planear uma mudança de casa

Como planear uma mudança de casa

Pode haver 1001 maneiras de planear uma mudança de casa mas uma coisa é certa: se não fizer o plano cuidadosa e antecipadamente, a mudança de casa pode estar a tornar um bom momento da sua vida numa péssima memória. Por isso, planear com antecedência é a chave de uma transferência tranquila. Tente, no mínimo, começar as preparações dois meses antes do grande dia. Faça um inventário dos seus bens, especialmente dos mais valiosos como jóias. Não se esqueça de burocracias como avisar bancos, mudar a morada da carta de condução ou dos contratos dos serviços essenciais como electricidade, gás e água. Prepare um “kit de sobrevivência” para os primeiros dias, com bens essenciais, como medicamentos. Siga as dicas para planear uma mudança de casa fácil:

Oito semanas antes:

A primeira decisão que terá de fazer é escolher a empresa de mudanças. Peça orçamentos na Zaask e compare propostas, avaliações e contratos – preste atenção aos pormenores, como por exemplo, se a mudança é abrangida por seguro que cubra danos em objectos que se possam partir ou se o preço é cobrado à hora ou peso para não ter surpresas desagradáveis na hora de pagar. Se tiver bens valiosos, como jóias, guarde-os num cofre ou proteja-os com seguro. Pense que, para alguns, terá de pedir uma embalagem especial de transporte. Faça um inventário de todos os seus bens. Crie uma pasta para guardar não só essa lista, como documentos, orçamentos e recibos referentes à empresa de mudanças, como para os registos escolares, médicos e do veterinário no caso de ter animais de estimação.

Seis semanas antes:

Se viver numa casa alugada é o momento de informar o senhorio que está a planear uma mudança de casa. E, se tiver comprado novos móveis para a nova casa, também é a fase apropriada para encomendar e marcar a entrega. Tente planear fazer uma mudança de casa para uma sexta-feira para aproveitar o fim-de-semana para arrumações. Recrute ajuda entre amigos e familiares para o ajudarem nesses dias especialmente se precisar de alguém que tome conta dos seus filhos mais pequenos ou de animais de estimação.

Dois meses antes de mudar, faça uma primeira escolha do que deseja levar para a nova casa. Por vezes é difícil deitar fora alguns objetos mas essa seleção pode poupar-lhe uma grande dor de cabeça quando a mudança se aproximar, até porque o normal é surpreender-se com o que conseguiu acumular ao longo dos anos. O que não quiser pode vender na Internet ou doar a uma instituição. Comece a juntar materiais de embalagem: caixas, jornais e sacos.


Quatro semanas antes:

Nesta fase em que está a planear uma mudança de casa, faça uma planta da nova casa e atribua uma cor a cada divisão – use esse  código para identificar as caixas e bens que devem ficar em cada divisão de modo a facilitar a mudança à empresa escolhida.

Trate das burocracias como informar a(s) escola(s) dos seus filhos que está a planear uma mudança de casa, informe os recursos humanos da sua empresa, finanças e segurança social. Não corra o risco de perder correspondência, por isso, confirme nomeadamente junto dos bancos por causa de cartões de crédito ou outras contas que receba por correio. Altere os contratos dos serviços básicos – gás, electricidade, água, televisão e internet – como transmita as leituras de consumo antes de sair. Não se esqueça de mudar a morada por causa do cartão de eleitor.

Duas semanas antes:

Chegou o momento de começar a desmontar a sua casa, divisão por divisão. Se decidiu chamar a si esta tarefa, até por uma poupança de dinheiro, é por esta altura que arranca a maratona! Comece pelos objectos que não são essenciais, como livros, enfeites, roupa de outra estação do ano, brinquedos e marque as caixas com o que está lá dentro e o quarto onde essa embalagem terá de ser deixada. Mas também pode optar por pedir esse serviço à equipa de mudanças que contratar na Zaask, detalhando bem o que pretende no pedido.

Uma semana antes:

Arrume as malas. Faça um “kit de sobrevivência” para cada membro da família com peças de vestuário para os primeiros dias, roupa de cama e medicamentos. Organize também uma caixa para a cozinha, com louça talheres, café, chá e cereais. Coloque todos os seus documentos importantes numa pasta – passaportes, escritura, testamentos, seguros – e não a perca de vista.

Comece a descongelar o congelador e pense em refeições que lhe permitam esgotar a despensa. Uma forma rápida de o fazer se o dia D se estiver a aproximar é organizar uma festa com amigos. Não esqueça que se levar o frigorífico para a nova casa deve não só descongelá-lo como limpá-lo, pelo menos 24 horas antes de planear uma mudança de casa.

Na véspera da mudança, faça uma limpeza para garantir que não se esquece de nada perdido atrás de um armário.

“Dia D”:

Chegue à sua nova casa antes da empresa para que possa orientar as mudanças. No final de planear uma mudança de casa, deve confirmar cada caixa na descarga para detetar eventuais estragos nos seus bens. Assim que mudar recomenda-se que mude as fechaduras. Inspeccione todas as divisões para certificar-se que os anteriores donos não deixaram nada para trás. Faça a leitura dos consumos de água, gás e electricidade e transmita-os aos serviços. Deixe as crianças mais velhas organizar os seus próprios quartos e mantenha os animais de estimação afastados até que tudo esteja organizado.

E pronto, agora já pode planear uma mudança de casa de forma a que tudo aconteça como pretende e que nada seja partido ou perdido. E não se esqueça de escolher empresas de mudanças na Zaask, onde encontrará os melhores profissionais.