festa mexicana

Como organizar uma festa mexicana

Se escolheu o México como tema para a sua festa, vai ter de apostar em cores vivas, música animada, comida apimentada e variadíssimos elementos decorativos que remetam para aquele país.

A Zaask diz-lhe como planear uma festa mexicana.

1. Estabeleça um orçamento para a festa. O primeiro passo na organização de qualquer tipo de evento é fazer uma lista com o que irá gastar em comida, bebidas, entretenimento, lembranças, convites e decorações, etc.

2. Elabore uma lista de convidados e envie convites adequados à temática da festa: convites coloridos, com elementos típicos da cultura mexicana, tais como maracas, sombreiros, malaguetas, etc.

3. Nos convites, peça aos seus convidados para virem vestidos de acordo com o tema festa mexicana. Pode pedir que se vistam a rigor, com fatos típicos, ou simplesmente com cores quentes, como o laranja, amarelo-torrado, azul vivo, etc., ou cores da bandeira do México, nomeadamente verde, branco e vermelho. Também pode deixá-los “à vontade”, mas disponibilizar durante o evento alguns adereços típicos, como sombreiros ou ponchos, para quem desejar entrar no clima da festa mexicana.

4. Planeie o menu da festa mexicana com pratos típicos. Na mesa não podem faltar o chilli, as quesadillas, enchiladas, os nachos, tacos, burritos, tortillas e os famosos molhos, como o guacamole. Para sobremesa pode optar pelos bunuelos ou pelos churros. Veja diferentes receitas em sites especializados e tente fazer os pratos, pois regra geral não são difíceis. Também em qualquer hipermercado encontra vários alimentos tipicamente mexicanos. Se preferir, pode contratar uma empresa de catering para que tudo fique garantidamente saboroso e para ter menos uma coisa com que se preocupar.

5. Não descure os detalhes decorativos dos pratos. Pode optar por servir a comida em pratos descartáveis coloridos ou com as cores oficiais do México (vermelho, verde e branco); coloque mini bandeiras do México em palitos e espete-os nos alimentos, entre tantas outras ideias.

festa mexicana6. Cuidado com o picante na comida. Claro que numa festa mexicana a comida terá de se ser apimentada, mas não exagere. Nem todos os seus convidados estarão acostumados aos paladares fortes deste tipo de comida mexicana. Deixe o picante como uma opção à parte, para quem quiser acrescentar.

7. Escolha bebidas características do México. A tequila não pode faltar numa festa mexicana! Faça margaritas, moxito (uma versão mexicana de mojito), pina coladas ou “Maria Sangrenta”, uma bebida quente com pimenta e tequila. Se não quiser ter álcool na festa, opte por fazer os mesmos cocktails mas na versão não alcoólica. Invista também em cervejas leves, água, sumos e refrigerantes para acompanhar a refeição. Não se esqueça de decorar as bebidas, com canudos divertidos e guarda-chuvas, por exemplo. Se preferir, pode contratar um serviço de barmans.

8. No caso das festas de aniversário, escolha um bolo com um tema mexicano. Por exemplo, pode mandar fazer um bolo de aniversário em forma de cacto, de bandeira mexicana ou de um sombreiro, por exemplo.

9.Uma festa mexicana pede uma decoração marcante. A decoração da festa deve ser muito colorida, baseada em tons quentes e vibrantes, como o amarelo-torrado, o laranja, o azul forte ou ainda as cores oficiais do país, isto é, o verde, branco e vermelho. Utilize estas cores nos guardanapos, copos e pratos, optando por itens de cor lisa e não estampados, para não correr o risco de se tornar um visual demasiado confuso.

E já que os utensílios são coloridos, escolha uma toalha de mesa com uma só cor. Inclua também na decoração elementos visuais que remetam ao México, tais como maracas, piñatas, grinaldas coloridas, cactos, touros, etc. Se tiver contratado um serviço de catering, vista os empregados de mesa com um poncho mexicano ou com acessórios típicos, como os sombreiros. Para a decoração de festas, pode também contratar ajuda profissional. Encontre através da Zaask decoradores avaliados.

10. Defina uma playlist com músicas típicas mexicanas. O mariachi não pode faltar, assim como os temas “La Bamba” ou “La Cucaracha”, que toda a gente conhece e gosta de dançar. Pode optar por alguns boleros, como o “Bésame Mucho”, mas não se foque nos mesmos, para não tornar o ambiente demasiado melancólico. Opte por intercalar estes ritmos com outras músicas do agrado dos seus convidados, pois em exclusivo podem tornar-se cansativos. E porque não ter maracas para os convidados acompanharem a música? Pode também contratar um DJ.

11. Organize actividades temáticas ou prepare uma área para dançar e fazer jogos típicos mexicanos como o jogo da piñata ou “coloque a cauda no burro”, entre outros.

Agora que já sabe como organizar uma festa mexicana, do que é que está à espera?

¡Ándale! ¡Ándale! ¡Arriba! ¡Arriba! e… mãos à obra!