nunca deve colocar no micro-ondas

O que nunca deve colocar no micro-ondas

Os micro-ondas fazem parte das nossas cozinhas há já bastante tempo. E por que não deveriam de o fazer? Já não damos muita importância a isso, mas é fantástico ter um pequeno aparelho que, no espaço de poucos minutos, aquece os nossos alimentos. Existem até iguarias preparadas exclusivamente para este pequeno aparelho, como pipocas (adeus tachos queimados no fundo!) ou pizzas (quem não gosta de uma bela pizza?). Por tudo isto, não nos passa pela cabeça passar mais do que um dia sem o nosso micro-ondas. Se ele se avariar, saiba escolher um bom Profissional que o repare o mais rápida e eficazmente possível. Mas, para evitar isso, dizemos-lhe o que nunca deve colocar no micro-ondas.

Alumínio

A primeira dica que lhe damos para saber o que nunca deve colocar no micro-ondas é acerca do alumínio. Quase todos sabemos isto, mas há uns pormenores a ter em conta! Para além de ser proibido colocar no seu micro-ondas objectos ou recipientes metálicos, como colheres ou folha de alumínio, tenha em atenção os motivos decorativos da sua loiça. Pratos ou pires com pormenores em dourado ou prateado são pintados com tinta metálica, que vai ter uma reacção incendiária dentro do micro-ondas, colocando em risco o aparelho e mesmo a casa.

Atenção também aos plásticos

Plásticos? Os tupperwares? Pois é, também nunca deve colocar no micro-ondas. E porquê? Muitas das vezes que utilizamos o nosso micro-ondas é precisamente para aquecer o nosso almoço numa bela caixa de plástico. Aqui, o perigo não é para o equipamento mas sim para a nossa saúde. Alguns estudos indicam que as caixas de plástico possuem uma substância que, quando aquecida, se desprende do recipiente contaminando a comida, podendo ter efeitos nocivos a longo prazo. Incluem-se aqui os biberons, portanto, há que ter um cuidado extra. Prefira recipientes de vidro ou loiça!

Cristais

Algumas loiças são demasiado frágeis e podem partir-se com facilidade quando expostas a altas temperaturas, por isso, também nunca deve colocar no micro-ondas. As peças de cristal fazem parte da lista de itens que nunca deve colocar no seu micro-ondas, bem como loiças antigas (o vidro é não-refractário, o que significa que não suporta temperaturas altas). Recipientes feitos de material acrílico também são de evitar, pois irão ficar opacos.

Alimentos

Existem alimentos que nunca deve colocar no micro-ondas, pois correm o risco de… explodir, e danificar gravemente o seu micro-ondas, para além de correr o risco de haver um curto circuito ou começar um incêndio. Tomates, batatas, ovos e uvas não devem ser colocados no micro-ondas com casca, pois poderão explodir.

Opte por fazer alguns furos no alimento ou, no caso dos ovos, prefira o forno tradicional. Há que ter também muita atenção às cenouras: estes legumes são ricos em ferro e magnésio e poderão ter uma reacção semelhante aos recipientes de alumínio, gerando faíscas dentro do micro-ondas.

Por último, saiba que nunca deve colocar no seu micro-ondas água sem mais nada. Coloque um palito ou qualquer outro objecto de madeira dentro do recipiente que tem a água, porque, se a colocar sem mais nada, ela vai explodir e, mais do que danificar o micro-ondas, poderá causar-lhe queimaduras graves.

O micro-ondas parece um aparelho quase mágico. Imagine contar o que faz este aparelho a alguém que vivia há 100 anos atrás! Mas, como já terá percebido, não nos podemos usar dele sem ter algumas precauções. Agora já sabe tudo o que nunca deve colocar no micro-ondas. No entanto, sabemos que as distracções existem, por isso, tenha sempre cuidado com as distracções!

Se tiver uma grande distracção, esquecendo-se daquilo que nunca deve colocar no micro-ondas, e este se avariar ou, se de um momento para o outro, deixar de lhe proporcionar refeições quentes e rápidas, procure um Profissional de reparações de electrodomésticos que seja rápido a responder e que deixe o seu pequeno aparelho pronto a funcionar durante muito tempo!