Como decorar a cozinha para o Verão

A época do Verão já se sente no ambiente e, ainda que seja uma das alturas do ano em que menos paramos em casa, a nossa casa reclama por soluções de mudança de ares cheios de frescura e sabor a mar. Uma das ideias passa por decorar a cozinha para o Verão.

Para além dos truques básicos e indispensáveis para adaptar a decoração da casa quando chega o calor, como esconder as mantas pesadas e as carpetes, usar estampados marinheiros e um ambientador com aroma a mediterrâneo, este Verão apresenta-se mais ousado do que nunca com as tendências modernas em cores, estilos e aplicações.

Como estas propostas são sempre fáceis de aplicar nas salas, perguntamo-nos como seria num dos espaços familiares favoritos: a cozinha. Assim, prepara-se para se surpreender e revolucionar a divisão mais deliciosa da casa!

decorar a cozinha para o Verão

Decorar a cozinha para o Verão: apresente ambientes rústicos e artesanais

A tendência que preenche os nossos espaços de toques artesanais e elementos que nos recordam ambientes rústicos é consolidada este ano e estende-se até à cozinha. De facto, esta divisão é considerada um dos espaços mais ligados à tradição devido à apreciação dos pratos típicos e da culinária das gerações antecessoras.

Como transmitir esse espírito através da decoração? Bem, pode sempre apostar em tecidos como linho para as cortinas e toalhas de mesa, em materiais sustentáveis, objectos de cerâmica ou vidro colorido.

Certamente que, em lojas de decoração antigas ou de venda em segunda mão, pode fazer vasos com aparência rústica, que posteriormente decore com flores ou galhos secos, ou ousar criar a sua própria louça com pedaços soltos. Pode igualmente reciclar garrafas, recipientes de vidro e tecidos antigos para criar uma decoração original em que as latas pareçam estar fechadas com panos.

decorar a cozinha para o Verão

Contraste luz de Verão com cores cores escuras

Diante da tendência generalizada de abusar do branco, este ano a proposta é fazê-lo, mas com o seu oposto: o preto. Bancadas, electrodomésticos ou móveis podem ser tingidos de negro para contrastar com os tons de madeira e bege dos utensílios, tecidos e paredes. Sabia que já não é necessário renovar toda a cozinha para estrear uma nova?

Hoje em dia existem soluções como o vinil que permitem redecorar todos os tipos de superfícies e apresentar uma aparência totalmente diferente. E o melhor de tudo: se não gostar, é fácil e económico alterar novamente.

Se a sua cozinha é pequena ou pouco luminosa e se há o risco de se produzir um efeito contrário ao desejado, também pode usar outros tons escuros como o mogno.

decorar a cozinha para o Verão

Dê um toque natural

Mudanças e inovações não precisam de ser drásticas para que a família ou os convidados e as convidadas percebam a diferença. Às vezes basta renovar os elementos que usamos diariamente e dar-lhes um toque mais fresco. Esse toque pode ser proveniente de fibras vegetais e estar presente em lâmpadas, vasos, móveis e tapetes para o chão ou cortinas para janelas. Mas também nas toalhas de mesa, porta-copos ou outros elementos decorativos.

As madeiras claras também podem criar um grande contraste se optaste pela tendência das cores negras ou simplesmente contribuir para uma maior luminosidade da sua cozinha.

Decorar a cozinha para o Verão: aposte no metal

Não foi há muito tempo que era o bronze que estava em voga, mas agora chegou a hora do ouro e dos tons de blush, com a cor da moda a ser o quartzo rosa. As propostas mais ousadas desafiam-nos a ir além dos elementos decorativos para aplicar esses tons em torneiras, puxadores, alças e acabamentos. Bem aplicado pode reforçar a atmosfera rústica ou criar uma estadia mais elegante e moderna.

De qualquer maneira, se os teus tons de referência são outros, pode encontrar elementos metálicos em diversas gamas cromáticas que ajudarão a dar um toque pessoal e autêntico à sua cozinha.