Como melhorar as suas fotos – Composição – Espaço Negativo em fotografia

Continuando a nossa série de artigos sobre composição, mostramos mais uma técnica preciosa usada muitas vezes pelos fotógrafos profissionais na composição das suas imagens: o espaço negativo.

O espaço negativo consiste na criação de um “vazio” ou de uma grande área neutra no enquadramento da imagem. Esta área, geralmente em tom único e homogéneo, releva para primeiro plano o espaço positivo (o objecto), evidenciando-o pelo contraste criado.

A sensibilidade na proporção entre o espaço negativo e o espaço positivo da imagem é fundamental para o sucesso na utilização desta técnica. Quando oportunamente utilizado, o espaço negativo pode mudar drasticamente o dramatistmo e dinamismo duma imagem.

Este técnica é, muitas vezes, usada em conjunto com a famosa regra dos terços. Não deixe de ler o nosso artigo sobre a regra dos terços aqui.

Em baixo, podemos observar dois exemplos de utilização do espaço negativo:

espaco_negativo1

espaco_negativo2

Não se esqueça que, tal como a regra dos terços, o espaço negativo é apenas uma técnica geral de composição. A sua sensibilidade de fotógrafo para cada cena e o contexto em que se encontrar serão os responsáveis por determinar se esta técnica será aplicável à imagem em questão ou não.

Não perca os próximos posts para mais técnicas de composição fotográfica no blog da zaask.

Procura fotógrafos profissionais para um registo especial? Encontre-os na Zaask.