Como desentupir canos

Todos nós sabemos os sinais de alerta: A pia demora um pouco mais para escoar, começa a notar a acumulação de água aos seus pés no chuveiro e acentuam-se os odores desagradáveis.

Isto são tudo sinais de que você poderá em breve ter de enfrentar um ralo entupido. E então um dia acontece: o seu escoamento fica completamente bloqueado e você precisa de lidar rapidamente com a situação, para evitar um cano rebentado ou uma casa de banho inutilizada.

Já tentou remover o excesso de pêlos e sujidade que se acumulam na superfície do ralo e não consegue? Não se preocupe, aqui estão cinco dicas que o vão ajudar a perceber como desentupir canos.

1. O Cabide De Arame Dobrado
Saber como desentupir canos é bastante simples, mas surpreendentemente eficaz. Pegue num cabide de arame normal e endireite-o o melhor que puder. Em seguida, dobre uma das extremidades para criar um pequeno gancho. Empurre isso pelo ralo abaixo e comece a pescar. Deverá ser capaz de retirar todo tipo de cabelo e coisas nojentas para fora do ralo. Lembre-se, a ideia é puxar todo o tipo de sujidade e porcaria para fora, e não empurrá-la ainda mais. Quando tiver o máximo que puder cá fora, abra a água quente, e isso deverá limpar bem as coisas.

2. Bicarbonato de Sódio e Vinagre
Misture 1/3 de um copo de bicarbonato de sódio com 1/3 de um copo de vinagre num copo doseador. Ele irá efervescer imediatamente, e não deve perder tempo em colocá-lo no ralo entupido. A acção efervescente vai ajudar a remover o cabelo e a sujidade que se acumulou na tubagem. Deixe actuar durante uma hora ou até mesmo de um dia para o outro, se puder, e lave com água quente. Em alternativa, coloque primeiro o máximo de bicarbonato de sódio seco pelo ralo e depois despeje o vinagre.

3. O Aspirador de Pó e Água
Se tiver um aspirador de pó e água , isso pode tornar-se uma ferramenta fantástica para desentupir ralos. Primeiro, ajuste-o para aspirar líquidos e cubra o respiradouro para evitar uma confusão. Em seguida, crie a vedação mais apertada que puder sobre o ralo (pode querer ser criativo/a e adaptar a cabeça de borracha de um velho desentupidor para esta finalidade). Por fim, com o aspirador ligado no máximo, puxe a obstrução pelo cano acima e para o saco do aspirador. Atenção: nem sempre funciona, mas vale a pena experimentar.

4. Água a Ferver
É impossível obter dicas mais fáceis que esta, relativamente a este processo de como desentupir canos. Aqueça água num jarro elétrico (use o fogão ou micro-ondas, se não possui um jarro elétrico) e ferva o máximo de água que ele puder conter. Depois, despeje a água lentamente pelo ralo abaixo em duas a três fases, permitindo que a água quente trabalhe durante vários segundos entre cada fase. Esta é geralmente a maneira mais fácil e rápida de desentupir um ralo. Se ainda restar alguma água, congratule-se e desfrute de uma chávena de chá.

5. Soda Cáustica
Vá buscar umas luvas de borracha e uns óculos de proteção. A soda cáustica (também conhecida como Hidróxido de Sódio) pode causar queimaduras químicas bem desagradáveis. Você pode comprá-la na sua loja de ferragens local, mas tenha sempre cuidado ao manuseá-la. Despeje cerca de 3 litros de água fria num balde de esfregona e, em seguida, adicione 3 copos de soda cáustica. Mexa bem com uma colher de madeira velha. Irá começar a efervescer e a aquecer. Despeje a solução no ralo entupido, deixando actuar durante 20 a 30 minutos, e depois lave o ralo com água a ferver. Repita se necessário.

6. Agentes de desentupimento
Você pode comprar líquidos de desentupimento nos hipermercados para o/a ajudar a fazer o trabalho. Simplesmente siga as instruções na caixa e estará pronto/a para começar.

Se teve dificuldades, não percebeu muito bem como desentupir canos, ou nenhuma destas soluções funcionou consigo, não se preocupe! Através da Zaask encontra profissionais de confiança a quem pode solicitar este trabalho de desentupir canos, contratando-os de acordo com a sua apreciação das avaliações efectuadas por outros clientes.