substituir lâmpadas

Cuidados a ter ao substituir lâmpadas

Substituir lâmpadas pode ser uma tarefa simples, mas que nem por isso deve deixar algumas regras de lado. Hoje a Zaask deixa-lhe alguns cuidados essenciais que deverá ter quando substituir lâmpadas em sua casa.

  1. Desligue o interruptor e deixe a lâmpada arrefecer. Desligar o interruptor é a primeira coisa que deve fazer quando pretender substituir lâmpadas fundidas. Para não queimar os dedos, não esqueça de esperar um par de minutos para que a lâmpada arrefeça. Claro que pode sempre saltar esta opção caso já tenha removido a lâmpada ou se esta se tiver fundido há já algum tempo.
  2. Verifique a potência adequada da lâmpada que necessita. Antes de substituir lâmpadas fundidas, verifique a potência da lâmpada que retirou ou procure informação no casquilho/encaixe da mesma. Neste ponto, não se esqueça que uma lâmpada LFC (Lâmpada Florescente Compacta) de uma determinada potência é bastante mais forte que uma lâmpada incandescente da mesma potência. A título de exemplo, uma lâmpada LFC de 18 watts equivale a uma lâmpada de 100 watts incandescente. Encontra este tipo de informação sobre a equivalência na embalagem das lâmpadas LFC.
  3. Por segurança, desligue o disjuntor referente ao espaço em que vai trocar a lâmpada no seu quadro eléctrico. Desta forma garantirá segurança extra quando for substituir lâmpadas antigas. Este ponto, apesar de parecer dispensável, é na realidade fundamental ao substituir lâmpadas, pois poderá evitará acidentes em muitas situações. Por exemplo, imagine que, por lapso, o interruptor de luz fica numa posição errada (ficando ligado em vez de desligado) ou considere mesmo o caso do mau funcionamento do mesmo (continuando a passar corrente por algum motivo).
  4. Desenrosque a lâmpada no sentido anti-horário e, por precaução, evite tocar na rosca metálica da mesma. Ao substituir lâmpadas não se esqueça que a rosca da lâmpada é onde a corrente passa, por isso segure sempre a lâmpada pelo vidro de forma firme, mas sem exercer demasiada pressão. Se necessário use um pano para efectuar esta operação.

Veja também na Zaask como escolher as lâmpadas certa para a sua casa.

E se a sua lâmpada LFC se parte?

Caso quebre a sua lâmpada LFC não entre em pânico, pois apesar deste tipo de lâmpadas conter mercúrio – material altamente tóxico para a saúde humana – as quantidades são bastante pequenas e inofensivas, se lidar adequadamente com a situação. Assim:

  • Comece por abrir as janelas e portas de forma a ventilar o espaço.
  • Preferencialmente use luvas para apanhar os cacos.
  • Evite utilizar o aspirador, vassoura ou qualquer utensílio de uso regular, pois este poderá ficar com vestígios de mercúrio.
  • Em alternativa, opte por apanhar os cacos com uma folha de papel ou cartão e, em seguida, limpe os restantes vestígios com um pano húmido e deite-o fora.
  • Descarte as luvas juntamente com os cacos para um saco plástico e coloque-o fechado num contentor de lixo.
  • Não deixe de lavar as mãos e a zona onde caiu a lâmpada posteriormente.

Se necessitar de contratar um profissional não apenas para substituir lâmpadas mas para qualquer outra situação, encontre um eletricista de confiança através da Zaask, onde também pode consultar as avaliações realizadas por quem os contratou anteriormente e fazer uma escolha mais informada.