Mobilar uma cozinha pequena

Como mobilar uma cozinha pequena

Apesar das cozinhas grandes e espaçosas serem o sonho de qualquer cozinheiro, a realidade é que a maioria de nós tem o espaço limitado. Mas mesmo que tenha um espaço reduzido, isso não significa que não possa mobilar uma cozinha pequena que fique bonita. Não se esqueça, no entanto, de prestar atenção a cada detalhe, porque poucos centímetros podem fazer uma grande diferença em cozinhas pequenas.

Se quer remodelar por completo a sua cozinha, pode ler o artigo com as dicas para essa remodelação, mas se, por outro lado, não está disposto a derrubar paredes para criar mais espaço na sua cozinha, pode criar a impressão de um espaço maior com alguns truques estratégicos de decoração.  Para criar um projeto de eficiente numa pequena cozinha, é preciso trabalhar em três grandes áreas: arrumação, iluminação e eletrodomésticos.

A Zaask dá-lhe, por isso, algumas dicas para mobilar uma cozinha pequena.mobilar uma cozinha pequena

Electrodomésticos

Ao pensar em mobilar uma cozinha pequena, use aparelhos mais pequenos. Os fabricantes de eletrodomésticos têm máquinas mais compactas para cozinhas pequenas, como, por exemplo, os frigoríficos. Já os aparelhos como o micro-ondas podem ser pendurados nos armários para ganhar espaço no balcão.

Iluminação

Crie a ilusão de espaço com a iluminação. Coloque luzes sob os armários ou debaixo do balcão. O tipo adequado de iluminação vai dar à cozinha a sensação de ser maior e mais agradável. Inunde o espaço com luz. Se sua cozinha tem janelas ou portas, coloque vidro de alto a baixo e desobstrua estes locais de onde vem a luz natural, de modo a não bloquear o sol.

Se for possível, coloque um espelho na cozinha para dar a sensação de amplitude.

Móveis

Substitua as portas dos armários de madeira por portas com frentes de vidro, o que ajuda a cozinha a parecer mais extensa, mas não encha demais os interiores, caso contrário pode produzir o efeito contrário ao que pretende. Este é um aspecto bastante importante a ter em conta quando está a mobilar uma cozinha pequena.

O armazenamento é importante. Instale móveis mais profundos, que podem acomodar mais equipamentos e aumentar o espaço de trabalho. Mobilar uma cozinha pequena também engloba a organização. Aproveite e organize todo o espaço disponível nos armários. Compre organizadores para as gavetas e para as outras áreas existentes nos móveis.

Pendure prateleiras abertas nas paredes. Elas vão reduzir o peso visual e dar a ilusão de um espaço mais amplo. Escolha prateleiras flutuantes, sem suportes visíveis, de preferência.mobilar uma cozinha pequena

Cores

Mobilar uma cozinha pequena não se resume apenas aos móveis. Há outros aspetos a ter em conta, como a cor. Pinte os armários da mesma cor das paredes. Limitando os armários e a cor da parede num único tom, vai retirar os limites visuais que podem interromper o olhar. As cores mais seguras para este efeito são as cores claras, que refletem a luz e tornam o espaço maior. Mas não tenha medo dos tons profundos, como o preto, marinho, carvão vegetal e chocolate. Estas cores criam a impressão de que as paredes estão mais atrás do que na realidade se encontram.

Se quer dar mais vida à sua cozinha, escolha padrões e elementos visuais que ajudem a guiar o olhar para o teto. As linhas verticais na parede dão a impressão de maior altura.

Aproveitamento do espaço

Use o espaço na vertical. Pendure estantes no tecto, onde vai poder arrumar mais objectos.

Coloque suportes nas paredes para colocar as suas especiarias, tábuas de cortar, rolos de papel, tesouras e outros utensílios de cozinha. Se os seus tachos e panelas ocupam muito espaço dentro dos móveis, retire-os e pendure-os num desses suportes.

Reduza os objectos. Fique apenas com aqueles que realmente lhe fazem falta. Remova a desordem. A desarrumação leva à ideia de que a cozinha está a rebentar pelas costuras. Em vez disso, concentre-se em alguns objetos de destaque, coloque-os à vista e esconda o resto. Use a ilusão. Faça a sua cozinha parecer mais longa e aplique o chão na diagonal. Se colocar os mosaicos do chão desta forma, vai ver que resulta.

Para mobilar uma cozinha pequena, uma disposição em U é uma opção que oferece eficiência num espaço diminuto. Se quiser dispor a sua cozinha desta forma, pode fazê-lo, mas não se esqueça da área que fica realmente livre para se poder mexer dentro da sua cozinha. Não a limite demasiado.

Mobilar uma cozinha pequena não é difícil, mas é desafiante. Se acha esta tarefa complicada para fazer sozinho, a Zaask tem disponível a ajuda de profissionais especializados nesta área.