Como criar uma playlist de músicas para uma festa

Tem uma celebração a caminho e não sabe como dinamizá-la? Neste artigo explicamos-lhe como criar uma playlist de músicas para uma festa e animá-la para ficar na memória de todos os presentes.

A música tem o poder de mexer com as emoções, criar ambiente e assim maximizar as hipóteses de sucesso de uma festa. Uma selecção das músicas certas pode aproximar os seus convidados juntando aqueles que “adoram aquela música” ou animando-os na pista de dança, fazendo-os dançar, interagir mais e passar momentos inesquecíveis.

Abaixo, deixamos-lhe alguns passos a seguir para criar uma playlist de músicas para uma festa:

1. Defina o tipo de festa que pretende e identifique o estilo de público que irá frequentá-la

A faixa etária dos convidados e acompanhantes ditará o estilo musical e época que lhe permitirá criar uma playlist de músicas para uma festa. Adolescentes, jovens adultos ou seniores enquadram-se, tendencialmente, em estilos musicais diferentes. Dentro das faixas etárias mais jovens, músicas mais actuais e ritmadas (house, club, pop/rock actual) reunirão apoiantes enquanto que, para a faixa etária mais sénior provavelmente deve criar uma playlist de músicas para uma festa que seja mais calma (jazz, trip op, vocals).

A duração da sua festa ditará também a estratégia a adoptar para a sua compilação de músicas  consoante seja uma festa de de 3h ou uma festa mais longa. Em qualquer um dos casos compile músicas com tempo sempre superior ao tempo estimado da sua festa, pois imprevistos poderão prolongar a sua festa.

O tipo e horário do evento podem influenciar a forma de criar uma playlist para uma festa. Uma festa durante a tarde certamente implicará música mais calma do que uma festa que vá pela noite dentro com uma pista de dança a acompanhar. Se optar por uma festa temática, certamente que a música terá de seguir a mesma linha de influência (com certeza que música latina não combinará de todo com uma festa de temática japonesa). Os mixes temáticos, contudo podem ser um forte aliado mesmo em festas sem qualquer tema definido, mostrando alguma definição ou segmentação de fases numa festa mais abrangente em termos de público e alcance (ex.: festa de bairro).

2. Defina o horário da sua festa

O recurso a compilações de música por época é uma boa forma de reunir a apreciação geral. Contudo cada época musical remete mais para determinada parte do dia, tenha em conta que:

• Anos 50/60 rockabilly são uma boa escolha para festas diurnas ou de fim-de-tarde;

• Anos 70/80 são óptimos para festas com início a meio da noite;

• Anos 90/actualidade, sobretudo no que confere a música house, club etc. são ideais para dar energia em festas de final de noite.

3. Deve criar uma playlist de músicas para uma festa que os seus convidados queiram ouvir

Por maior que seja a tentação de dar a conhecer novas músicas aos seus convidados, essa partilha deve ser guardada para convívios de 1:1. Numa festa comum, a directriz é que o seu mix seja 80% composto por músicas populares entre os seus amigos. Uma festa é (tendencialmente) um momento mais de convívio e a verdade é que durante um convívio as pessoas apreciam mais música que lhes é familiar.

A música ideal para uma festa comum é a animada e que não requer muita atenção para apreciar, devendo por isso evitar temas com estruturas difíceis ou grandes variações de tons. O mesmo acontece com canções tristes e deprimentes, que tendem a reduzir o ânimo da sua festa.

4. Crie a sua compilação

4.1 Reúna o espólio

Oiça bastantes referências antes de tomar decisões, escute trechos ou faixas na íntegra, álbuns inteiros ou faixas dominantes e anote tudo o que pareça interessante para criar uma playlist de músicas para uma festa, mesmo se não estiver certo que irá incluí-las. O objetivo é ter uma ampla base de músicas para trabalhar.

4.2. Estruture a sequência da sua playlist

Pode optar entre uma de duas estratégias: alto e divertido do início ao fim, ou com variações de tonalidade ao longo de uma sequência pré-definida (ainda que sempre animado), sendo que se optar por ser aleatório (opção shuffe), a segunda opção será a mais indicada. Tenha ainda em conta que se for colocar as músicas de forma aleatória, a totalidade da lista deverá ser cuidadosamente equilibrada, para evitar repetição de faixas do mesmo artista, disrupções claras de ritmo entre faixa, etc. A variedade é a especiaria de uma playlist, sendo a força motriz para manter a sua audiência interessada.

4.3. Rectifique as suas escolhas

Ouça a sequência total do início ao fim na ordem correcta para garantir que a sua selecção é a ideal. Faça ajustes, se necessário, até obter a compilação correcta.

4.4. Defina uma lista de fecho de festa

É imperativo que defina uma lista para o encerramento da sua festa, que deverá sinalizar o término da mesma através da quebra da sonoridade agitada para uma sonoridade mais tranquila. Até uma hora de música com este tom é o ideal para gradualmente incentivar os convidados a abandonar a festa.

5.  Salve a sua compilação e garanta forma de a reproduzir

Quando estiver satisfeito com as suas escolhas para a totalidade da festa, grave as faixas num sistema de arquivo para transportar para o local da festa. Tenha em conta a extensão do ficheiro de cada faixa, em função do equipamento em que irá colocar as músicas a tocar (certifique-se que lê a extensão que gravar, seja ela MP3, FLAC, etc,). Tenha ainda em conta que se for usar um dispositivo móvel (telemóvel ou leitor de mp3) irá precisar de um cabo para encaminhar o som através de seus altifalantes.

6.  Obtenha feedback

Se possível, reúna feedback junto da sua audiência no decurso da festa, final da mesma ou em dias posteriores. Assim poderá perceber mais claramente quais as faixas com mais sucesso a reproduzir em momentos subsequentes.

Posto isto estão garantidas todas as condições para que possa criar o ambiente certo para a sua próxima festa. Se, pelo contrário, acha que precisa de um DJ profissional para animar a sua festa, encontre-o na Zaask, onde encontrará DJs para todos os géneros. Para saber como escolher o DJ certo também deve ler um anterior artigo do nosso blog sobre o tema.