Como plantar manga

As mangueiras são das árvores mais simples de cultivar. O seu fruto, a manga, existe em várias variedades, por isso, é aconselhável seleccionar para cultivo variedades conhecidas que se adaptem ao clima em que serão plantadas. Neste artigo explicamos-lhe como plantar manga.

Preparar as sementes e iniciar o cultivo

Para iniciar o seu cultivo e seguir os passos correctos para plantar manga a partir do fruto, começamos, precisamente, por escolher uma manga grande, que esteja bem madura e exale um bom aroma.

manga_arvore

 Manga verde

O primeiro passo para plantar manga é retirar toda a polpa possível do fruto. Durante o processo, deve evitar-se tocar o centro da fruta, dado ser o lugar onde a semente se encontra. O ideal é começar por dividir a manga em três, cortando os seus extremos, e depois golpear em cubos a polpa que permanece agarrada ao coração, retirando-a de seguida com uma colher de sopa. Os resquícios de «carne» que permanecerem deverão ser cuidadosamente separados do centro do caroço com uma tesoura de poda.

O passo seguinte que deve ser tomado para plantar manga é rachar o caroço, pelo que, no seu lado mais estreito, procuramos o extremo que está ligeiramente golpeado e abrimo-lo a partir desse ponto, usando as mãos ou uma chave de fendas. Há que ter cuidado para remover apenas a casca exterior e não danificar a semente no seu interior. Depois de retirada, a semente deve secar por um ou dois dias e ser depois colocada em algodão embebido em água (mantido sempre húmido até germinar) ou dentro de um pequeno frasco com água e guardada num lugar quente. Ao longo das duas semanas seguintes, a água do frasco deve ser trocada uma vez por dia. Findo esse período de tempo, a semente deve ser plantada pois não pode secar.

Depois, no método de plantar manga, é necessário plantar a semente num vaso grande ou directamente no solo com uma mistura de terra e composto, a menos de um palmo da superfície. Depois de plantadas, as sementes demorarão cerca de 10 dias a “rasgar a terra” e a desenvolver as primeiras folhas. Se a intenção é criar uma árvore pequena, a mangueira pode permanecer dentro do vaso, desde que este tenha boa profundidade e largura. Se o objectivo é criar uma árvore grande, a semente tanto pode ser plantada num vaso e depois transplantada para um espaço maior, como directamente plantada no solo, enterrada a boa profundidade, bem guarnecida de terra e frequentemente alimentada com fertilizante e água.

Uma vez plantada a semente, a exposição diária ao sol é condição essencial. Se estiver num vaso, a exposição ao sol deve ser parcial, devendo ser aumentada gradualmente. Se for plantada no solo, o local escolhido tem de necessariamente ser amplo e a exposição à luz do sol total e directa.

Os primeiros rebentos – cuidados e conselhos

manga_flor

Flor de manga

As sementes de manga demoram em média 5 a 8 anos a frutificar. O tempo de amadurecimento do fruto é influenciado pelo clima: quanto mais quente, mais rápido. Regra geral, os frutos estão prontos a colher entre o fim da Primavera e o início do Verão. Quando muito sujeitas ao ataque de roedores e pássaros, as mangas podem ser colhidas verdes e amadurecer dentro de casa, a temperaturas entre os 18º e os 22º C.

Plantar manga é relativamente simples e não precisa de muitos cuidados. Para além de muito sol, precisam de rega frequente e de fertilizantes com potássio e nitrogénio, mas há que ter cuidado, pois em excesso podem prejudicar o desenvolvimento das plantas e torná-las mais susceptíveis às pragas. O fertilizante deve, por isso, ser colocado apenas durante a Primavera e o Verão e em pequenas quantidades. À medida que o crescimento avança, a árvore necessitará de cada vez menos nitrogénio. A partir daqui, o fósforo e o potássio passam a ser os nutrientes essenciais. Abastecer ocasionalmente a base da árvore adulta com composto e feno ou luzerna é também muito importante. Outra prática útil para alimentar as mangueiras é pulverizar as folhas com uma solução à base de algas marinhas. Para além de alimentar, estes cuidados fortalecem a planta contra doenças e pragas.

É bastante compensador plantar manga: para além de ser uma fruta muito saborosa, é saciante, quando comida crua, e também se revela óptima em doces e molhos, grelhada ou acompanhando saladas e outros pratos.

Gostaria de plantar manga, mas o seu jardim não está em condições? Encontre o jardineiro mais adequado para si através da Zaask.