férias

Sim, pode ser mais saudável nas férias de Natal!

Bem-vindo às férias, quando o mundo inteiro parece conspirar contra os seus #fitnessgoals com uma lista enorme de tarefas para fazer, incluindo planos de viagem e refeições desastrosas.

Mas os especialistas dizem que a altura de férias pode ser, realmente, um momento saudável para um corpo fit e hábitos alimentares – isto se desistir do perfeccionismo. Ou seja, em vez de pensar em tudo o que terá de restringir, pense naquelas pequenas coisas que poderá saborear nas férias que não fazem parte da sua rotina.

Veja como alguns nutricionistas e treinadores pessoais agem durante as férias, isto sem cometer grandes transtornos no seu plano fit.

Durante as férias não fique parado e leve alguém para o acompanhar

Aproveite as férias para um passeio ou jogging matinal e convença alguém a ir consigo, 20 minutos é o suficiente.

Como se costuma dizer, “parar é morrer”, então não fique parado em casa só porque está de férias.

Em dias de festa saia com a família, vá dar uma volta e aproveite para fazer uma brincadeira ou um desporto qualquer, nem que seja com os elementos mais novos da família.

férias

Antes da festa: coma proteínas e saiba o menú que lhe espera

Nas férias há sempre festas, então nas férias de Natal nem vale a pena comentar. Por isso, antes de uma festa aposte em comer mais proteína e menos hidratos de carbono, pois sabe bem como são as festas: entradas, petiscos, acompanhamentos, sobremesas… assim poderá desfrutar desses prazeres, mas como manteve refeições normais durante o dia não vai exagerar.

Sim, tire aquela ideia da cabeça de não comer quase nada durante o dia, pois dessa maneira vai exagerar e acabar por comer mais mas só que de uma só vez.

Outra maneira é “estudar” o menú da festa e poupar-se um pouco para o que prefere, sem exagerar.

Durante a festa: seja selectivo nas escolhas

Ninguém diz para ir para uma festa e comer folhas de alface e beber garrafas de água, mas também não é preciso comer todas as sobremesas e aperitivos e beber tudo o que existe no bar.

O conselho que damos é: das 20 sobremesas e aperitivos, escolha 2 a 4 e 1 bebida, por exemplo aquelas que não costuma ter possibilidade de comer ou beber e aprecie-as durante a festa.

férias

Chegou o fim da festa: lembre-se que foi apenas um dia

Lembre-se que uma festa é um dia e que uma semana tem 7 dias, um mês 30 e um ano 365, resumindo, um dia não é nada, por isso não fique a matutar nesse dia. Imagine uma festa por mês: 1 em 30 dias não é uma média nada má, por isso não se martirize.

Agora no Natal há uma excepção à regra, mas se seguir os conselhos acima descritos, não terá de se preocupar.