O que ter em conta ao escolher um profissional de escrita criativa

Os escritores criativos têm a capacidade de prender a atenção das pessoas e fazê-las viajar através dos seus textos. É certo que não existem dois escritores iguais, mas existem características em comum que os fazem ser bem-sucedidos. Saiba aqui o que ter em conta ao escolher um profissional de escrita criativa.

  • Eficiência

A maioria dos profissionais de escrita criativa trabalha em casa, gerindo os seus próprios horários. Para ser bem-sucedido, é essencial saber lidar com todas as distracções existentes ao redor. Se não for eficiente e focado, muito dificilmente o escritor não atingirá o sucesso. Não descure este aspecto quando escolher um profissional de escrita criativa.

  • Saber pesquisar

É óbvio que, sem talento, não é possível desenvolver uma escrita criativa. Contudo, não nos podemos esquecer que qualquer escritor deve saber pesquisar, de modo a tornar os seus textos mais credíveis. Por exemplo, se escrever sobre um determinada época histórica, deve pesquisar aspectos sobre a mesma. O leitor deverá ter uma imagem “real” sobre que o é descrito.

  • Imaginação

Imaginação e escrita criativa andam de mãos dadas. Para escrever histórias, é essencial que o escritor tenha uma imaginação apurada. Claro que é possível melhorar a imaginação com alguns exercícios, todavia, se a pessoa não possui a capacidade de imaginar e inventar, nada feito.

  • Observação

Um escritor criativo é uma pessoa observadora, atenta ao que lhe rodeia. A escrita criativa é, muitas vezes, o resultado de observar o comportamento de outras pessoas e acontecimentos, que mais tarde servem como inspiração.

  • Experiência

Outro dos aspectos a ter em conta ao escolher um profissional de escrita criativa é a experiência. À semelhança de outras áreas, também os escritores melhoram à medida que vão tendo mais prática.

  • Produtividade

Tenha também em conta a produtividade do profissional de escrita criativa. O escritor produtivo será aquele que produz uma grande quantidade de valor a um custo razoável. Saiba que o escritor mais produtivo não é, normalmente, aquele que cobra menos, mas sim o que produz maior retorno sobre o investimento. Um livro bem escrito produz resultados ano após ano.

  • Confiança

Pesquise por um profissional de escrita criativa em quem possa confiar, tendo a certeza de que lhe vai ser entregue um trabalho com qualidade e de acordo com os prazos estabelecidos.

Dica: Sempre que possível, peça referências. Pense bem antes de escolher um profissional de escrita criativa. Afinal, é o seu projecto que está em jogo.

  • Disciplina

Pouco ou nada é escrito se o profissional de escrita criativa está à espera de inspiração e não faz qualquer tentativa de escrever regularmente. É, por isso, extremamente importante que o escritor exercite a sua mente, escrevendo periodicamente. Uma boa ideia para estes profissionais é terem um calendário de escrita. A disciplina é, portanto, um aspecto que deve levar em consideração quando escolher um profissional de escrita criativa.

  • Talento para jogar com as palavras

Escrever criativamente é saber brincar com as palavras. A língua portuguesa é extremamente rica em palavras e expressões. Um escritor que saiba jogar com as palavras tem a capacidade de dizer o que quer de forma bela e atraente. A isso se chama talento.

  • Confiança

Escolha um escritor confiante. Grande parte das pessoas que escrevem tem o hábito de rever os seus textos mil e uma vezes, fazendo alterações e cortes. O profissional de escrita criativa deve ter confiança suficiente para saber quando deve parar de mexer para enviar o material para ser publicado.

  • Profissionalismo

Não menos importante de que todos os outros aspectos é o profissionalismo. A pessoa que contratar, mesmo sendo um amador, deve comportar-se como um escritor profissional. Isto é, ter uma postura séria ao longo da execução do trabalho (independentemente de ser um trabalho humorístico), tentando aperfeiçoar-se, aprendendo sobre processos de publicação (livros, revistas), entre outros aspectos.

  • Consciência do mercado

Mesmo para o ajudar a si, é uma mais-valia que o profissional de escrita criativa tenha consciência do mercado. Como por exemplo, os melhores canais para enviar o conteúdo, de modo a que tenha mais retorno.

São muitos os aspectos que deve ter em conta quando escolher um profissional de escrita criativa. Se precisa que alguém lhe faça algum trabalho, não procure mais! Opte por contratar um dos profissionais qualificados existentes na Zaask.