Como Tirar Melhores Retratos – 4 Dicas Essenciais!

O Retrato é uma das áreas mais apelativas da fotografia, a figura humana consegue ser o assunto mais interessante passível de ser fotografado, mas também, frequentemente, o mais difícil e desafiante.

Hoje deixamos-lhe quatro dicas essenciais, com quatro aspectos chave, fundamentais para que possa, instantaneamente, tirar melhores retratos.

retratos

1. Foque nos olhos

–  Dê sempre prioridade aos olhos como principal ponto de foco, este é, na maioria das vezes, o ponto mais importante de qualquer retrato. Instintivamente, todos olhamos prioritariamente para os olhos quando observamos um retrato.

2. Feche o enquadramento

–  Aproxime-se ou faça zoom para fechar o enquadramento sobre a pessoa retratada. Um dos erros mais comuns é não estar suficientemente perto do retratado, retirando impacto visual e objectividade à imagem. Uma fotografia correcta e objectivamente enquadrada captará com maior impacto a expressão e os pormenores do rosto da pessoa, dando assim mais relevo ao que é realmente importante num retrato.

3.  Simplifique o fundo

– Tenha especial atenção ao fundo, procure que o mesmo não seja demasiado distrativo. Quando não estiver a fotografar retratos em contexto, procure desfocar tanto quanto possível o fundo. Um fundo demasiado com demasiado ruído, confuso ou chamativo, tirará atenção e impacto à pessoa fotografada.

4.  Descentralize 

– Evite centrar em demasia a foto, seja verticalmente, seja horizontalmente, procure que o rosto da pessoa (no caso de retrato de corpo) ou os olhos da pessoa (no caso de foto de rosto) não fiquem ao centro. Descentralizando a imagem, criará mais impacto e dinamismo na mesma. Use a regra dos terços quando possível. Para saber mais, leia aqui.

Procura fotógrafos profissionais? A Zaask encontra os mais adequados para o que pretende.