Como criar um jardim num espaço pequeno

Sempre sonhou meter as mãos na terra e ter uma casa com um jardim ou uma pequena horta mas vive num apartamento na cidade? Não se preocupe, há muitas maneiras de realizar os seus desejos e criar um jardim num espaço pequeno.

Com ou sem terraço, quintal ou mesmo varanda, com um único recipiente bem colocado pode adicionar personalidade e cor a um espaço pequeno. Paredes vazias podem ser usadas para jardins verticais e também pode aproveitar tectos para plantas suspensas!

 

 

A verdade é que se pode criar um jardim num espaço pequeno, ou seja, em qualquer lugar. Tudo que precisa é de um pouco de tempo.

 

Primeira regra para criar um jardim num espaço pequeno

 

comece por um pequeno projecto. Por exemplo, pegue em duas panelas grandes e velhas e plante, tomate cereja numa e noutra uma erva aromática como coentros. Pode colocar junto a uma janela de modo que recebam luz natural. Pense nos vegetais ou flores que mais gosta e comece.

Recomendamos que, para criar um jardim num espaço pequeno, adquira um bom solo para as primeiras plantações. O primeiro passo do seu plano terá de ser decidir se quer um jardim puramente decorativo ou uma pequena horta.

 

Materiais: recipientes, terra, adubo

 

Para criar um jardim num espaço pequeno, por exemplo, em recipientes, vai precisar de potes, solo e adubo orgânico de baixo nível. O acesso à água é uma questão determinante. Não se esqueça que as plantas precisam de espaço para as raízes, por isso deve comprar vasos maiores, para aumentar as probabilidades da sua planta atingir a plena maturidade.

Apesar de serem menos decorativos, os vasos de plástico são a opção mais barata e têm maior capacidade de conservar a humidade do que os de barro ou cerâmica, além de que são mais leves.

Já as panelas de barro são porosas e permitem que o ar se mova facilmente através de suas paredes – o que é útil porque assim as raízes podem respirar mas o solo tenderá a secar mais rapidamente.

 

jardim num espaço pequeno

 

Se optar por vasos de barro, não se esqueça de comprar pratos para colocar na base, que também servirão para conservar a humidade. Panelas velhas também são uma boa opção!

 

Tire as medidas do seu jardim interior

 

Quanto espaço realmente tem? Qual é o clima e exposição solar desse espaço? Estas são as primeiras questões que terá de responder para iniciar o seu projeto de criar um jardim num espaço pequeno.

Olhe à sua volta, há alguma parede ou recanto que deseje encobrir? Ou, pelo contrário, algo que gostasse de destacar, como uma árvore no seu pequeno quintal? Analise o solo, se é argila ou areia e comece a fazer opções.

Se não tiver quintal, terraço ou varanda pode, na mesma, criar um jardim interior. Escolha um canto que tenha boa exposição solar ou compense a falta de luminosidade com lâmpadas específicas para o cultivo de plantas. Neste caso, terá de escolher plantas que se desenvolvam em ambientes fechados como as orquídeas, violetas africanas ou gardénias.

Pode criar um jardim num espaço pequeno, de forma vertical, através de uma estante ou prateleiras. Se quiser saber a melhor forma de criar um jardim vertical, leia um anterior artigo deste blog.

 

Rega

 

Sem água é impossível qualquer jardim florescer. Por isso, quando escolher o local terá de pensar como irá regar as suas plantas – se pode ter uma mangueira ou simplesmente um grande regador. Ou seja, este procedimento implica que quando escolher as plantas terá de saber exatamente a quantidade de água que elas vão precisar. Damos-lhe uma sugestão económica: aproveite a água onde cozeu legumes para regar.

 

Aumente o espaço criando ilusões

 

Use perspectiva ao criar um jardim num espaço pequeno. Coloque espécies maiores e mais brilhantes ao seu nível de visão e plantas menores e com cores mais suaves mais longe – essa técnica ajudá-lo-á a dar a ilusão que tem um espaço maior.

 

 jardim num espaço pequeno

 

Disfarce as fronteiras naturais. Se tem um pequeno quintal, como um logradouro, limitado por uma cerca, muro ou grade essa fronteira evidencia a dimensão do espaço. Use plantas para disfarçar o limite.

Outra estratégia comum para ganhar espaço são os jardins verticais, que podem ser feitos tanto numa parede interior como num muro do seu quintal ou terraço.

 

 

Saiba escolher as sementes 

 

É um passo crucial do seu projeto de criar um jardim num espaço pequeno, por isso, faça-o com sabedoria. Informe-se. Antes de mais certifique-se que está a comprar sementes com a designação de “para recipiente”. Há plantas, como o tomate, que primeiro devem ser plantadas dentro de casa, numa estufa e só depois transplantadas para fora. Não se esqueça de identificar o que plantou em cada recipiente e de traçar linhas caso tenha mais do que uma espécie no mesmo vaso.

Uma boa opção para um apartamento é construir uma horta de ervas aromáticas, que até pode colocar no parapeito de uma janela. Coentros, salsa, manjericão, alecrim são apenas algumas dessas ervas, que darão cor e perfume à sua casa e cozinhados. Também pode escolher variedades anãs de frutas e legumes para o seu jardim na varanda. Para que resulte terá de confirmar que o seu espaço recebe a quantidade de luz necessária.

Agora já pode iniciar o seu projecto de criar um jardim num espaço pequeno, que lhe irá trazer outra cor à casa e à sua vida. Se precisar de ajuda com esta missão, contrate um jardineiro na Zaask, que executará o serviço com rapidez e sabedoria.