colocar uma parede de pladur

Como colocar uma parede de pladur

Já pensou em colocar uma parede de pladur na sua casa? Dessa forma pode dividir uma sala, um quarto ou qualquer outra divisão da casa, ou apenas isolar melhor uma parede já existente.

Colocar uma parede de pladur é, na verdade, colocar uma marca de gesso cartonado. Por ser uma marca tão utilizada, o seu nome ficou associado a este tipo de material e o gesso cartonado passou a ser vulgarmente conhecido com o nome de Pladur.

Colocar uma parede de pladur é rápido e simples. Com alguns cuidados básicos e o uso de ferramentas adequadas, o trabalho é fácil e requer pouco esforço.

Mas, antes de colocar uma parede em pladur, devem estar garantidas as seguintes condições: 

  • As fachadas, coberturas e outras paredes em contacto com as divisórias de pladur devem estar totalmente terminadas e impermeabilizadas;
  • As caixilharias de vãos exteriores e respetivas caixas de estores deverão estar colocadas;
  • Deverão também estar colocados os vidros na respetiva caixilharia;
  • Devem ser assegurados, pelo menos, um ponto de água e um ponto de eletricidade de apoio à obra;
  • Todas as canalizações e instalações deverão estar nas suas localizações definitivas;
  • Os ramais de alimentação de pontos de luz devem estar instalados nos seus trajectos definitivos até aos ramais que irão correr nas divisórias;
  • Os tectos, caso não esteja prevista a instalação de tecto falso, devem estar devidamente estucados;
  • Os pavimentos devem estar terminados e nivelados;
  • Todos os elementos a incorporar na divisória devem encontrar-se desde logo em obra;

Para que seja garantida a sua integridade e qualidade, quando colocar uma parede de pladur, as placas devem ser transportadas em porta-paletes ou empilhadores, e nunca por meio de cordas ou correias, sob pena de deformações. O seu armazenamento deve ser feito em lugar seco e coberto, durante o menor período de tempo possível.

Agora veja, passo a passo, como colocar uma parede de pladur:

  1. Marque a posição exacta onde vai ficar a parede.
  2. De seguida fixe as guias no chão e no tecto. As guias são perfis de aço em forma de U, nos quais serão encaixados os montantes, formando a estrutura da parede, e devem ser aprumadas.
  3. Se quiser fixar um armário ou um suporte de micro-ondas ou tv na parede, a estrutura deve ser reforçada nesse local.
  4. Quando colocar uma parede de pladur também devem estar previstas as aberturas das portas. Corta-se um bocado do montante para fazer o reforço da parede superior da porta.
  5. Para fazer o limite da altura do vão é importante também nivelar e fixar a guia usada.
  6. Fecha-se um dos lados da parede com as placas de pladur. Para colocar uma parede de pladur as placas devem ser aparafusadas nos montantes. Devem ser usados parafusos de enroscar.
  7. Para a abertura do vão da porta corta-se a placa com um serrote e um estilete.
  8. Para a instalação de caixas elétricas use uma serra-copo ou algo semelhante a esta.
  9. A fixação de caixas de luz é bastante simples, pois estas possuem presilhas para se fixarem na placa de pladur.
  10. As instalações eléctricas, hidráulicas e telefónicas devem passar pelo interior da parede.
  11. Antes de fechar a parede do outro lado com as outras placas de pladur, aplique lã mineral no seu interior para melhorar o isolamento acústico e térmico.
  12. Para terminar de colocar uma parede de pladur, feche o outro lado da parede com as restantes placas e depois faça o tratamento das juntas, deixando a parede pronta para receber o acabamento desejado.

Dicas finais sobre como colocar uma parede de pladur:

  1. Use uma máscara de pó ao cortar, aplainar ou lixar o pladur.
  2. As paredes de pladur suportam diversos tipos de revestimentos: tinta plástica ou texturada, papel decorativo ou azulejo, escolha o que considerar mais adequado para si.
  3. O tratamento de juntas é feito recorrendo a duas camadas sobrepostas de pasta, devendo a primeira estar seca e solidarizada antes da aplicação da segunda.
  4. Deve colocar uma parede de pladur em condições em que a temperatura é superior a 5ºC e com menos de 85% de humidade relativa.

Estes são os passos e dicas essenciais para colocar uma parede de pladur. Como vê não é impossível fazê-lo, mas se considerar que é um serviço que deve deixar para um profissional de remodelações, encontre na Zaask as empresas e profissionais de remodelação certo para si.