Como organizar aniversários de acordo com a idade (1 aos 5)

Sendo momentos especiais para reunir toda a família e amigos, os aniversários dos nossos filhos são também um marco importante na sua vida que não podemos deixar de assinalar. Por seu turno, à medida que eles vão crescendo, organizar aniversários começa a ser uma experiência vivida com grande entusiasmo. Quando ainda faltam meses para o seu aniversário, já andam eles a sonhar com o grande dia!

Cada faixa etária, no entanto, tem as suas particularidades, e organizar aniversários para uma criança de 1 ano não será o mesmo que organizar uma festa para uma criança de 4. Por isso, vamos dar-lhe uma ajuda a organizar aniversários de acordo com a idade.

O primeiro aniversário

organizar aniversários
Fotos Hostess With The Mostess de um aniversário com o tema animais do circo

Esta primeira festa destina-se, sobretudo, a amigos e familiares dos pais. Para além disso, o local deverá ser pensado para os adultos, apesar deste ter que ser apropriado para o bebé e dever ter algumas distracções para crianças que estejam presentes.

Organizar aniversários para 2 e 3 anos

organizar aniversarios
Fotos Hostess With The Mostess de um aniversário com o tema “comboios”

TEMA. Quem se predispõe a organizar aniversários para estas idades sabe que as crianças ainda são muito influenciáveis, pelo que os pais ainda podem escolher temas mais gerais, como bonecas, frutas, ursinhos, bebés, bombeiros e animais da quinta ou circo, entre outros. Há crianças de 2 anos, no entanto, que demonstram já as suas preferências, já para não falar nos 3 anos, em que começam a pedir personagens favoritas de histórias ou da televisão.

organizar aniversários
Fotos Hostess With The Mostess de um aniversário com o tema “Doutora Brinquedos”

LOCAL DA FESTA. É importante escolher locais seguros e habituados a organizar aniversários para estas faixas etárias, pois as crianças já andam por todo o lado e não têm noção do perigo. Caso esteja a pensar em fazer uma festa ao ar livre, certifique-se de que existem sombras e avise os pais das crianças convidadas para os filhos levarem chapéus e protectores solares.

ANIMAÇÃO. Com 2 anos ainda é cedo para alugar insufláveis ou contratar alguém para fazer pinturas faciais. Pode optar por uma piscina de bolas e modelagem de balões, visto que eles gostam de os ver a transformarem-se em flores, cães ou espadas. As empresas de animação de festas têm também monitores que podem fazer com eles actividades de música e dança, bem como de pinturas com tintas apropriadas. Se quiser, monte você mesmo(a) um cantinho com estas actividades e divirta-se com eles, tendo sempre o cuidado de estar sempre a vigiá-los.

LANCHE. Nestas idades é já necessário ter um menu apropriado para os mais pequenos. No entanto, não precisa de nada muito sofisticado: gelatinas, sandes, bolachinhas, fruta, iogurtes, etc. Atenção às guloseimas, pois nesta faixa etária eles ainda se podem engasgar com gomas, rebuçados, pipocas, etc.

BOLO DE ANIVERSÁRIO. Escolha um bonito bolo de aniversário com o tema da festa, encomendando-o a uma empresa especializada ou fazendo-o você mesmo(a).

Organizar aniversários para 4 e 5 anos

organizar aniversários
Fotos Hostess With The Mostess de aniversário com o tema “Frozen”

TEMA. Organizar aniversários para estas idades já não nos dá liberdade total na escolha dos temas. As crianças já opinam e gostam dos temas que diariamente fazem parte das suas rotinas e brincadeiras. Um(a) decorador(a) profissional pode dar-lhe uma ajuda na escolha do tema e na decoração.

organizar aniversários
Fotos Hostess With The Mostess com o tema de “Buzz Lightyear” do filme Toy Story

LOCAL DA FESTA. Na organização de aniversários para crianças de 4 a 5 anos, o local da festa irá depender, obviamente, do número de convidados, e também se pretende convidar a família ou apenas os amiguinhos da escola. Pode escolher fazer em casa e planear actividades para os entreter. Pode também optar por fazer a festa num jardim, ou ainda alugar um espaço próprio.

ANIMAÇÃO. Com 4 e 5 anos, as crianças já gostam de insufláveis e pinturas faciais. Há também inúmeras actividades giras que podem fazer: experiências, cozinhar pizzas ou bolachas, vestirem-se de princesas, etc.

LANCHE. Procure ter um lanche variado. Algumas guloseimas já podem entrar no cardápio, juntamente com outras opções mais saudáveis e, simultaneamente, atractivas, como as espetadas de fruta. Se não quiser ter muito trabalho, existem empresas de catering com menus específicos para crianças.

BOLO DE ANIVERSÁRIO. Nestas idades, é importante ter um bolo de aniversário que cause grande impacto, pois os miúdos adoram! Aposte em encomendar o bolo a profissionais ou, se tiver muito jeito, faça-o em casa, de acordo com o tema que escolheu para a festa.