praticar yoga

Praticar yoga: tudo o que precisa saber aqui!

O stress do dia-a-dia tem feito aumentar, nos últimos anos, o número de praticantes de yoga. Está provado que este tipo de exercícios de relaxamento, praticados regularmente, levam à diminuição do stress, da ansiedade e da tensão muscular do quotidiano. Tendo ainda a vantagem de melhorar o humor e a energia. Se está a pensar começar a praticar yoga, então está no sítio certo, pois a Zaask explica-lhe tudo o que precisa de saber, para iniciar esta nova etapa da sua vida.

1. De que está à procura?

Antes de começar a praticar yoga é fundamental que determine o que quer, isto é, exercícios extenuantes (alongamentos, fortalecimento muscular), ou exercícios de relaxamento (redução do stress, saúde, paz). Para isso, consulte o médico antes de iniciar qualquer tipo de exercícios. Ao começar, vá variando de exercícios até perceber o que lhe faz bem.

2. Vista-se com roupa confortável

É muito importante que quando for praticar yoga esteja vestido/a adequadamente, com roupas soltas e leves, de modo a que o seu corpo corresponda bem a cada movimento. Não esquecer que o yoga é praticado com os pés descalços, pois o calçado faz-nos deslizar, condicionando a prática dos exercícios. Óculos, relógios e outros objectos devem ser removidos quando estiver a praticar yoga.

3. O material

Arranje um tapete de plástico, dos que se compram nos supermercados, próprios para a prática de exercício físico. A intenção é que não quebre as costas e que o excesso de suor, que a camisola não consegue absorver, não caia no chão. Se precisar, coloque uma almofada para dar suporte ao pescoço.

4. Escolha do local

Opte por um lugar limpo e arejado. Sem poluição, barulho e luz excessiva.

5. Encontre o seu ritmo

Se está a começar a praticar yoga não faça deste novo hábito uma obrigação. Para que isso não aconteça, numa fase inicial não pratique diariamente, faça apenas uma vez por semana. O tempo ideal de prática são quinze minutos. Bastam quatro semanas de prática diária para que a sua mente se acostume. Tente fazer yoga à mesma hora, além de criar uma rotina, o corpo e a mente vão adaptar-se melhor. Faça yoga de estômago vazio, se o fizer após uma refeição dê um espaço de duas a quatro horas para que o seu corpo faça a digestão.

6. Tenha paciência

É importante que perceba que não se trata de um desporto competitivo, caso contrário não vai conseguir progredir. Para além de que o esforço em demasia pode lesioná-lo/a, assim não vai poder desfrutar o momento!

7. Seja regular e positivo

É preferível que pratique pouco regularmente, ao invés de se sujeitar a rotinas pesadas e em horários irregulares. Não se preocupe se não conseguir fazer determinado exercício. Só passe para os exercícios mais difíceis quando conseguir fazer na perfeição os mais fáceis. Lembre-se, é melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal feito. Evite ter uma atitude negativa, dizendo para si mesmo que não consegue. Adquira livros, DVDs, ou contrate um professor ou uma professora de yoga na Zaask para progredir mais rapidamente e correctamente.

8. A melhor posição para começar

Defina a posição com que vai sempre começar a praticar yoga. Pode até mudar com o tempo, consoante o que seja mais confortável. O importante é que tenha um ponto de partida assegurado em mente, de modo a que a sessão flua naturalmente.

      Sugestão de posição:

      Sente-se com as pernas dobradas e com as mãos no joelho. Concentre-se na sua respiração. Mantenha a coluna erecta e pressione na direcção do chão. Deixe que os joelhos desçam devagar. Caso os joelhos fiquem mais altos que a anca, sente-se numa almofada. Respire profundamente e lentamente de 5 a 10 vezes. Depois, inspire e levante as mãos da cabeça. Solte o ar e deixe cair os braços lentamente. Repita 5 a 7 vezes.

9. Descanse entre os exercícios

Lembre-se que, ao praticar yoga não precisa de ter pressa. Faça intervalos de descanso entre os exercícios, assim terá tempo para reflectir e dará ao corpo a hipóteses de descansar.

10. Praticar yoga em todos os momentos

Vá praticando pequenos exercícios de yoga durante o dia, sempre que possível. Existem certos exercícios que podem ser praticados usando a cadeira do trabalho, por exemplo, ou quando estiver em pé à espera. Em suma, pratique exercícios de respiração em todos os lugares, a qualquer momento.Praticar Yoga

11. Os resultados chegam com o tempo

Não vai sentir de imediato melhorias no seu corpo. Espere algum tempo, conforme as semanas forem passando vai perceber que a prática diária de yoga é benéfica ao bem-estar do seu corpo e da sua mente.

12. Os exercícios que deve incluir

Segundo Christina Brown, especialista em yoga, deve incluir na sua rotina os seguintes exercícios:

– Uma actividade para aumentar a concentração na respiração;

– Uma postura em pé;

– Um alongamento lateral;

– Uma inclinação para frente;

– Uma para trás;

– Uma torção;

– Um exercício de fortalecimento abdominal;

– Uma atividade de equilíbrio;

– Uma inversão;

– Outra inclinação para frente;

– Relaxamento final (Pranayama e meditação). – Neste último passo pode passar o tempo que entender.

13. O tempo é o seu maior aliado

Lembre-se que quanto mais praticar yoga – melhor, mas sempre ao seu ritmo, sem pressões. Praticar yoga diariamente deve ser um objectivo que deve manter, uma vez que irá deixá-la em forma, equilibrada, forte e autodisciplinada, tanto fisicamente, como mentalmente.

Se à medida que o tempo for passando, entender que o melhor a fazer é recorrer à ajuda de um instrutor qualificado, não precisa de se preocupar, na Zaask temos os e as melhores profissionais da área. Só precisa de escolher o mais indicado ou a mais indicada para si.