Como plantar hortaliças

Como plantar hortaliças – parte 2 de 3

Continuamos hoje a nossa explicação sobre como plantar hortaliças. Depois de termos ensinado os básicos sobre o tema e como plantar alfaces, hoje ensinamos a plantar mais 2 tipos.

Descubra como plantar hortaliças com a Zaask.

Cenourasplantar hortaliças

As cenouras podem ser plantadas na primavera, em solo bem fertilizado, duas semanas antes da última geada. Em climas mais frios é aconselhável ir plantando a cada três semanas até à chegada do verão. Também podem ser plantadas no verão, dez a doze semanas antes da primeira geada de outono.

Antes de plantar, deve destorroar-se o solo e garantir que este se fica solto a uma profundidade de 31 cm. Nele é misturada uma porção generosa de composto ou uma porção um pouco mais pequena de vermicomposto. As sementes são colocadas a 1,5 cm de profundidade e 5 a 15 cm de distância, em filas distanciadas por cerca de 25 cm.

Tal como acontece com as outras espécies, enquanto está a plantar hortaliças, antes de cultivar há que procurar aconselhamento num viveiro ou loja quanto às variedades escolhidas, pode também optar por contratar um perito da área para que a/o ajude. As de tipo Nantes, por exemplo, estão entre as mais fáceis de cultivar.

As cenouras plantadas na primavera devem ser colhidas quando atingem um tamanho maduro e uma cor rica. Quanto mais as cenouras amadurecem, melhor é o seu sabor, mas não é aconselhável deixá-las por mais tempo do que o necessário para que não sejam atacadas por pequenos «predadores».

As cenouras plantadas durante o verão podem permanecer por mais tempo no solo, mas devem ser colhidas antes que este gele, para preservar a qualidade. Depois de colhidas, as ramas são cortadas, as cenouras lavadas e guardadas no frigorífico onde podem permanecer por muito tempo (semanas a meses, consoante a variedade). Para além de cruas, cozidas e salteadas, podem, por exemplo, ser consumidas em pickle, secas ou em sumos.

Espargosplantar hortaliças

Um pouco mais exigente do que os restantes alimentos, a cultura de espargos pode ser trabalhosa mas revelar-se compensadora, já que, depois de plantados pela primeira vez, estes se reproduzem saudavelmente durante anos (quinze no máximo).

As sementes são plantadas no início da primavera, dentro de casa, em solo bem drenado; quando a planta é bem cuidada, a primeira colheita ocorre um ano após a plantação. Apenas a parte superior da haste (ou broto) da planta é comestível. Esta espécie costuma começar a desabrochar na primavera, quando a temperatura do solo atinge os 10º C.

Quando plantar hortaliças desta qualidade é necessário ser cauteloso/a na escolha das variedades para cultivo, pois devem adequar-se ao clima da zona. No momento da transplantação das mudas para o exterior, pelas 12-14 semanas, logo após a última geada da primavera, o solo deve estar livre de ervas e ervas daninhas, e a uma temperatura amena (embora algumas variedades suportem melhor o frio). As mudas devem ser plantadas a 10 cm de profundidade e cerca de 38 cm de distância em solo bem abastecido de composto sem ervas e de fósforo (o estrume fornece-o em boa quantidade).

Enquanto a planta não se desenvolve, há que vigiar e arrancar as ervas daninhas e prevenir o seu aparecimento juntando folhas, feno ou outro material orgânico à terra e mantendo-a húmida. Também no inverno a planta deve ser bem fertilizada com estrume ou composto sem ervas e as suas pontas queimadas devem ser cortadas. A colheita dos brotos é feita na primavera, quando atingem 7 a 10 cm, e algum tempo depois, no verão, a planta torna a receber composto ou fertilizante. Os espargos requerem alguns cuidados, mas o seu sabor, utilizado por cozinhas de diversos países, vale bem a pena o trabalho.

Se precisar de ajuda a saber como plantar hortaliças ou consultoria em relação a outras espécies, na Zaask encontra os melhores profissionais de jardinagem. Não hesite e comece a plantar hortaliças hoje.

Não perca o último artigo desta trilogia sobre como plantar hortaliças, para saber todas as dicas e especificidades de cada uma das espécies, sempre aqui, no blog da Zaask!