remodelar a cozinha

10 dicas para remodelar a cozinha

A cozinha é em muitos casos a principal divisão social e de união numa casa. Mas remodelar a cozinha pode ser uma das tarefas que mais trabalho pode dar e pode ser, entre todas as divisões de uma casa, a que pode trazer mais custos. Mas lembre-se que remodelar a cozinha pode facilitar a sua rotina diária e trazer mais valor à sua casa.

Aqui ficam aqui 10 dicas importantes que deve ter em consideração na hora de remodelar a cozinha.

1 – Utilize materiais de qualidade. Com calhas de gavetas e dobradiças de portas de armário com boa qualidade é mais provável que os seus armários não fiquem empenados com o passar do tempo. Não opte por gavetas de contraplacado e lembre-se que os materiais de madeira duram mais do que os laminados ou o MDF.

2 – Teste a altura dos móveis. Se a sua casa tem 2,5 metros de altura coloque os armários perto do tecto. Desta forma, consegue ter uma cozinha com mais arrumação e ainda fica com espaço livre na parede que pode utilizar para decoração ou colocar prateleiras. No caso de a altura da casa ser superior a 2,5 metros lembre-se de deixar um intervalo de 15 a 18 centímetros entre o tecto e os armários. Assim, em princípio, vai conseguir chegar aos armários sem recorrer a um banco.

3 – Escolha entre madeira raiada ou pintada. A madeira raiada pode ser uma boa opção quando remodelar a cozinha, mas é uma escolha que pode passar rapidamente de moda. Já a madeira pintada dá um toque único à sua decoração.

4 – Escolha uma boa bancada. O mármore branco e as madeiras são as escolhas mais frequentes nas remodelações de cozinha. Mas lembre-se que existem opções como ardósia, pedra sabão, calcário ou até mesmo plástico laminado que podem dar uma aparência sofisticada à sua cozinha.remodelar a cozinha

5 – Só recorra a uma ilha se for funcional. Cuidado com as ilhas volumosas no meio da cozinha. Opte por uma ilha aberta e arejada para não cortar muito espaço à cozinha. Idealmente, uma ilha deve ser livre de aparelhos mas se pretender colocar na ilha uma máquina de lavar louça, um lava louça ou um fogão escolha um sítio onde a ilha receba luz ou instale um foco de luz por cima da ilha.

6 – Não exagere nos detalhes. Apontamentos de design ou de decoração como várias molduras de gesso ou várias cores podem ser um excesso quando pensar em como vai remodelar a cozinha. Lembre-se que o estilo da sua cozinha deve ser compatível com a decoração do resto da sua casa.

7 – Evite materiais de difícil manutenção. Superfícies naturais com textura inerente – ardósia, terracota, tijolo ou mármore – são mais difíceis de limpar. Já bancadas lisas em cores claras ou o piso em cerâmica são opções práticas e fáceis de limpar. A opção ideal é o aço inoxidável que é fácil de manter sem manchas.

8 – Escolha aparelhos básicos. Em vez de optar por aparelhos e gadgets demasiado sofisticados, para remodelar a cozinha, escolha os aparelhos básicos e de confiança. Por exemplo, fogão de aço inoxidável pode-se tornar num foco interessante da cozinha e ocupa menos espaço do que fornos de parede que são separados da placa do fogão.

9 – Crie um espaço para as refeições na cozinha. Com um design inteligente e uma iluminação e mobiliário adequados é possível criar um espaço para refeições que se adaptem a qualquer ocasião. As bancadas combinadas com cadeiras forradas podem tornar a cozinha mais viva e  acolhedora.

10 – Dê sempre um toque pessoal. Quando remodelar a cozinha, esta deve reflectir a sua personalidade e não deve parecer uma montra. Antes de planear a remodelação do espaço, procure uma peça de mobiliário única e torne-a o ponto central da sua decoração. Uma sala só com janelas do chão ao tecto e com armários de cozinha de parede a parede tornam a divisão chata e sem inspiração.

São estes os pontos que deve ter em consideração quando planear remodelar a cozinha. Tenha a certeza que olha para todos os temas e define bem a forma como irá fazê-lo. Para um guia profissional que trate da sua remodelação por si, contrate a Zaask, onde estão os melhores profissionais de remodelações.