O frigorífico não funciona. E agora?

Tudo começa com água pelo chão. Ou talvez um pacote de leite que não está tão fresco como seria suposto. Sim – precisa de alguém que o ajude e vá a sua casa dar uma olhadela ao frigorífico. Neste artigo vamos revelar quando deve reparar ou quando já está na altura de comprar um frigorífico novo.

Quando reparar: problemas comuns no frigorífico

A maioria dos problemas estão relacionados com termostatos avariados, resistência suja ou drenagem defeituosa do aparelho. Se ouvir um profissional de reparação dizer estas palavras, muito provavelmente o frigorífico vai ter um arranjo relativamente barato. Compare aqui orçamentos para reparações de frigoríficos personalizadas.

Os termostatos avariados e as resistências sujas têm normalmente sinais de aviso: um frigorífico que não consiga manter a temperatura – e ambos demoram uma hora para serem arranjados, com preços que podem variar entre 80 a 100 euros por hora.

Limpar a resistência é algo que pode fazer como prevenção, mas se a sujidade aumentar ao longo do tempo, mais cedo ou mais tarde vai precisar que um profissional limpe o frigorífico, pois este não se mantém fresco enquanto a resistência estiver suja.

No caso de se aperceber que o frigorífico está a pingar água, muito provavelmente é um cano de drenagem entupido, causando aglomeração da água e gelo na base do congelador (e eventualmente pingos). O custo deste tipo de reparação pode ser um pouco mais elevado, dependendo no quão má está a situação, no tempo em que o gelo está a acumular e a carga de trabalho que será necessária para desentupir os canais de drenagem.

Quando trocar: faça as contas

Se reparar o frigorífico ficar mais caro do que comprar um novo, mais vale seguir pela segunda opção. Pode já ser altura de comprar um novo caso o profissional diga que a refrigeração está em baixo ou que tem um problema com o compressor. Ambos os problemas demoram demasiado tempo a serem arranjados, aumentando o custo pela mão de obra.

Uma refrigeração baixa é um sinal de que existe um furo no sistema selado. Neste caso, não quererá certamente pagar a um profissional para que desmonte o frigorífico todo até encontrar o problema. E o compressor é o principal impulsionador do aparelho. A peça só costuma rondar os 200 euros, ao que se aumentam pelo menos 3 horas de trabalho, pelo que vai pagar pelo menos 500 euros pelo trabalho.

Como evitar problemas

Manter as definições de fabrico pode ajudar, pois as marcas não o fazem ao acaso. Colocar o congelador no máximo também pode não ajudar à festa, pois se o fizer, o compressor vai trabalhar na máxima potência o tempo inteiro e não conseguirá fazer os ciclos de desligamento. Eventualmente, pode mesmo queimar o sistema. Tente as seguintes acções de manutenção para manter as coisas a andar:

  • Semanalmente: limpar o frigorífico para que não fique demasiado carregado,  que pode desgastar o sistema de refrigeração.
  • Semestralmente: mudar o filtro da água; caso contrário, os tubos vão ficar calcificados.
  • Anualmente: localizar o condensador de água nas traseiras e frente de todos os frigoríficos. Elas entopem com algodão, pó, pêlos, cabelos, entre outros. Se o condensador for à vida, pode custar 500 euros. Evite isso! Esvazie-os com um compressor de ar e aspire-os.
  • Quando necessário: chame um reparador profissional o mais cedo possível se reparar num problema. Quanto mais tempo ficar com o frigorífico com uma performance anormal, mais danos terá.