Como comer sem engordar

Comer é uma necessidade, mas também um hábito que educamos. Se é verdade que precisamos de uma quantidade definida de energia diária, também é verdade que essa mesma energia pode ser consumida através de diferentes fontes, que possuem mais ou menos gordura, açúcar ou hidratos de carbono; mas também maior ou menor potencial saciante, termogénico, depurante, etc. Confuso com todos estes termos? Neste artigo damos algumas dicas de como comer sem engordar.

Cada caso é um caso e, naturalmente, a consulta de um nutricionista para elaboração de um plano alimentar adequado ao seu metabolismo, assim como um personal trainer que defina um plano de exercícios adequado para si, são as opções ideais. Mas enquanto não decide se o pretende fazer ou não, damos-lhe indicações que se podem revelar úteis na reestruturação dos seus hábitos alimentares.


Comer alimentos baixos em calorias

Alimentos baixos em calorias são aqueles que possuem um baixo valor energético. Habitualmente, uma boa dica é considerar o valor de 100 calorias como o limite para uma porção de snack entre refeições.
Couve de bruxelas, couve-flor , cogumelos, tomate, espinafre, framboesas, alcaparras, morangos, rúcula etc., são alguns alimentos considerados baixos em calorias.

Comer alimentos termogénicos
Definem-se como termogénicos os alimentos que aquecem corpo e assim aceleram o metabolismo, levando o organismo a gastar mais energia (logo a consumir mais calorias).
Consumir de forma equilibrada termogénicos como o gengibre, a pimenta vermelha, o chá verde, a acelga, a canela ou a linhaça pode ajudar a comer sem ganhar peso adicional.

Comer alimentos ricos em fibras
As fibras são componentes dos alimentos que não só não possuem valor calorico (as fibras em si não o possuem, contudo os alimentos ricos em fibras ainda outros constituintes que possuem sim valor calórico variável), como aumentam a sensação de saciedade evitando o pico de glicose no sangue após as refeições, tendo o potencial de absorver açúcares e o colesterol. Consumir alimentos como alface, agrião, espinafres ou rúcula é uma boa estratégia para “comer para saciar”.

Comer alimentos depurantes
Os alimentos depurantes são os que nos ajudam a eliminar excessos como o açúcar e gordura (entre outros como aditivos e álcool) contribuindo para a perda de peso e assim para o emagrecimento. Entre estes contam-se alimentos como o aipo, a maçã, os espargos, os morangos, etc.

Comer alimentos Saciantes
Alimentos saciantes, são aqueles que mais facilmente nos dão uma sensação de estômago cheio, comparativamente com outros. Dentro desta categoria caem alimentos ricos em água, fibra ou com uma grande percentagem de nutrientes.
São disso exemplo a abóbora, a beringela, os cogumelos, o tomate, o kiwi, a maçã, etc.

Comer menos, várias vezes ao dia
Sem aumentar a quantidade de calorias que ingere, optar por comer menos quantidade a cada refeição mas mais vezes por dia estará automaticamente a queimar mais calorias. Isto pois o processo digestivo implica também consumo energético (gasto de calorias) logo, quanto mais vezes ocorrer, mais energia estará a queimar (em suma : digerir mais vezes = queimar mais calorias). Cortar na quantidade das refeições principais e comer snacks saudáveis (menos de 100 calorias), espaçados em 2/3 horas, que é o tempo que dura o processo digestivo é uma boa opção para ajudar a “comer para emagrecer”.

Quer saber como fazer dieta? Veja o nosso artigo anterior aqui.

Se, posto isto, procura um plano dietético personalizado, encontre nutricionistas na Zaask.

Se, por outro lado, procura ajuda com exercício físico, escolha o seu personal trainer na Zaask.