar mais dinheiro, qual o total que pode investir e se põe a possibilidade de pedir um empréstimo para a remodelação. Considere, ainda, a possibilidade de aproveitar algumas coisas da sua actual casa de banho na remodelação. Isso possibilita uma considerável redução de custos.

Se já respondeu a todas as perguntas essenciais e decidiu avançar no projecto de remodelar a casa de banho, pode dar largas à sua imaginação e pensar em escolher os materiais. No entanto, em qualquer remodelação, existem sempre contratempos, como pode descobrir num anterior artigo sobre o tema.remodelar a casa de banho

E há alguns erros que deve tentar evitar. Conheça os quatro erros mais comuns e tente evitá-los:

A)     Subestimar os custos

Mudar o piso, as paredes, o tecto ou até a iluminação será sempre mais demorado do que inicialmente planeou e terá mais custos, especialmente se recorrer a empreiteiros.

B)      Não calcular bem as áreas e as medidas

A posição das portas, das janelas ou clarabóias, os canos e os fios de electricidade vão ter impacto ao remodelar a casa de banho. Tenha sempre em atenção o tipo de paredes e a sua cavidade, quando escolher os materiais que vai utilizar. Caso seja necessário fazer alguma alteração à canalização ou a parte eléctrica conte sempre com mais tempo e dinheiro para a remodelação.

C)      Não deixe escapar pormenores

Lembre-se de instalar novas válvulas de fecho para a banheira, lavatório e sanita caso tenham mais de cinco anos, estejam a funcionar mal ou não existam. O tempo e a despesa serão mínimos em comparações com o risco de vir a ter uma inundação. Limpe e mude os canos se estiverem a escoar a água de forma lenta para evitar que o novo equipamento fique danificado de forma prematura.

D)     Lembre-se da ventilação

Não irá disfrutar da nova casa de banho se for desconfortavelmente quente, fria ou se ficar muito húmida depois de tomar banho. Se a ventilação que tem não estiver a funcionar bem e tenha provocado bolor, aproveite a remodelação para a arranjar também esse aspecto.

Sabemos que podem parecer muitos passos a seguir e que não é um projecto muito fácil de realizar sozinho/a, por isso temos os melhores profissionais para remodelar a casa de banho prontos para transformar a sua visão numa realidade e acrescentar valor a toda a sua casa, só tem de efectuar o pedido de orçamento.

Na Zaask estamos aqui para si.