Que tecidos usar na decoração de uma sala

Há muito que acha que a sua sala precisa de uma nova decoração, mas não sabe por onde começar? Na maioria dos casos não é preciso fazer muita coisa, para que a divisão pareça como nova, basta adicionar alguns pormenores à decoração de uma sala. Por que não mudar as cortinas e os estofos? O mercado está repleto de imensas variedades de tecidos.

Confira em baixo com ajuda da Zaask, que tecidos usar na decoração de uma sala.

Tecidos naturais para usar na decoração de uma sala

Couro – Material resistente, muito utilizado nos sofás. Não exige muitos cuidados. Basta aspirar suavemente, ou passar um pano húmido. Pode também limpar com produtos próprios para o efeito.

Algodão – Extremamente versátil, é o mais forte entre as fibras naturais. Todavia, a durabilidade da sua utilização depende da tecelagem e do acabamento. Como aceita bem os corantes, existem tecidos de todas as cores.

Mistura de algodão – Normalmente os tecidos feitos a partir de misturas de algodão são resistentes. Contudo, para o uso diário aconselha-se a aplicação de um acabamento resistente à mancha.

Lã – Os tecidos de lã costumam ser resistentes. Por norma, a lã é misturada com uma fibra sintética, de modo a tornar o material mais fácil de limpar. Se escolher este tecido para a sua sala, lembre-se de verificar se algum familiar, ou até animal de estimação é alérgico.

Linho – Tecidos produzidos a partir da fibra vegetal do linho conferem um brilho único à decoração de uma sala. Muito resistente a manchas. Costuma ser usado nas toalhas de mesa.

Seda – Este tecido deve ser apenas utilizado nas áreas mais usadas pelos adultos. Muito sensível ao Sol.

Tecidos sintéticos para usar na decoração de uma sala

Acetato – Material desenvolvido com o objectivo de imitar a seda. Apesar de ser bastante resistente ao mofo, em contacto com o Sol tende a desgastar-se.

Acrílico – Fibra sintética criada com o propósito de imitar a lã. Muito resistente ao desgaste, à sujidade e ao desbotamento. É ainda muito resistente aos raios solares, o que não acontece com os tecidos naturais. A adicionar a tudo isto, é mais difícil de limpar que a lã, algo a ter em conta, caso escolha este tecido para a decoração de uma sala.

NylonÉ muito raro encontrar um tecido só de nylon. Geralmente é misturado com outras fibras, para que os tecidos se tornem mais fortes. Há quem não aprecie usar nylon no estofamento, pois deixa o corpo rapidamente quente.

Poliéster – Por norma os tecidos feitos a partir de poliéster contém outras fibras, para dar mais resistência ao produto. Apesar de ser resistente ao desbotamento, é difícil de limpar (mais que a lã). Na decoração de uma sala é muito comum encontrar poliéster nos estofos.

Rayon – Fabricado com o propósito de imitar a seda, o linho e o algodão, os tecidos de rayon são consideravelmente duráveis, apesar de não resistirem muito bem às rugas. É comum ver rayon nas cortinas da sala.

Chintz – Tecido importado da Índia. É bastante fino, altamente polido, colorido e brilhante. Muito popular na decoração de uma casa, sobretudo, em estofos.

Cretone – De textura lisa, os tecidos de cretone costumam ter impressos formas florais. Muito usado em revestimentos de cadeiras e cortinas.

Guingão – Relativamente barato, possui normalmente o popular padrão xadrez. É costume encontrar estes tecidos em mesas de jantar.

Espinha de peixe – Com um padrão que consiste em duas linhas que formam um “V”, tornou-se muito popular nos últimos anos nos estofos.

MoiréMuito apreciado pelos franceses. Moiré é um tecido “com marca de água” (efeito produzido por prensas cilíndricas).

Mohair – Pêlos de cabra angorá. Muito usado nas almofadas e cobertores na decoração de uma sala.

Gorgorão – Semelhante à seda, mas com aparência estriada.

Satin De origem oriental caracteriza-se por ser um tecido muito brilhante.

Tapeçaria – Remonta à Idade Média. Na época eram tecidos usados para isolar paredes e bloquear a entrada do vento. Hoje em dia é comum encontrar a tapeçaria na decoração de salas e outros espaços.

Ticking Tecido de algodão, produzido em preto e branco, mas também em tons como azul, branco e vermelho, ou apenas branco. Usado em revestimentos e cortinas informais.

O mercado tem disponível uma infinidade de tecidos. Cada qual com as suas características próprias. Se, depois de conhecer estas opções, sentir que precisa de uma ajuda a escolher os tecidos certos para a sua sala, encontre através da Zaask decoradores avaliados que tornarão a sua visão em uma realidade.