escolher material de construção

Como escolher material de construção para uma remodelação?

Existem vários factores importantes que devem ser considerados, quando escolher material de construção para uma remodelação. Normalmente não são decisões fáceis, mas se planear tudo com o devido cuidado, estará livre de percalços.

Para que tudo corra em conformidade siga em baixo as sugestões da Zaask sobre o que ter em conta quando escolher material de construção:

– Preço

Na hora de escolher material de construção, o mais certo é a sua prioridade ser o preço. Porém, lembre-se o mais barato, por norma, significa menos tempo de vida. Claro que existem sempre exepções à regra, mas o mais certo é fazer reparações, ou até mesmo substituições mais cedo do que previa. A menos que o seu orçamento seja muito limitado, sugerimos-lhe que avalie os materiais em função da qualidade e não do preço.

Dica:

Quando estiver a escolher material de construção tenha também em consideração o custo da energia. As janelas, por exemplo, devem ser bem isoladas.

– Estética

A beleza que vai ser adicionada à sua casa com a remodelação também deve ser levada em conta. Escolha os materiais com uma consciência estética. Qual é o género que melhor se adapta ao seu estilo de vida? Siga uma linha. De que vale poupar se no final o resultado é um autêntico desastre arquitectónico? Sinta-se orgulhoso da sua obra.

Aconselhe-se com um profissional

Quem melhor do que um profissional para o aconselhar sobre os materiais mais indicados para uma remodelação? Consulte a Zaask e escolha um empreiteiro registado na plataforma para ajudar e tenha uma ideia concreta sobre os materiais considerados mais seguros. Aproveite e pergunte em que local os poderá encontrar.

Dica:

Certifique-se de que está a seleccionar materiais em conformidade com os códigos de construção locais. Evite possíveis problemas!

– Materiais recuperados / verdes

Muitas vezes encontram-se materiais usados como portas e janelas em óptimo estado. Faça uma pesquisa nas redondezas, poderá ter surpresas agradáveis. Seja amigo do ambiente. No final, a sua carteira ainda lhe agradece.

– Facilidade na instalação

Outra prioridade sua quando escolher material de construção, deve ser a facilidade aquando da instalação. Se for complicado poderá resultar em prejuízos e exigir que se volte a fazer tudo de novo. Não complique o seu trabalho.

– Desempenho

A saúde e a segurança devem ser as suas prioridades. Certos materiais contêm substâncias químicas prejudiciais à saúde. Seleccione os materiais de modo a minimizar os efeitos adversos. Por exemplo: tintas de baixa qualidade emitem emissões que colocam a sua família sujeita a problemas de saúde.

Capacidade estrutural

Escolha os materiais com capacidade de suportar as cargas impostas pelo edifício. Uma incorrecta selecção poderá comprometer a sustentabilidade da estrutura da sua casa.

Deterioração do material

Certos materiais deterioram-se rapidamente, especialmente em contacto com ambientes húmidos, por culpa do crescimento de fungos, ou da corrosão do mesmo. Daí ser tão importante escolher material de construção com a durabilidade necessária para a área em que o pretende usar.

Desempenho térmico

Os materiais que levar para a remodelar a sua casa, devem contribuir para um bom desempenho térmico, bem como para redução de desperdício de energia.

Isolamento acústico

Durante o seu projecto lembre-se também de escolher material de construção que impeça a entrada e a saída de barulho. De certeza que quer viver em tranquilidade no seu lar.

Dica:

Sempre que possível opte também por materiais que não sejam inflamáveis.

Disponibilidade

Uma espera demorada pelos materiais poderá atrasar bastante a remodelação e até fazê-lo perder dinheiro. Para evitar que isso aconteça opte por material que tenha a certeza que estará prontamente disponível.

Como verificou atrás, escolher material de construção correctamente para uma remodelação exige seguir certos parâmetros. Como tal, quando for fazer uma remodelação, informe-se bem acerca do que vai querer adquirir, para não ter problemas futuros.