Como plantar hortaliças

Como plantar hortaliças – Parte 3 de 3

Neste último artigo sobre o tema de como plantar hortaliças vamos debruçar-nos sobre o cultivo de feijões e rabanetes, terminando com alguns dados nutritivos e conselhos finais. Leia também o primeiro e segundo artigos sobre este tema.


No final deste post esperamos que já tenha as ferramentas essenciais para se iniciar na arte de plantar hortaliças e que conseguia, com isso, diminuir a sua conta de supermercado ao mesmo tempo que beneficia da alimentação de vegetais biológicos.

Feijões

plantar hortaliças

Relativamente fáceis de cultivar, em arbusto ou em estaca, os feijões desenvolvem-se com sucesso num vasto número de climas. As variedades de feijão-verde são muito fáceis de plantar e bastante diferentes em formato, tamanho e cor. Dependendo da forma como plantar hortaliças deste tipo, estes feijões demoram 50 a 67 dias a desenvolver-se. Também o feijão branco cresce em vagem e rapidamente: demora 55 dias a desenvolver-se e 85 a secar. Já variedades como o feijão vermelho crescem em vistosos cachos. As suas vagens podem ser consumidas jovens ou deixadas a secar, sendo colhidos os feijões quando maduros. O período de crescimento é de 60 dias e o de secagem de 90.

As sementes de feijão germinam melhor quando a temperatura do solo varia entre os 15 e os 21 graus. As sementes são plantadas na primavera após a última geada. Devem ser colocadas em solo fértil, solto e bem trabalhado, a 2,5 cm de profundidade, num espaço com 5 a 10 cm de largura e uma camada de 2,5 cm de espessura de composto. Se o cultivo é em arbusto, as sementes devem ficar distanciadas por 10 cm, se é em estaca, por 15 cm. Quando se trata de feijão-verde, é aconselhável repetir a plantação até à chegada do verão, em períodos intervalados por três semanas.

Os feijões-verdes devem ser colhidos quando estão jovens e tenros, e com ambas as mãos para evitar que outras partes da planta se partam. A maioria dos arbustos de feijão-verde produz uma segunda e terceira colheitas; já as vagens das plantas em estaca devem ser colhidas duas vezes por semana para que se mantenham produtivas.

Quando a colheita é de feijões brancos, deve esperar-se que as vagens alourem e os feijões no interior exibam uma superfície rija e brilhante. Se as chuvas ameaçarem o período de secagem dos feijões, as plantas devem ser resguardadas num espaço seco. Depois de colhidos, os feijões ficam a secar na vagem por duas semanas à temperatura ambiente (ou, alternativamente, no frigorífico, se se verificarem ameaças de mosquitos).

Rabanetes

plantar hortaliças

Plantar hortaliças como rabanetes é bastante fácil e rápido, quando plantados directamente no jardim, por exemplo, ficam prontos a colher em menos de um mês. Para lhes dar melhores condições de desenvolvimento, há que cultivá-los a temperaturas entre os 10 e os 21 graus, mantendo o solo constantemente húmido.

Pode plantar hortaliças deste tipo durante a primavera, em intervalos de 10 dias, duas semanas antes da última geada e até três semanas depois. Já o outono é a estação apropriada para semear todos os tipos de rabanete, começando oito semanas antes da primeira geada de inverno e plantando em intervalos de duas semanas. O solo deve estar solto a uma profundidade de 15 a 25 cm, misturado com bom composto. As sementes devem ser colocadas a 1,3 cm de profundidade e 2,5 cm de distância, em filas espaçadas por 30 cm de distância. As sementes demoram 3 a 7 dias a produzir o rebento quando a temperatura do solo ronda os 15º C. Por essa altura deve garantir-se uma distância de cerca de 7 cm entre rabanetes pequenos, e de 20 a 25 cm entre rabanetes mais longos.

Este alimento é colhido assim que fica com um aspecto carnudo. Depois de colhidos os rabanetes, as suas folhas devem ser cortadas, os rabanetes lavados e armazenados no frigorífico até três semanas. Os rabanetes pequenos devem ser colhidos quando atingem o tamanho de uma uva. Não é aconselhável mantê-los por demasiado tempo no solo, sobretudo a temperaturas muito altas, porque desenvolvem um sabor mais picante e uma consistência muito rija.

Alguns dados de nutrição e conselhos

Todas as hortaliças focadas nestes três artigos são baixas em calorias, relativamente simples de cultivar (a excepção são os espargos, um pouco mais exigentes) e preferem as estações com as temperaturas mais amenas.

Ricas em água (esta representa 96% do seu peso total), as alfaces contêm muitas fibras e, entre outros minerais, ferro. Também os espargos e o feijão-verde abundam em fibras, bem como em magnésio, cálcio e fósforo. Já os rabanetes e cenouras, para além de partilhar alguns destes nutrientes, possuem bons teores de potássio e vitaminas A e C.

Antes de plantar hortaliças, é sempre boa ideia procurar os conselhos de pessoas mais experientes no cultivo destes víveres. Vale por isso a pena contratar jardineiros, para saber, nomeadamente, quanto às variedades a escolher, aos fertilizantes e tipos de composto a adoptar, às medidas a tomar contra pragas e doenças e mesmo quanto aos calendários de plantação e colheita.