Como tirar manchas das roupas

 

As manchas das roupas podem causar um grande incómodo no seu dia-a-dia, podendo mesmo chegar a danificar as suas peças. Contudo, muitas vezes as maioria das peças de roupa são ainda recuperáveis apesar de desconhecermos as estratégias correctas para o fazer. Neste artigo explicamos como tirar manchas das roupas, tendo em conta o tipo de manchas em questão.

Veja então em detalhe como remover manchas de:

Café
No caso do café o melhor aliado para a remover da generalidade dos tecidos (dos mais simples aos mais delicados) é mesmo a glicerina. Para eliminar as manchas de café humedeça então um pano em glicerina e esfregue (mais ou menos delicadamente consoante a fragilidade do tecido), lave seguidamente com água morna e (se necessário) com sabão.

Cerveja
No que diz respeito às manchas causadas pela cerveja, basta passar um algodão embebido em álccol etílico sobre a mancha e posteriormente lavar com água e sabão em pó para eliminar vestígios.

Chocolate
Habitualmente as manchas de chocolate podem ser eliminadas com a convencional água quente e sabão. Contudo, se estiverem muito enraizadas poderá recorrer à água oxigenada.

Ferro de engomar
No caso das manchas deixadas pelo seu ferro de engomar, estas são habitualmente fáceis de eliminar esfregando-as um pouco com água e deixando secar ao sol. Contudo, caso as manchas sejam muito profundas poderá esfregar com um algodão embebido em água oxigenada, lavar em seguida em água , esfregar com farinha maisena e expor ao sol por duas horas, exaguando abundantemente com água no final.

Ferrugem
Se as manchas que o apoquentam são as de ferrugem, saiba que a sua salvação está na combinação entre o sal e o limão. Aplique o sal sobre a mancha seguido das gotas de limão e esfregue a nódoa suavemente. Exponha-a ao sol e lave-a em seguida.

Frutos
No caso das nódoas de fruta, o seu forte aliado é o leite quente. Esfregando sobre estas manchas a ponta de um pano embebido em leite (quanto mais quente, melhor) e lavando-as em seguida, conseguirá recuperar a sua peça. No caso particular de nódoas encrustadas oriundas de frutos vermelhos, uma mistura de vinagre e álcool será a solução mais indicadas.

Gordura
Relativamente às manchas de gordura, antes de mais, coloque um pano por dentro da sua peça de roupa para que a gordura não trespasse para o outro lado no processo de limpeza. Em seguida, polvilhe pó-de-talco sobre a nódoa e deixe repousar por duas horas. Passado esse periodo, esfregue o pó-de-talco com uma escova e lave com água e sabão.

Graxa
No que concerne à graxa, uma simples porção de detergente de loiça poderá ser o suficiente para eliminar a mancha, colocando-a sobre a mancha e esfregando, lavando normalmente no final.

Lama
Se o seu problema são manchas de lama, então coloque a peça com as manchas em água fria e, em seguida, banhe-a numa mistura de água e vinagre.

Maquiagem
As tão comuns manchas de maquiagem podem ser eliminadas por recurso a um pano humedecido com água e um pouco de vaselina, lavando-as depois normalmente.

Molho de tomate
Manchas causadas pelo molho de tomate podem ser eliminadas através do uso de uma colher de amido de milho dissolvido em 3 colheres de água morna. Coloque este preparado a secar ao sol e, uma vez seco, esfregue com uma escova e lave a peça de roupa.

Outras roupas
As manchas não são só causadas pelo uso das peças de roupa. Durante as lavagens por vezes ocorrem também transferências de manchas e cores. Para as eliminar ferva a peça de roupa em água e sabão de côco em pequenas porções.

Pastilha elástica
Para eliminar manchas e excedentes de pastilha elastica, recorra ao auxílio de um cubo de gelo esfregando-o no avesso da zona em que a pastilha se acumulou e lavando posteriormente.

Suor
As manchas do suor são muito comuns, sobretudo após o uso continuado de uma mesma peça de roupa. Pode socorrer-se de uma mistura de água morna (um litro ) e vinagre (5 colheres de sopa) para demolhar estas peças de roupa, lavando-as depois como habitualmente faz.

Tinta de caneta
No caso das tão famosas manchas de tinta de esferográfica, um pedaço de pano embebido em leite quente ou vinagre será um bom aliado para eliminar a mancha.

Tinta de cabelo
Se tem alguma peça de roupa manchada pela aplicação da coloração do seu cabelo pulverize a área manchada com laca de cabelo, deixe de molho por meia hora e lave de seguida.

Verniz
No caso das peças de roupa manchadas pelo seu verniz de unhas, a acetona ou água oxigenada poderão ser bons auxílios na remoção da mancha, lavando a peça de roupa em seguida.

Vinho
No caso das manchas de vinho, estas podem ser eliminadas com uma porção abundante de sal, seguida de sumo de limão.

Procura alguém para o ajudar com as limpezas de casa e com a lavagem da roupa? Procure profissionais de confiança aqui.