diferenças entre televisões

Diferenças entre televisões: TV LED, LCD e Plasma

Quem pensa em comprar uma TV depara-se muitas vezes com um conjunto de escolhas técnicas difíceis, que vão muito além do tamanho, sendo que a primeira das diferenças entre televisões que se tende a considerar é o tipo de tecnologia que o ecrã possui.

Por isso, para escolher a televisão mais adequada para si, a Zaask enumera hoje quais as principais diferenças entre televisões, explicando de forma prática e concisa o que distingue as TVs LED, LCD e Plasma.

Entretanto, se tiver algum problema e necessitar de reparar um televisor, encontre ajuda profissional através da Zaask, onde pode contar com técnicos de confiança avaliados por trabalhos realizados anteriormente.

Características do LCD

Uma das principais diferenças entre as televisões LCD (Liquid Crystal Display) e os outros tipos de TVs é o facto de aquela utilizar cristais líquidos retro iluminados, sendo por isso especialmente indicada para ambientes claros e com muita luz, já que é a tecnologia que melhor lida com os reflexos. Por isso, considere a sua compra sobretudo se o espaço onde a vai colocar possuir portas, janelas ou fontes de luz em posição frontal face ao local onde ela vai ficar.

Considere também uma TV LCD caso pretenda usá-la para ver fotos ou ligar o seu PC, já que uma das diferenças das televisões com este tipo de ecrã é o facto de lidarem especialmente bem com imagens paradas, ao contrário dos ecrãs Plasma, que poderão ficar manchados (efeito burn-in).

Finalmente, outra boa vantagem da tecnologia LCD reside no seu relativo baixo consumo energético.

Em relação às desvantagens, os pontos negativos deste tipo de ecrãs prendem-se sobretudo com a limitação do ângulo de visão e com o seu menor brilho e contraste de cores face às televisões LED e as Plasma.

Características do Plasma

A tecnologia Plasma é geralmente encontrada apenas em ecrãs superiores a 50” e, ao contrário do LCD, é indicada para espaços mais escuros, pois não lida bem com reflexos vindos de iluminação exterior.

Em contrapartida, uma das grandes diferenças entre televisões com ecrãs Plasma e os outros tipos de ecrãs é o facto de aquela proporcionar maior definição e contraste, resultando numa imagem mais definida e de melhor qualidade.

Entretanto, as desvantagens do Plasma – além da já citada dificuldade com os reflexos – prendem-se sobretudo com o maior consumo de energia e a maior fragilidade do ecrã, designadamente ao lidar com imagens estáticas.

De qualquer forma, devido às características enumeradas, e em especial à elevada definição e qualidade de imagem em ambientes mais escuros, o Plasma é geralmente a tecnologia de eleição para os amantes de cinema em casa.

Características da TV LED

Por fim as diferenças entre televisões LED relativamente aos outros tipos prendem-se com o facto de serem capazes de aliar melhor contraste e definição do que as LCD e melhor capacidade de lidar com reflexos e robustez do que os ecrãs plasma.

As TVs LED fazem uso de minúsculos leds com as cores primárias, sendo por isso também mais finas e energicamente mais eficientes e consumindo aproximadamente menos 40% de energia do que as demais.

As TVs LED parecem ser claramente as que oferecem melhor compromisso entre qualidade e definição e a capacidade de lidar com os reflexos em todo o tipo de ambientes.

Ainda no que diz respeito às diferenças entre televisões, o contra destas TVs LED reside no preço, sendo substancialmente mais dispendiosas do que as demais.

Veja também na Zaask como escolher uma TV LED.