html

HTML, CSS e JavaScript. Conheça a linguagem dos programadores!

Vamos falar sobre HTML, CSS e JavaScript. Três conceitos básicos que juntos destacam a presença de qualquer empresa na internet. Ao sabermos um pouco sobre eles podemos economizar tempo e dinheiro quando comunicamos com o nosso programador.

Nos últimos anos, a figura do programador de computadores está a ter cada vez mais presença em todos os tipos de projetos e indústrias. O trabalho do programador tornou-se essencial para qualquer empresa ou startup que quer se destacar no seu sector. No entanto, normalmente, nem sabemos exactamente em que consiste o seu trabalho.

Caso precisemos de lançar, melhorar ou atualizar o nosso website é importante termos alguns conhecimentos sobre a linguagem de rotina desses profissionais. Assim, quando chegar a altura de fazer um investimento, sabemos como gerir o orçamento adequado para o projecto.

HTML: HyperText Markup Language

Quando falamos de HTML, referimo-nos ao idioma marcado, ou seja, ao código que irá organizar a estrutura do nosso site. Atenção que o HTML não é uma linguagem de programação em si, só permite a criação de textos, imagens, vídeos e todo o material multimédia que complementa a página na Internet.

Como funciona? A estrutura é dividida por blocos, nos quais indicamos o que queremos mostrar no nosso site. Então, temos:
html
A estética da web já faz parte do CSS, que vamos esclarecer de seguida.

CSS: Cascading Style Sheets

Já ficámos a perceber melhor como é que os programadores introduzem conteúdo no nosso website. No entanto, também é necessário dar cor, vida e estilo à nossa página, bem como um formato comum para todos os navegadores e dispositivos digitais.

É aí que todo o conteúdo desenvolvido em HTML é transformado em arte e a “identidade” da nossa webpage é decidida. Esta técnica é muito vantajosa porque permite influenciar todas as páginas do nosso website da mesma forma. Podemos definir, por exemplo, as cores corporativas e a tipografia afiliadas à nossa empresa, tal como o formato exclusivo que nos fará destacar entre nossos concorrentes.

Como funciona? Bem, a estética de um website site é baseada em regras. Estas são aplicadas ao documento HTML a partir de duas funções: um selector e uma declaração. O último também é composto por uma propriedade e um valor atribuído.

html

No exemplo anterior vimos como se define uma declaração para uma seleção específica. Nesse caso, falamos sobre o tipo ou família de fontes que desejamos mostrar no documento.

Também podemos perceber que é adicionada mais do que uma tipografia a cada parágrafo. Por defeito, a leitura escolhe a primeira opção. Se não puder ser resolvido, passa-se para a próxima e assim sucessivamente.

JavaScript

Depois de serem estabelecidos o conteúdo e as características visuais da nossa página, é necessário fazê-lo funcionar.  O JavaScript é a linguagem de programação responsável pela interação dinâmica dos elementos presentes na página. A partir daqui, podemos criar galerias e carrosséis de imagens, jogos e milhares de eventos que são ativados quando os usuários interagem com a  nossa página.

HTTP, CSS e JavaScript são as ferramentas básicas com as quais um programador trabalha ao fazer uma página da Web. Agora, podemos ter uma ideia do processo e como ele é executado. Desta forma, é mais fácil comunicar com os programadores e explicar como pretendemos exatamente a nossa página web.

Programar com Python

Não podemos terminar sem falar sobre Python, a linguagem de programação que veio para ficar e que se destaca pela sua potência, versatilidade e facilidade.

É uma linguagem orientada a objetos, ou seja, é aplicada de forma simples, diretamente sobre o que queremos editar. Além disso, permite realizar inúmeros projetos digitais, como jogos de vídeo, aplicativos móveis ou inteligência artificial.

html

Os programadores estão a escolher cada vez mais a linguagem Python devido à sua proximidade com a linguagem humana. Assim, economizam tempo e esforço quando agendam diferentes acções e torna-se mais fácil explicar o seu trabalho ao resto da equipa e aos clientes.

Interessante, não? Embora a programação tenha um certo grau de complexidade, não se destina apenas a um grupo restrito de pessoas. É possível aprender a programar a partir do zero, quer para melhorar o nosso perfil profissional, quer para reciclar conhecimentos e entrar num mercado de trabalho com muito futuro.