Como se iniciar na macrofotografia

como_se_iniciar_na_macrofotografia_

A possibilidade de fotografar pequenos detalhes de pequenos animais ou objectos, muitas vezes não visíveis a olho nú, torna a Macrofotografia muito apelativa e impactante visualmente para a generalidade dos apreciadores. Neste artigo explicamos-lhe como se iniciar na macrofotografia.

Tecnicamente, uma fotografia é considerada Macro quando a imagem é captada em escala natural (1:1) ou numa escala aumentada (2:1, 3:1, etc.).

Este factor (1:1, 3:1, 5:1, etc.) é a relação entre o tamanho do objecto fotografado e a sua projeção no plano do sensor digital (ou filme fotográfico).

Muitas câmaras compactas já vêm com opção macro (geralmente simbolizada por uma flor) que permite uma distância de foco da câmara para o objecto muito pequena e uma consequente ampliação muito significativa.

Contudo, para termos resultados de qualidade mais elevada, o ideal será usar uma câmara DSLR, e aí as opções para fazer fotografia macro são várias, das quais destacamos:

Objectiva Macro Dedicada:

Utilizar uma objectiva macro dedicada é sem duvida a opção mais fiável mas também a mais dispendiosa. Tenha atenção que as objectivas macro com distâncias focais mais longas permitem tirar fotos macro estando a objectiva mais longe do objecto fotografado e não mesmo em cima deste (o que poderá ser uma mais valia para a fotografia de insectos e outros animais que não permitam uma aproximação maior).

Tubo Extensão Macro:

Substancialmente mais baratos, consistem em tubos que se colocam entre a objectiva e o encaixe da mesma na câmara, permitindo um aumento da distância entre o sensor digital (ou filme) e a lente. Por sua vez, o aumento desta distância faz com que a distância mínima de foco (não confundir com a distância focal) se reduza, permitindo assim focar correctamente estando a lente bastante mais próxima dos objectos. Tenha em atenção que quando usa um Tubo de Extensão perde o controlo eletrónico da abertura na objective e, como tal, revela-se imperativo que use uma objectiva com controlo manual da abertura nesta técnica.

Objectiva Invertida:

Esta técnica consiste em inverter a objectiva, usando para isso um anel adaptador. Geralmente utilizam-se lentes de distâncias focais mais curtas (por ex: 28mm ou 35mm) pois quanto menor for a distância focal da lente, maior será o aumento da mesma quando invertida. Tal como com o uso do Tubo de Extensão, também a inversão da objectiva faz com que a mesma perca o controlo eletrónico da abertura, sendo por isso necessário usar uma objectiva com controlo manual das aberturas.

Algumas dicas para se iniciar na macro fotografia:

– Se possível, use o foco manual visto que o foco automático por vezes é demasiado instável para fazer fotografia com grandes ampliações;
– Use um tripé para estabilizar a câmara, pois qualquer tremura na mesma poderá ser demasiado visível na fotografia macro;
– Fotografe com uma velocidade de obturação alta. Esta produzirá uma imagem com definição clara sem arrastamentos nem tremuras, visto que qualquer imperfeição será aumentada na fotografia macro;
– Use um flash exterior à câmara, pois as altas velocidades de obturação, bem como o uso de tubos extensores e valores ISO baixos, podem diminuir significativamente a luz disponível para a captação da imagem. Um flash externo correctamente colocado poderá iluminar o objecto da forma que pretende;
– Teste com diferentes aberturas. Em fotografia macro uma ligeira variação da abertura pode modificar drasticamente a profundidade de campo, visto que as distâncias são muito curtas.

Precisa de um profissional para um evento especial? Encontre os fotógrafos mais adequados na Zaask.