Casamento ao ar livre: quais as vantagens?

Portugal tem um clima muito agradável em grande parte do ano, por isso, um casamento ao ar livre é sempre uma hipótese a considerar. Por que não aproveitar para fazer uma cerimónia de casamento diferente?

Há inúmeras vantagens em escolher este estilo de casamento, quer esteja a considerar fazer a sua festa no jardim de sua casa, como na praia, numa vinha ou num espaço exterior de uma quinta. A Zaask reuniu aqui algumas vantagens em celebrar um casamento ao ar livre:

  • Um casamento ao ar livre é romântico. Independentemente do local escolhido, a grande vantagem de um casamento ao ar livre é poder desfrutar da natureza. Por isso, quando os noivos optam por este tipo de celebração, escolhem sempre bonitos cenários paisagísticos ou, no mínimo, espaços para um casamento ao ar livre aconchegantes, que proporcionam um convívio com familiares e amigos com um sabor especial, bem como momentos mágicos e românticos entre os noivos.
  • Um casamento ao ar livre é menos formal. Geralmente, os noivos que optam por este tipo de casamento, são pessoas menos tradicionalistas e dispensam determinadas formalidades, sobretudo em cerimónias civis. O ambiente é mais agradável e descontraído, o que permite que as pessoas fiquem mais à vontade.
  • A decoração é geralmente menos ostensiva. A grande vantagem de um casamento ao ar livre é a beleza natural do ambiente, o que diminui a necessidade de uma decoração grandiosa. Assim, num casamento ao ar livre a decoração é mais leve, com detalhes decorativos e arranjos florais mais simples, com flores do campo que se enquadrem num cenário de natureza que, por si só, já “decora”. Por seu turno, a luz natural será sempre uma mais-valia, o que torna as cores da decoração mais vivas. Finalmente, um casamento ao ar livre proporciona uma maior personalização e um casamento ao estilo DYI (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), cada vez mais na moda.

    casamento ao ar livre
    Fotos Style Me Pretty de Matt Edge Wedding Photography
  • Um casamento ao ar livre pode ser mais económico. O facto de a decoração ser mais simples e não necessitar de ostentação e mais artefactos decorativos, acaba por tornar a celebração mais barata. Por sua vez, sendo a cerimónia no mesmo espaço da festa, evitam-se deslocações e gastos a dobrar com a decoração.
  • Um casamento ao ar livre proporciona lindíssimas fotografias. As fotografias de um casamento ao ar livre beneficiam da luz natural, o que mantém as cores originais. A paisagem proporciona também imagens imbatíveis, quer durante o dia, quer ao final da tarde. Para contratar um fotógrafo, faça o seu pedido através da Zaask e receba até 4 orçamentos de fotógrafos avaliados e de confiança.
  • Um casamento ao ar livre poderá permitir mais convidados. Com efeito, neste estilo de casamento, os menus escolhidos são geralmente mais formais, com primeiro e segundo prato e sobremesa, sem contar com os aperitivos na recepção e os buffets de frios, doces, etc. Um casamento ao ar livre proporciona um serviço de catering de casamentos mais informal e, consequentemente, mais económico. Pode, por exemplo, optar por um brunch de casamento. Veja na Zaask como organizar um brunch de casamento.

Se ainda tinha dúvidas relativamente a organizar um casamento ao ar livre, não tenha: já viu as vantagens. No entanto, não deixe de preparar tudo com muita atenção para que nada atrapalhe um dos dias mais felizes da sua vida. Fale com todos os profissionais e fornecedores envolvidos, tire dúvidas, peça opiniões e seja criativo(a).