Como organizar uma festa

Como organizar uma festa à última hora

E se de repente uns amigos que há muito não vê ligarem a dizer que estão perto de sua casa? Ou se de repente se lembra de um aniversário, e decide à última hora celebrar um acontecimento importante ou recebe mesmo essa “encomenda” para uma ocasião no trabalho? Não desista e festeje. Para o ajudar a concretizar este desafio de saber como organizar uma festa em cima do acontecimento, a Zaask partilha algumas dicas que podem ser muito úteis. Faça um guião, respire fundo e aproveite.

Passos para saber como organizar uma festa à última hora

Escolha o local: naturalmente a primeira decisão, quando se está a planear uma festa, é escolher o espaço. Um restaurante, um salão, uma quinta, são opções que precisam de reserva, logo de alguma antecipação. Deixe-se inspirar pela ocasião e pelos destinatários da festa – podem ser factores determinantes para a sua escolha.

De qualquer modo, ao planear uma festa à última da hora, tem sempre de considerar a sua própria casa como hipótese. Também pode pensar num jardim público ou numa praia. Se o tempo ajudar, surpreenda todos com um piquenique e não se esqueça de uma garrafa de champanhe e morangos!

Simplifique: é a palavra de ordem. A primeira coisa que tem a fazer é abrir o frigorífico. Se nem tiver tempo de ir às compras, terá mesmo de improvisar. Nestes casos, totalmente inesperados, as massas são uma solução boa. Regra geral são ingredientes básicos que tem sempre em casa como queijo, atum, peitos de frango, fiambre, legumes ou até camarão congelado. É também uma solução rápida e económica.

Arranje entradas para os seus convidados irem petiscando. Varie nos patês e saladas. Vão enganando a fome e você ganha tempo para terminar o jantar/almoço. Também pode optar por apostar nas entradas e uma sobremesa e comprar frango assado. Não há criança ou adulto que não goste e reduz substancialmente o tempo de preparação.

A escolha da ementa é crucial ao planear uma festa, por isso, terá de saber o número de pessoas e os seus gostos. Tenha cuidado com as alergias mas nunca esqueça a palavra de ordem (simplificar) ou vai perder o controlo. Por isso, não exagere na variedade. O sabor é o mais importante.

Bar e despensa: se é daqueles que costuma muitas vezes receber visitas inesperadas ou adora festejar, previna-se. Para não ter de planear uma festa “em cima do joelho”, mantenha a sua despensa bem abastecida, com produtos básicos como azeitonas, chocolate em barra, aroma de baunilha, ovos, atum, queijos ou frutos secos. Também deve ir abastecendo o bar para não ser apanhado desprevenido/a. Assim pode sempre acompanhar uma refeição simples com alguns “mimos” de entrada ou à sobremesa.

Decoração e limpeza: seja criativo/a. Decore a sua casa. Tenha sempre velas à mão. São versáteis e acolhedoras. Escolha um CD e alugue um filme, surpreenda pela simplicidade e descontracção. Antes de decorar, vai ter de limpar a sua casa. Só assim se sentirá melhor a abrir as suas portas. Portanto não se esqueça de adicionar esse tempo ao da preparação.

Aniversário de crianças: as possibilidades são cada vez mais: museus, quintas, pavilhões com insufláveis, empresas que se dedicam inteiramente a essa missão para que não tenha de se preocupar com nada, como as que encontra na Zaask. Obviamente se conseguir reservar atempadamente. Mas se está a planear saber como organizar uma festa de aniversário à última da hora, mais uma vez a palavra de ordem é simplificar.

Escolha um tema. De certeza que o seu filho(a) tem uma personagem ou passatempo preferido. Festas de pijama ou de máscaras podem ser feitas em qualquer altura do ano, se isso os fizer feliz. Há quem prefira cantar e dançar e nesse caso pode improvisar uma discoteca ou concurso de talentos em casa. Ou, para os mais desportivos, preferira um jogo entre pais e filhos, experimente canoagem, mini-golfe ou uma “caça ao tesouro”.

Não se esqueça: os miúdos adoram piqueniques. Faça um mini-buffet, inclua fruta, mas não exagere. É um dia excepcional, deixe-os abusar de doces, batatas fritas, refrigerantes, mas recorde-se que nem todos gostam nem podem comer chocolate. E nos convites, WhatsApp, email ou sms são os métodos mais rápidos. Se tiver tempo, personalize-os com a fotografia do(a) seu/sua filho(a).

Elemento surpresa: o sucesso de uma festa surpresa é garantido. Qualquer que seja a idade do aniversariante ou qualquer que seja a ocasião. Neste caso, a lista de convidados é crucial. Mais importante ainda é conseguir que ninguém quebre o “pacto de silêncio”. Depois é só divertir-se!

Mas o ideal para poder relaxar, sem stress, quando tem de saber como organizar uma festa em pouco tempo, é contratar empresas ou profissionais que façam tudo por si e lhe facilitem a vida.

Na Zaask estamos aqui para si!