Como limpar uma máquina de lavar louça

Como limpar uma máquina de lavar louça

Muita gente não sabe, mas deve-se limpar uma máquina de lavar louça, pois, após inúmeras lavagens, o interior da sua máquina começa a acumular detritos, colocando em causa o desempenho da mesma. A Zaask ensina-o a limpar uma máquina de lavar  louça.

Siga em baixo as instruções

  1. Para limpar uma máquina de lavar louça comece por encher a pia (metade) com água e vinagre. Será neste local que vai demolhar alguns dos itens, enquanto estiver concentrado a limpar outras partes do aparelho.
  1. De seguida, retire as duas “prateleiras” da máquina de lavar louça, juntamente com outros utensílios que possam ser retirados, e coloque-os na pia. Caso não consiga retirar algum, pegue num pano húmido com o produto descrito em cima e limpe. Ao mesmo tempo, veja se existem restos de comida. Caso isso se verifique, com a ajuda de um palito ou de um objecto similar, retire os restos de comida dos locais mais difíceis.

Dica: Quando estiver a limpar uma máquina de lavar louça limpe todos os orifícios. Certifique-se, assim, que todos os buracos permitem a livre passagem da água. Não descure este aspecto, pois a sua máquina de lavar louça precisa de trabalhar a 100%. Leve o seu tempo. Caso os buracos sejam demasiado pequenos, recorra a um fio fino com um pequeno gancho na extremidade.

  1. Após todos os orifícios estarem limpos, é altura de limpar as bordas da porta, bem como a junta. Para isso, recorra a um pano húmido e à solução de vinagre (ou, se preferir, a um pouco de spray de um produto de limpeza leve). Para os cantos use uma escova de dentes velha.

Dica: Se o mofo e o bolor são um problema, deixe a máquina de lavar louça aberta após ser utilizada, para permitir que esta seque.

  1. Agora volte a colocar na máquina de lavar louça a grelha, o filtro e outras peças menores que estiveram de molho na solução de vinagre. Caso a sua máquina de lavar esteja realmente muito suja equacione desmontar a parte inferior da mesma e prossiga.
  1. Dê uma vista de olhos à parte inferior da sua máquina de lavar louça, em torno do dreno, e vai ver que existe uma grade, que é o lugar onde as águas passam. Procure por detritos que estejam a entupir. Remova o material sólido acumulado. Caso o material esteja muito no “fundo”, considere fazer uma desmontagem simples para o retirar:
  • Desligue a máquina de lavar louça. Siga o cabo de volta para ter a certeza;
  • De seguida, com muito cuidado, remova os parafusos. A tampa do filtro vai levantar-se, deixando a área exposta (tenha em atenção a ordem das peças que tira, lembre-se que depois terá de as recolocar);
  • Agora aplique um pedaço de fita adesiva sobre a abertura do filtro, de modo a evitar a entrada de detritos enquanto limpa. Não entupa ainda mais os canos;
  • Com umas luvas de borracha (pois poderá encontrar vidros) e um pano remova os detritos sólidos esfregando bem a base. Use também, se necessário, uma escova e um produto de limpeza mais forte que o vinagre;
  • Depois, é só instalar tudo novamente. Tenha atenção para não apertar demasiado os parafusos, sobretudo se estes forem de plástico.

 Cuidados diários para limpar uma máquina de lavar louça

  • Faça por utilizar a máquina de lavar louça regularmente. Isso irá fazer diminuir a acumulação de restos de alimentos, facilitando a limpeza do aparelho. Ponha também, de vez em quando, a máquina a lavar “sozinha” com um pouco de vinagre. Caso o cheiro seja um problema para si, utilize antes bicarbonato de sódio;
  • Dê uma limpeza geral à louça na pia antes de a colocar na máquina de lavar louça;
  • Pulverize a parte da frente da sua máquina com um produto de limpeza suave (como limpa vidros). Limpe com uma esponja ou pano suave, prestando atenção aos botões do aparelho;
  • Uma vez por mês coloque abrilhantador na sua máquina de lavar louça, pois ajudará a evitar manchas nos pratos. Despeje o produto na máquina consoante as instruções da embalagem;
  • Preste atenção para não lavar recipientes com rótulos, pois estes podem soltar-se.

Agora já sabe como limpar uma máquina de lavar louça. Caso tenha algum problema com a sua máquina de lavar louça, contrate um dos profissionais  de reparações de electrodomésticos existentes na Zaask para o ajudar e resolver o problema por si.