Cuidados com a pele após a depilação

A depilação é, actualmente, uma rotina de beleza de mulheres e de homens. Contudo, sempre que se faz a depilação, deve-se ter certos cuidados com a pele, ou poderá resultar em problemas como: comichão, infecções bacterianas, pêlos encravados e até cicatrizes. Para que isso nunca aconteça consigo, a Zaask elaborou uma lista sobre os cuidados com a pele após a depilação.

Lave bem a pele após a depilação

Logo após ter terminado a depilação, passe água morna (ou fria) e aplique um sabonete neutro. É também aconselhável colocar um gel calmante à base de calêndula ou camomila.

Não use sabonetes agressivos

Mais um dos cuidados com a pele após a depilação consiste em não usar sabonetes ou outro tipo de produtos à base de ácidos e álcool (inclusivé desodorizantes durante o período de 12 horas), pois podem irritar a pele recém-depilada. O recomendável é aplicar produtos à base de macadâmia e/ou aloé vera.

Remédio caseiro para aliviar a irritação da pele

De forma a diminuir a irritação da pele, coloque, sobre a zona depilada, sacos de chá de camomila frios. Isso vai acalmar a pele. Pode também utilizar o gelo para o mesmo efeito.

Evite o calor excessivo

Nos dois dias seguintes à depilação evite o calor excessivo e certifique-se de que a área depilada é mantida limpa. Isto inclui saunas, piscinas públicas, spas quentes, banhos excessivamente quentes e Sol! Lembre-se que a sua pele está mais sensível após a depilação, por isso, use e abuse do protector solar para evitar manchas desagradáveis na sua pele.

Deixe a sua pele respirar

Após a depilação é muito importante deixar a pele respirar. Por isso, evite usar roupas apertadas, como calças, pois a pele está muito sensível e poderá produzir bactérias e fungos. As zonas mais sensíveis são as virilhas e as axilas, uma vez que, nestes locais, o pêlo tem tendência a encravar.

Mantenha-se sempre hidratado

Muito importante: ter o corpo sempre hidratado. Para isso é crucial beber muita água.

Não toque na pele

Muita gente não sabe, mas outro dos cuidados com a pele após a depilação é não tocar na pele recém-depilada, uma vez que isso incentiva à irritação da mesma, bem como a formação de pequenas espinhas.

Não reaproveite as lâminas

Caso se depile com lâminas, saiba que, pelo bem da saúde da sua pele, é essencial descartá-las após a depilação, de modo a evitar inflamações.

Cuidado com a coceira

Mal os pelos comecem novamente a crescer, é normal surgir uma ligeira coceira. Sempre que isso acontecer, não use as unhas para a aliviar, prefira antes passar uma pedra-pome sobre as zonas, ou aplicar creme e/ou esfoliante. Não magoe a pele!

Hidrate e esfolie a pele regularmente

Um dos cuidados com a pele após a depilação consiste em esfoliar e hidratar a pele regularmente, de modo a prevenir os pêlos encravados. Além disto, vai ajudar a alimentar a pele e a protegê-la de problemas de irritação e escamação.

Outros cuidados a ter

  • No dia da depilação não aplique cremes ou loções;
  • Durante 24 horas após a depilação, não hidrate e nem ponha óleo na pele, pois estes poderão obstruir as “entradas”, aumentando, assim, as possibilidades de aparecerem pêlos encravados;
  • Esfolie a pele apenas três dias após a sua última depilação e faça-o duas a três vezes por semana. Não exagere, ou poderá danificar a pele!
  • Espere três semanas até a próxima depilação. Claro que isto depende de caso para caso, mas o recomendado é só voltar a fazer a depilação quando o fio do pêlo atingir 0,5 centímetros. Só assim poderá garantir que o pêlo é arrancado pela raiz e não apenas quebrado.

Agora que conhece todos os cuidados com a pele após a depilação, não há mais motivos para sofrer com comichões ou irritações da pele. Caso necessite de um profissional para lhe fazer a depilação, entre em contacto agora mesmo com um dos profissionais qualificados em estética existentes na Zaask. Inicie as estações quentes com uma depilação perfeita e com todos os cuidados necessários.