melhores materiais para efectuar o isolamento

Quais os melhores materiais para efectuar o isolamento da parede

Uma casa é bem isolada quando tem capacidade de mitigar ou mesmo impedir a passagem de calor de espaços quentes para espaços mais frios. O isolamento permite, por um lado, evitar que durante o inverno o ar quente seja escoado para as divisões mais frias da casa (sótão, garagem e cave, por exemplo) e, por outro, que as suas divisões aqueçam no verão, quando o calor do exterior tenta invadir o lar. Em suma, o bom isolamento alivia o trabalho dos sistemas de aquecimento/refrigeração, diminui os custos energéticos (podendo reduzir a factura da electricidade em, aproximadamente, 10% a 30%) e contribui para a tornar mais pacífica, já que absorve parte do ruído.

Quais os materiais mais utilizados para efectuar o isolamento?

Existem vários produtos normalmente usados no sistema de isolamento de uma casa. A par dos materiais massificados, muito usados por empreiteiros e construtores, há também materiais mais amigos do ambiente que se começam a afirmar, sendo frequentemente escolhidos por particulares que se lançam individualmente na pesquisa rumo a ambiciosos projectos de isolamento dos seus lares. De seguida, enumeraremos os melhores materiais para efectuar o isolamento da parede.

Placas rígidas – Estas placas são de vários tipos, podendo ser compostas, entre outros materiais, de esferovite, espuma e fibra de vidro e usadas para muitos fins no interior da casa, revelando-se ideais para aplicar no seu exterior. As placas rígidas têm uma espessura entre os 1,20 cm e os 3,80 cm e são, regra geral, aplicadas por cima das vigas, quer a estrutura do edifício ou casa seja em madeira, quer seja em aço. Dada a sua durabilidade, fornecem um isolamento de qualidade, contra ruído e perdas energéticas, por muito tempo, para além da grande vantagem de protegerem contra a humidade.

Barreiras pára-vapor – Estre os melhores materiais para o isolamento encontra-se este material plástico utilizado para, literalmente, «embrulhar» a casa. Estas barreiras são muito eficazes a minimizar a passagem de vapor de água e os problemas de condensação interna – em suma, protegem, com bastante eficácia, as paredes da humidade, ajudando a mantê-las secas.

Fibra de vidro – Isolamento térmico, composto de minúsculas fibras de vidro, perfeito para paredes interiores. Uma precaução muito importante a ter para quem manuseia fibra de vidro é o vestuário utilizado, que deve incluir luvas de trabalho, camisolas de manga comprida, calças que protejam as pernas na totalidade, óculos e máscara de protecção. Uma das desvantagens deste material é a presença de formaldeído, actualmente associado a alguns problemas de saúde.

Celulose – Tal como a fibra de vidro, trata-se de um isolamento térmico, é um dos melhores materiais para efectuar o isolamento de chãos e paredes interiores (embora possa ser usado em praticamente qualquer zona ou superfície da casa). É feita de jornais reciclados, aos quais são adicionados retardadores de fogo durante o processo de produção. Usada há muitos anos para isolamento, a celulose é frequentemente o material escolhido por quem nutre preocupações ambientais e, embora geralmente mais cara que a fibra de vidro, pode revelar-se uma escolha mais eficiente a nível da poupança de energia (o que, a longo prazo, poderá ser também notório nas suas finanças).

Espuma em spray – O isolamento com espuma em spray é usado, antes de mais, para criar uma «barreira de ar» na casa. Quer isto dizer que é um material óptimo para usar no interior da casa, no preenchimento de pequenas rachas e brechas que podem provocar fugas de ar; é também muito utilizado nas zonas em redor de janelas. Curiosamente, embora contenha plástico, a esferovite, aplicada em painéis ou na forma de espuma em spray, é considerada «amiga do ambiente» pela sua durabilidade e grande economia de energia que permite. Tem ainda como vantagens o facto ser reciclável, de poder ser aplicada em qualquer superfície da casa e, quando na forma de painéis rígidos, de fornecer boa resistência térmica e integridade estrutural às paredes.

Materiais alternativos – Entre diversas opções alternativas para o isolamento (sobretudo no interior da casa) encontram-se produtos feitos de materiais naturais como: espuma em spray de soja, retalhos de ganga (especificamente os restos do seu algodão) e lã de ovelha ou de cânhamo. Tais escolhas podem revelar-se muito benéficas pelo seu menor impacto ambiental e, por vezes, pelo menor custo.

A lã de ovelha, por exemplo, é um dos melhores materiais para efectuar o isolamento, uma vez que é muito respirável e, quando comprimida, cria numerosas bolsas que retêm o ar, mantendo a casa a boa temperatura, absorve a humidade do ar e é mais resistente ao fogo do que a maioria dos restantes materiais usados.

Já o algodão, aproveitado das sobras da confecção de vestuário em ganga, tem propriedades muito semelhantes às da fibra de vidro, embora custe o dobro. É eficiente na absorção de humidade, repelente de insectos, pode ser tratado por forma a retardar o fogo e, ao contrário da fibra de vidro, não contém formaldeído.

Diversos na textura, espessura, rigidez, processo de fabrico e composição, estes produtos podem ser usados para diversos fins e zonas da casa, bem como em superfícies de tipos diferentes. É por isso frequente e desejável a combinação de dois ou mais destes materiais para facultar às casas ou edifícios isolamentos eficazes, com maior plenitude.

Agora que tem uma ideia dos melhores materiais para efectuar o isolamento, não perca mais tempo, consulte a Zaask para contratar o melhor profissional que o ajudem a completar este projecto.