fotografar bebés

Fotografar bebés – Como fazê-lo bem – Saiba tudo aqui!

fotografar bebésNeste artigo falamos de como fotografar bebés é particularmente interessante, no contexto de retrato. Já num artigo anterior deste  blog falámos do retrato e de como o ser humano é um objecto de interesse natural para qualquer fotógrafo, para alguém que esteja a aprender fotografia, ou mesmo para o comum mortal. Quantos de nós já não fizemos sessões amadoras com a família? É para o ajudar que hoje explicamos como fotografar bebés.

Seja o seu interesse como fotógrafo (amador ou profissional) ou como pai/familiar, se em alguma altura da sua vida já quis ou lhe pediram para fotografar um bebé ou um recém-nascido certamente constatou que não são fáceis de fotografar. Conheça em baixo algumas dicas para tornar esta tarefa um pouco mais fácil:

Antecipação e Preparação

  1. Se pretende fotografar um recém-nascido e quer captar a curvatura característica da gestação no interior da barriga materna, fotografe-o nos primeiros 10 dias após o nascimento, visto que a mesma se perde passado esse período;
  2. Defina com os pais da criança a melhor altura para fotografar tendo em conta a rotina do bebé, períodos de sono e altura do dia em que habitualmente se encontra mais calmo;
  3. Acorde com os pais os pais a quantidade de mudas de roupa a fotografar para estimar o tempo necessário e garanta que os pais trazem consigo tudo o combinado;
  4. Se pretender fotografar o bebé de fralda, ou com menos roupa do que a necessária face à temperatura ambiente, garanta que na altura terá uma fonte de aquecimento adequada e validada pelos pais (assim não causará desconforto que gerará inquietação no seu modelo);
  5. Se usar iluminação de estúdio teste-a algum tempo antes de o bebé estar pronto para fotografar. De forma a usar ao máximo a disposição do bebé para fotografar, certifique-se também antecipadamente que todo o restante equipamento está operacional.

Iluminação e equipamento

  1. Tire o maior partido da iluminação natural, uma vez que esta é mais lisonjeira para os sujeitos, atribuindo uma conotação mais poética e romântica do que a luz artificial que pode ser muito “dura” sobre a pele dos mesmos.
  2. Caso não seja possível recorrer a este tipo de iluminação, o recurso a candeeiros de pé com luz projectada poderão dar uma conotação intimista às imagens. Caso recorra a flash use valores inferiores para luzes mais suaves e não tão duras.
  3. No que remete ao restante equipamento, uma lente prime e uma lente macro poderão ser uma grande ajuda a ter à mão, para conseguir maior destaque nos detalhes, como explicaremos abaixo.

Temas

  1. Fotografar o bebé não se resume apenas ao rosto ou corpo inteiro convencional. Aliás, o facto de serem tão pequenos e de encorajarem a aproximação/zoom chama a atenção para os seus pequenos detalhes que pode captar nas suas imagens, como é o caso de pormenores das mãos, pés e mesmo o detalhe de dedos (ver fotos de destaque deste post). Fotografar o bebé pode também remeter para fotografar os seus objectos: sapatos, babetes, roupas ou chupetas, que podem compor não só imagens isoladas como ajudar a enquadrar o sujeito na imagem.
  2. A profundidade de campo (garantido desfoque em segundo plano) e o modo macro (facilitando o isolar de partes de corpo na imagem face ao fundo) são 2 temas já abordados anteriormente que o poderão ajudar a dar maior preponderância ao detalhe que pretende captar.
  3. Se o bebé for um pouco maior do que recém-nascido e já tiver algum controlo motor, fotografe a sua interação com objectos, o uso do tacto, assim como o uso de outros sentidos.
  4. Fotografe também o contexto. Seja no ambiente do lar ou em estúdio, garanta a captação de uma imagem de contexto envolvendo outros familiares ou mesmo apenas a criança na sua atmosfera envolvente.

little-fingers-1132180-m cc22a8c8-8b56-42fe-8a1f-873a033431e6Ângulos

Como referimos acima, os detalhes são uma boa forma de preencher a essência da sua sessão.

  1. Para tal precisa de recorrer a planos aproximados, quer usando uma distância focal mais longa ou aproximando-se do bebé;
  2. Fotografe à altura do bebé, do chão até se necessário, com cuidado para não obter distorções na imagem, para uma maior envolvência no contexto do bebé (evitando passar a ideia de que o está a ver de cima);
  3. Se o bebé não for recém-nascido, e tiver já idade para se colocar de pé (mesmo que com ajuda), se for capaz de gatinhar ou sentar-se, tente abordagens diferentes usando estas posições recorrendo à ajuda dos pais. Se possível, envolva também pais e/ou avós da imagem para uma ambiência mais natural e uma maior panóplia de expressões.

Sujeitos difíceis

Os sorrisos dos bebés, sobretudo dos recém-nascidos, são frequentemente difíceis de fotografar visto que, dada a sua tenra idade, ainda não são capazes de responder activamente ao estímulo do adulto.

– Para um fotógrafo desconhecido da criança, o apoio dos pais poderá ser fundamental para conseguir a expressão desejada, assim como o recurso a um brinquedo com estímulo sonoro para atrair a atenção do bebé e direccionar o rosto para o local pretendido.

Não é só a falta de controlo das expressões por parte do bebé que pode comprometer as suas imagens. O facto de também não terem o controlo motor adquirido, faz com que não possam responder às suas indicações.

– Pode ser você mesmo a criar as poses necessárias para a fotografia, mas o ideal será ter os pais como seus aliados, reposicionando cuidadosamente o bebé de acordo com os seus pedidos (o cheiro e toque familiar dos pais poderá ajudar a manter a tranquilidade do bebé no decurso da sessão).

Se o bebé que pretende fotografar é o seu (ou um bebé com o qual despenda muito tempo), aproveite para fotografar as diferentes rotinas para mais facilmente apanhar a expressão desejada, assim como ganhar maior sensibilidade para que estímulos despertam mais facilmente a expressão pretendida. Deixe a máquina sempre ao seu alcance para captar momentos imprevistos e fotografe abundantemente para apanhar o momento mais difícil de agarrar.

Paciência e flexibilidade

Tenha em mente que o ritmo de uma sessão desta natureza é bem diferente do ritmo sequencial de uma sessão de retrato adulta. As crianças têm as suas próprias rotinas e é natural que tenha de interromper a captação de imagem pelo cansaço do bebé, mudança de fralda ou necessidade reconforto por parte do bebé.

Duas horas é o mínimo a ter em conta para uma sessão simples, mas contemple momentos de pausa e permita a todos um longo intervalo, de necessário, para ter de volta a tranquilidade deu sujeito.

Esperamos que este artigo cheio de dicas tenha sido útil para todos aqueles que gostam de fotografar bebés ou que estão a aprender fotografia. Mas nada como a prática, por isso, aproveite que o tempo parece estar a melhorar e pratique muito!

Se gostar mais do resultado de uma sessão fotográfica profissional, temos os melhores fotógrafos para si na Zaask.