Como escolher as lâmpadas certas para a sua casa

Preocupado com o consumo energético da sua casa ou com vontade de conhecer mais detalhadamente que tipo de lâmpadas iluminam melhor? Neste artigo explicamos-lhe que tipo de lâmpadas existem, para poder tomar decisões informadas na sua próxima remodelação ou simples troca de opções de iluminação já existente.

Listamos abaixo as principais características a reter sobre as lâmpadas:

Como escolher as lâmpadas certas para a sua casa

 imagem: http://www.ecat.lighting.philips.com.br

 


Lâmpadas Incandescentes

Tempo de vida:  aprox. mil horas

Prós: baixo custo e regulação da intensidade da luz

Aplicação preferencial:  Zonas interiores (exemplo, corredores ou halls), idealmente com menor uso em função do alto consumo

Certamente que conhece sobejamente este tipo de lâmpadas, uma vez que esta é a lâmpada mais utilizada em habitação. Tão comum que quando desenha uma lâmpada é esta a forma sinuosa que tende a representar.

Contudo, apesar de serem um recurso habitual dado o seu baixo custo, facilidade de manuseamento e regulação da intensidade de luz, estas consomem mais energia (cerca de 3x mais) e duram menos do que as lâmpadas de halogénio, pelo que têm perdido cada vez mais adeptos.

Como escolher as lâmpadas certas para a sua casa

 imagem: http://www.ecat.lighting.philips.com.br

 


Lâmpadas de halogéneo

Tempo de vida:  aprox. 2,5 mil horas

Prós: iluminação uniforme, + 25% de intensidade luminosa  com o mesmo consumo

Contras:  Mais dispendiosas e com maior emissão de calor

Aplicação preferencial:  Zonas sem espelhos, a usar como iluminação de destaque a zonas específicas da decoração

Este tipo de lâmpadas permitem também a regulação da intensidade da luz como as anteriores, mas, duram mais tempo com uma iluminação mais distribuída. Capazes de salientar determinada área ou secção de uma casa, devem contudo ser evitadas em certas secções como casas de banho ou junto a espelhos de corpo inteiro uma vez que tendem a criar sombras inestéticas na pele.

Como escolher as lâmpadas certas para a sua casa

imagem: http://www.ecat.lighting.philips.com.br

 


Lâmpadas Fluorescentes

Tempo de vida:  aprox. 60 mil horas

Prós: baixo consumo

Contras:  cuidado um uso regrado (ligar e desligar em menos de 15 minutos reduz a sua vida útil)

Aplicação preferencial: Cozinha, casa de banho, dispensa e cave

Assumem dois tipos de cores, branca e amarela, sendo a branca mais comum e habitualmente usada em divisões onde a permanência é maior como a cozinha. Dividem-se ainda em 2 outros tipos: tubulares (similares a um bastão) e compactas (achatadas), as primeiras têm níveis de consumo extremamente baixo (daí o seu uso em cozinhas ou armazéns), já as segundas apresentam a vantagem de não sobreaquecer, implicando contudo trabalho de revestimento para as cobrir quando aplicadas, já que a sua estética não é a melhor comparativamente com outro tipo de lâmpadas.

Como escolher as lâmpadas certas para a sua casa

 imagem: http://www.ecat.lighting.philips.com.br

 


Lampadas LED

Tempo de vida:  mais de 100 mil horas

Prós: maior relação custo benefício, garantindo maior iluminação e baixo consumo energético face ao investimento feito

Contras:  custo superior comparativamente com outras lâmpadas de menor duração e menor conhecimento de instalação por parte de electricistas em virtude de serem recentes

Aplicação preferencial: Quarto e zonas interiores, visto a sua iluminação suave promover uma sensação de aconchego

São uma excelente opção a considerar, pelos pontos a favor supracitados e porque tendem a iluminar mais sem sobreaquecer.

Esperemos que tenho ficado elucidado sobre as principais características das lâmpadas e aplicação de iluminação para uso na sua próxima remodelação. Se procura um electricista para tratar desse serviço, encontre o profissional certo para si através da Zaask.