certificado energético

Como conseguir um certificado energético A? Veja as melhores dicas

Image of a graph energy class certification

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre eficiência energética. O problema aqui é que não se trata de uma situação tão alarmante como algumas pessoas podem pintar, e que se trata com relativa facilidade – se as casas tiverem um certificado energético de classe mais baixa.

Desmistificando o problema, a eficiência energética é a forma de utilizar a energia de uma forma mais racional (economicamente falando), evitando o desperdício da mesma, promovendo, ao mesmo tempo, o conforto e a qualidade de vida.

E como obter um certificado energético A?

Sabendo, à partida, que uma casa com um certificado energético A é mais eficiente que uma casa com um certificado D ou G, existem várias coisas que, facilmente, se podem fazer em casa para conseguir que esta tenha um comportamento mais eficiente:

1. Existem equipamentos que têm a obrigatoriedade de apresentar um selo de certificação energética. São eles frigoríficos, arcas, máquinas de lavar roupa e outros. Para conseguir uma maior eficiência energética basta estar atento a estes selos e, na altura de comprar, adquirir aparelhos com uma classificação mais elevada, sabendo que um aparelho classificado como A ou A+++ é considerado mais eficiente e económico.

2. Sabendo que os equipamentos de frio são os que consomem mais energia (cerca de 20%), conseguir poupar energia neste ponto é bem mais visível em termos de factura ao final do mês do que noutros pontos mais adiante. Manter a temperatura do frigorífico entre os 3ºC e a do congelador nos -18ºC; não encher demasiado o frigorífico; manter o frigorífico longe das fontes de calor; deixar arrefecer os alimentos antes de os colocar no frigorífico; afastar a grelha traseira, pelo menos 10cm da parede ou esvaziar e desligar o aparelho se estiver ausente mais de 4 semanas de casa – são algumas das coisas que, facilmente, pode fazer e que lhe fará poupar bastante dinheiro já a curto prazo.

3. Para uma casa estar a uma temperatura confortável, os termómetros devem variar entre os 18ºC e os 22ºC no inverno e os 24ºC e 26ºC no verão. No entanto, cerca de 60% da energia produzida por sistemas de aquecimento perde-se se a sua casa não tiver, unicamente, um bom isolamento. Para melhorar estas fugas energéticas pode isolar bem as paredes, janelas ou portas da casa; optar por recuperadores de calor no lugar de lareiras abertas; usar placas de lã mineral ou poliestireno nas paredes; colocar vidros duplos nas janelas, com a possibilidade de caixilharias de corte térmico; não ligar o aquecimento nas divisões que não usa ou abrir as janelas durante a noite no verão e fechá-las durante o dia para manter o ambiente fresco.

4. A estas dicas pode ainda adicionar outras como: não deixar os equipamentos ligados em modo standby; usar monitores LCD ou LED; preferir impressoras a jacto de tinta e computadores portáteis ou mesmo utilizar lâmpadas e outros equipamentos com o selo Energy Star.

Ao seguir estas dicas conseguirá, facilmente, obter um certificado energético A e aproveitar confortavelmente da sua casa. Além disso, poderá contactar um profissional de confiança em certificação energética na Zaask e poupar dinheiro!