Fotografar eventos e festas

Como Fotografar Festas e Eventos de Família

Fotografar eventos e festasAlguns dos momentos mais importantes da nossa vida são, sem dúvida, aqueles passados junto dos que nos são mais queridos, festas de natal, aniversários, jantares de família especiais, fazem parte dos momentos que mais gostamos de recordar e melhor queremos guardar na nossa memória. Parte integrante de conseguir guardá-los na memória é conseguir fotografar festas e eventos que nos são importantes.

Hoje partilhamos consigo 10 dicas essenciais para melhor fotografar festas e eventos preciosos das nossas vidas:

  1. Se possível chegue quinze ou vinte minutos antes dos outros participantes ao local da festa ou evento. Desta forma, poderá fotografar o espaço vazio, fazer pormenores das decorações ainda intactos, detalhes, mesas, doces, etc.
  2. No caso de aniversários, festas de batizado e afins não se esqueça do centro das atenções da festa. Procure dar relevo à pessoa central na festa no conjunto das suas imagens.
  3. Faça imagens de todos os convidados, desta forma poderá lembrar-se e até mostrar futuramente, aos seus filhos e netos, quem esteve presente naquela ocasião especial.
  4. Quanto fotografar crianças, fotografe-as à altura dos olhos, nunca fotografe de baixo para cima. Se o que pretende é fotografar apenas bebés, pode ler como melhor fazê-lo num anterior artigo que abordou essa mesma temática.
  5. Dê especial atenção aos detalhes, por muito pequenos que possam ser, dê atenção aos pormenores: os convites, as mesas, a comida, a decoração da festa, etc. Muito do espirito da festa poderá estar na decoração e nos seus pequenos detalhes, ilustre-os convenientemente dando-lhes algum destaque.
  6. Esteja atendo às situações chave da festa e antecipe-as, um brinde, o partir do bolo, um beijo ou cumprimento, um momento de confraternização especial. Esteja preparado para reagir rapidamente e procure antecipar os momentos mais especiais e importantes.
  7. Quando fotografar grupos, verifique se a distância de recuo é suficientemente grande relativamente ao tamanho do grupo, certifique-se que todas as pessoas ficam visíveis e reconhecíveis. Experimente fotografar o grupo a partir duma posição mais elevada caso tenha dificuldades em mostrar todas as pessoas convenientemente. Caso o grupo seja demasiado extenso e difícil de manter atento, combine com as pessoas um sinal para que todas se concentrem na câmara ao mesmo tempo. Faça várias tentativas se necessário.
  8. Circule, não esteja estático na mesma zona, procure ângulos diferentes, explore o espaço.
  9. Seja criativo e experimente, explore ângulos mais dinâmicos, sobreposições engraçadas, etc.
  10. Por fim, participe na festa, não se esqueça que por vezes colocar a câmara de lado e desfrutar também o momento junto dos seus é fundamental!

Esperemos tê-lo ajudado a perceber como melhor fotografar festas e eventos da sua família e momentos importantes da sua vida. Se este artigo lhe despertou a curiosidade sobre a fotografia, aproveite para ler os artigos Zaask sobre esta temática.

Na Zaask temos os melhores fotógrafos para qualquer ocasião, divirta-se na sua festa e deixe tudo com um profissional recomendado.