Como organizar um brunch de casamento

Se ainda não se decidiu pelo estilo do seu copo-d’água, já pensou em fazer um brunch de casamento? Trata-se de uma solução mais económica do que as festas de casamento tradicionais, ideal para cerimónias mais pequenas em ambientes mais descontraídos e/ou celebrações realizadas pela manhã que se estendem até à tarde.

Do nome pode depreender do que se trata o brunch: a combinação de pequeno-almoço (em inglês “breakfast”) com o almoço (em inglês “lunch”). De origem britânica, é uma refeição normalmente realizada aos Domingos, em feriados ou em datas comemorativas, entre as 10h e as 14 horas, alongando-se por tempo indeterminado.

O brunch de casamento em particular realiza-se habitualmente entre as 11h e as 13h, pelo que se adequa a casamentos em que a cerimónia se realiza até às 11h.


Enquanto copo-d’água é regra geral mais curto do que o habitual, sendo normalmente servido em buffet, onde são os próprios convidados a servirem-se.

A Zaask dá-lhe algumas dicas que permitirão ajudar a organizar um brunch de casamento.

Onde realizar o brunch de casamento?

brunch de casamento
Fotos Elizabeth Anne Designs de Korie Lynn Photography

 

O brunch de casamento pode ser realizado quer em locais abertos, quer em restaurantes, quintas, hotéis ou até mesmo em casa própria, se tiver dimensão e capacidade para receber um evento desta envergadura. Seja qual for a sua opção, o importante é que os convidados se sintam confortáveis.

Através da Zaask encontra quintas para casamento onde poderá realizar o seu brunch de casamento. Se tiver um jardim, pode mesmo ponderar em alugar uma tenda e aproveitar o charme de um casamento ao ar livre com segurança.

O que servir num brunch de casamento?

brunch de casamento
Fotos Style Me Pretty de Caroline Rentzel Photography

 

O brunch de casamento deverá incluir opções de pequeno-almoço – como frutas, tortas, queijos, croissants, scones, pãezinhos variados, sandes, doces e geleias, etc. – bem como pratos leves de almoço, tais como quiches, crepes, mousses salgadas, folhados, cheesecake, saladas, patés, queijos, frutas e sobremesas. O ideal é optar pela fingerfood, isto é, comida servida em pequenas porções, pois para além de possibilitar uma apresentação mais bonita, acaba por ser mais prático e permitir maior mobilidade entre os convidados.

Contrate uma empresa de catering para casamentos de confiança para que possa oferecer as melhores e mais deliciosas opções ao seus convidados, garantindo que nada lhes falte.

A comida deverá ser disposta em mesas grandes, para que todos se possam servir sozinhos. Caso tenha muitos convidados, veja se há necessidade de colocar mais do que uma mesa de buffet, em diferentes locais. Neste caso, crie ilhas dentro do espaço para o casamento, para facilitar a circulação dos convidados.

brunch de casamento
Fotos The Frosted Petticoat de Becca Rillo Photography

 

No caso de casamentos com poucas pessoas, também poderá optar por uma única mesa rectangular onde todos se possam sentar, proporcionando o convívio informal entre amigos e familiares. Esmere-se na apresentação e crie mesas bonitas e apetitosas.

Veja na Zaask que tipos de mesas escolher para eventos e casamentos.

Relativamente às bebidas, pode optar por águas aromatizadas, refrescos, chá gelado, sumos de fruta naturais, para além de água e refrigerantes. Como se trata de um pequeno-almoço “reforçado”, deverá também servir leite, chocolate quente, chá e café.

Opte por montar um bar, pois apesar de ser um evento realizado pela manhã e não ter necessidade de apostar em grandes quantidades de álcool, é sempre bom disponibilizar vinho, champanhe e alguns cocktails servidos por um profissional.

Entretanto, e apesar de geralmente serem os convidados a servirem-se, é também aconselhável ter empregados de mesa nas proximidades, para prestarem auxílio sempre que seja necessário. Através da Zaask irá encontrar empregados de mesa profissionais e de confiança, avaliados por serviços realizados anteriormente.

Relativamente ao bolo de casamento, escolha uma opção leve, com frutos vermelhos, por exemplo. Os chamados naked cakes são uma excelente opção para o estilo brunch de casamento. No caso dos doces, o melhor é contratar fornecedores especializados que prestem um excelente serviço de entrega.

Como decorar um brunch de casamento?

brunch de casamento
Fotos Green Wedding Shoes de Jen + Ashley

 

A decoração de um brunch de casamento dever ser leve e delicada, mas rica em detalhes. Escolha arranjos simples mas imponentes para decorar as mesas, preferencialmente sem cheiro, pois os alimentos são a atracção principal. Pode procurar fazer os seus próprios arranjos, mas aconselhamos vivamente a encomendá-los a uma decoradora ou florista profissional, pois fará toda a diferença.

Pode também criar pequenos lounges com sofás e pequenas mesas, pois embora não seja necessário ter mesa posta para todos os convidados, será simpático ter lugar para pelo menos 90% das pessoas se sentarem, sobretudo quando existem convidados mais velhos.