Como escolher o espaço do casamento

O sucesso da sua festa de casamento irá passar necessariamente pelo espaço do casamento que escolher para celebrar o grande dia. Se está a começar a organizar o seu e precisa de ajuda para tomar esta grande decisão, a Zaask diz-lhe como escolher o espaço do casamento que reúna as condições adequadas para uma festa inesquecível.

Um dos primeiros itens da checklist que deve seguir quando organizar um casamento é precisamente a escolha do espaço do casamento, bem como a respetiva reserva, que normalmente deverá ser realizada cerca de 12 meses antes da data da cerimónia, sobretudo se decidir casar no verão, pois nesta época do ano os espaços dos casamentos estão sempre superlotados.

A pesquisa é muito importante para a comparação das ofertas disponíveis.

Faça uma lista dos seus locais favoritos, tendo em conta o tipo de festa que deseja realizar, o número de convidados de casamento, a época do ano, o sonho que idealizou para este dia, o gosto pessoal, etc.

O ideal é definir desde logo que tipo de casamento quer: um casamento estilo real, um estilo campestre, um estilo urbano e sofisticado, algo aventureiro e original, etc. para poder definir melhor como será o espaço de casamento, se será no campo ou na cidade, junto ao mar, num jardim, numa quinta, num hotel, numa tenda, num espaço moderno, etc.

De qualquer forma, a beleza e originalidade de um lugar não deverá ser a sua única preocupação. A par do catering do casamento e da forma como ele é servido, o sucesso do seu copo-d’água pode depender de uma série de fatores que deverá considerar na escolha do espaço do casamento onde irá viver momentos únicos que ficarão registados para sempre.

Tenha também em conta o orçamento que tem disponível, que pode não corresponder ao exigido pelos locais referência ou “da moda”. O importante é ser realista e considerar todos os fatores.

Siga as nossas dicas que o irão orientar na escolha do melhor espaço do casamento para realizar o seu copo d´água entre as inúmeras ofertas disponíveis.

Como escolher o espaço do casamento
Como escolher o espaço do casamento
  1. O ideal é escolher um local prático e acessível à maioria dos convidados do casamento, pois se for muito distante pode correr o risco de alguns deles não comparecerem. De qualquer forma, se encontrar o seu espaço de casamento de sonho a quilómetros de distância, verifique se existem hotéis ou pousadas por perto onde os convidados possam ficar a dormir. Envie uma lista com os locais disponíveis juntamente com o convite, para os convidados poderem marcar a sua estadia com antecedência.
  2. Se vai casar pela Igreja e não tem nenhuma ideia em relação ao local onde gostaria de casar, pode começar por procurar espaços na mesma área.
  3. Quando visitar um espaço verifique se tem capacidade para receber todos os seus convidados e se está adequado à quantidade dos mesmos, isto é, veja se não é demasiado grande para não parecer vazio, nem demasiado pequeno.
  4. Verifique as condições de acessibilidade do espaço do casamento, evitando locais com demasiadas escadas que dificultem a mobilidade de pessoas mais velhas. Verifique também as condições de segurança da sala onde irá decorrer o copo-d’água.
  5. Procure um local com estacionamento perto do salão de festas e adequado ao número de convidados. Não há nada pior do que obrigar os convidados a andarem muito, sobretudo as senhoras, com os seus saltos altos. Se existir a possibilidade de chuva, procure que o chão esteja minimamente preparado para que os convidados não fiquem cheios de lama ou correrem o risco de escorregar.
  6. Seja no Verão ou no Inverno, garanta que o espaço do casamento tem aquecimento ou ar concionado.
  7. Verifique também a iluminação do salão de festas, que é igualmente importante, pois determina o ambiente da festa.
  8. Não se esqueça de verificar se o espaço é exclusivo, isto é, se celebra apenas um casamento de cada vez ou casamentos em simultâneo. Pergunte também se existe limites de horas para a festa.
  9. Pergunte o preço das ementas de casamento e quais os serviços incluídos no preço (música, decoração, fogo-de-artifício, etc.).
  10. Se tiver pouco tempo para organizar o casamento, procure um espaço do casamento que já inclua o catering, bem como a decoração. Veja também se o espaço tem parcerias com outros serviços: música, animação infantil, bolo de casamento, etc.

Depois de ficar a par das melhores dicas para a escolha do espaço do casamento para o seu grande dia, procure profissionais de planeamento de casamentos na Zaask para lhe darem uma ajuda com a restante organização. E seja feliz!