Como organizar um casamento na praia

Apesar de ainda incerto, o bom tempo está já à espreita, permitindo-nos começar a sonhar com os pés na areia e a brisa fresca do mar. Por isso, para quem gosta de casamentos ao ar livre e para quem sonha com um casamento na praiaé preciso começar já a acelerar os preparativos para o grande dia.

Em Portugal, é muito fácil fazê-lo, pois existem actualmente inúmeros espaços de praia para casamentos ao longo de toda a nossa costa, que reúnem as melhores condições para a celebração.

Para saber como organizar um casamento na praia com sucesso, é necessário ter em conta vários aspectos:

1. O tempo

Apesar de ser impossível prever o tempo que fará num determinado dia, pode diminuir as hipóteses de mau tempo fazendo uma escolha ponderada. O óbvio é optar por uma altura do ano em que o tempo seja menos imprevisível, tal como o Verão ou, eventualmente, a Primavera, que oferece temperaturas mais amenas. Veja na Zaask qual o melhor mês para casar.

Entretanto, para lhe dar as melhores dicas de como organizar um casamento na praia, é importante também aconselhá-la(o) a informar-se sobre o comportamento das marés à data do casamento, podendo planear a cerimónia de forma a evitar imprevistos desagradáveis. Procure também saber se a praia é ventosa e em que alturas do ano é mais amena.

Por fim, ainda no que diz respeito a considerações sobre o clima, tenha sempre um plano B para uma mudança de tempo inesperada. Pelo menos, uma semana antes, já é possível saber a previsão, por isso, não deixe de consultar o site do Instituto de Meteorologia para que possa tomar as medidas necessárias.

2. A decoração

como organizar um casamento na praia
Fotos Style Me Pretty de Jeremiah And Rachel Photography

A decoração de um casamento na praia varia muito consoante o gosto dos noivos, podendo ser mais simples – aproveitando a beleza natural do local, com apontamentos florais discretos – ou com elementos decorativos baseados no tema “praia”, tais como conchas, estrelas-do-mar e muito azul-marinho, etc. Aposte na contratação de um(a) decorador(a) profissional que lhe irá sugerir as melhores opções.

No âmbito das nossas dicas de como organizar um casamento na praia, será também importante ter atenção às cadeiras para os convidados. Opte, por exemplo, por cadeiras de pés largos, para não correr o risco de atolarem. Aliás, se a cerimónia for descontraída, pode optar por deixar os convidados a assistirem em pé. No caso de querer dar um pouco mais de formalidade à ocasião, tem a opção de colocar uma superfície mais consistente em cima da areia (de madeira, por exemplo).

5. Visuais

como organizar um casamento na praia
Fotos Style Me Pretty de Jeremiah And Rachel Photography

Apesar destes casamentos serem cada vez mais comuns, nas nossas dicas de como organizar um casamento na praia não podemos deixar de salientar a importância de alertar os convidados de que devem vestir roupa confortável. Recomendações: calça, camisa e blazer sem gravata para eles e vestidos curtos ou médios, lisos ou estampados para elas.

No que diz respeito à noiva, o ideal sãos os vestidos de noiva fluídos e com menos brilho. Os cabelos podem ser mais soltos, adornados com véus curtos ou com flores naturais.

Por fim, os noivos mais tradicionais podem usar um fato claro, enquanto que os noivos mais modernos podem optar por bermudas e uma camisa de cor clara ou ténis.

6. O que servir

como organizar um casamento na praia
Fotos Style Me Pretty de Jeremiah And Rachel Photography

O que servir num casamento na praia depende muito, mas será sempre aconselhável servir pratos à base de peixes e mariscos, para combinar com ambiente. Os doces também são sempre bem-vindos, mas, no caso de estar muito calor, tenha atenção aos doces com chocolate, para não derreterem.

Para beber, os sumos de frutas, refrigerantes e águas não podem faltar, assim como alternativas alcoólicas frescas, como imperiais, cervejas, cocktails e caipirinhas. E claro, um bom champanhe!

7. Burocracias

Para saber como organizar um casamento na praia é importante ter conhecimento de que a gestão da orla costeira portuguesa está a cargo de uma capitania regional, que possui delegações marítimas em vários locais do país. Para celebrar um casamento na praia, terá de se dirigir a uma delegação para solicitar uma autorização.

De qualquer forma, ao escolher um espaço para casar na praia, eles já têm tudo organizado. Através da Zaask encontra espaços de confiança e avaliados por noivos que lá casaram anteriormente.