alternativas grátis ao Photoshop

3 alternativas grátis ao Photoshop para editar as suas fotos

Apesar de ser o padrão da industria na edição fotográfica desde há muito, o Photoshop tem vindo a ganhar alguns concorrentes de peso nos últimos anos, principalmente alternativas grátis ao Photoshop.

Estando ainda o Photoshop, na prática, sem margem de dúvida à frente de toda a concorrência em termos recursos técnicos, algumas alternativas já vão sendo capazes de proporcionar resultados muito aceitáveis. Estas possuem ainda a enorme mais valia do baixo custo, ou mesmo nenhum custo, face ao muito dispendioso editor (foto)gráfico da Adobe. Hoje trazemos-lhe 3 alternativas grátis ao Photoshop.

creen1

Gimp (Mac, Windows, Linux)

Originalmente criado nos anos 90 por estudantes, o Gimp (GNU Image Manipulation Program) é o principal concorrente gratuito do Photoshop. É um editor gráfico muito poderoso, com possibilidade de trabalhar com camadas, quer para edição de fotografia quer para design gráfico. Com vários anos de desenvolvimento e sendo um programa de código aberto, beneficia de um forte apoio da comunidade de utilizadores e é desenvolvido muito com base no feedback dos mesmos.

screen3

Picasa (Mac. Windows, Linux)

O Picasa é um software também gratuito, propriedade do Google desde 2004. Ligeiramente diferente dos 2 anteriores, por ser mais orientado para a visualização e organização das fotografias, o Picasa também possui um editor que apesar de básico é muito eficaz, possuindo opções de cropping, correção de cor, redução de olhos vermelhos, etc.

Uma das mais valias muito relevadas pelos utilizadores do Picasa é o interface rápido e intuitivo, muito interessante para os usuários mais casuais. Tem também a função de optimizar as imagens para uso externo, como por exemplo: email, slideshows, galerias online, etc.

Claramente estas alternativas ainda não estão ao nível da qualidade do Photoshop, são contudo importantes alternativas para utilização mais casual ou para se iniciar no processo de edição das suas fotografias, sem qualquer custo.

Precisa de um profissional para um evento especial? Na Zaask encontra os fotógrafos profissionais mais indicados para si.