maquina de lavar roupa

Como limpar uma máquina de lavar roupa

Para que as suas roupas saiam limpas e livres de odores estranhos, limpar uma máquina de lavar roupa é totalmente imprescindível. Devido ao seu design e função, estas máquinas são susceptíveis a criar mofo, bolor e a acumularem resíduos de detergente.

Saiba como pode limpar uma máquina de lavar roupa:

  1. Utilize luvas para efetuar o trabalho e mantenha as portas e janelas (se possível) abertas para ventilar o espaço, enquanto vai limpar uma máquina de lavar roupa.
  2. Comece por limpar a borracha existente entre a porta e o tambor com um pano branco embebido em lixívia e água morna.
  3. Limpe bem o interior da borracha. Aqui é onde se acumula a maior parte do mofo e do bolor.
  4. Se não consegue limpar o mofo por completo e ainda ficaram alguns resíduos, molhe uma toalha com lixívia, coloque-a em cima da junta da borracha onde o mofo se acumulou e deixe-a a repousar durante 30 minutos. De seguida, retire a toalha e esfregue a borracha suavemente com uma escova de dentes velha.
  5. Limpe as juntas da borracha com um pano limpo e seco, até retirar todos os resíduos e ficar completamente limpa.
  6. Assim que acabar, coloque todos os panos que tenham estado em contato com a lixívia dentro da sua máquina de lavar roupa. Ponha a máquina a funcionar, programando uma lavagem completa com um ciclo de enxaguamento, e escolha a temperatura mais quente.
  7. Em seguida, retire essas toalhas e repita o mesmo processo, mas adicione 2 chávenas de vinagre. Contudo, não volte a misturar lixívia (nunca deve misturar este produto com o vinagre). Além disso, para que a máquina não fique a trabalhar sem roupa, coloque lá dentro um par toalhas de banho limpas.

Mais limpeza:

  • Retire o recipiente do detergente e limpe-o com uma mistura de água e vinagre.
  • Limpar uma máquina de lavar roupa implica também limpar a parte interior onde a gaveta do detergente se encaixa. Neste local, também se acumulam restos de detergente, e, provavelmente, bolor.
  • Por fim, limpe o interior da porta da máquina com um pano e uma mistura de água e vinagre em proporções iguais. Não se esqueça de limpar bem a parte de baixo da porta.

Agora que já sabe como limpar a sua máquina de lavar roupa, como pode mantê-la limpa?

  1. Sempre que lavar roupa, esfregue as juntas da borracha. Depois de cada lavagem, adquira o hábito de verificar o interior da borracha. Muitas das vezes, ficam lá presas algumas peças de vestuário, como meias, por exemplo.
  2. De seguida, limpe o interior da borracha rapidamente com um pano seco para retirar algum excesso de água que exista. Se o fizer sempre, o mofo não voltará a aparecer.
  3. Deixe sempre a porta da máquina aberta.  Deixe o óculo entreaberto para permitir a circulação de ar e ajudar a evitar o crescimento de mofo e bolor.
  4. Retire a roupa molhada assim que acaba a lavagem.  É verdade que isto nem sempre é possível, mas tente fazê-lo sempre que puder. Tente, pelo menos, abrir a porta quando a lavagem estiver concluída.

Limpar uma máquina de lavar roupa é algo que deve ser feito com uma certa frequência. Adquira o hábito de limpar uma máquina de lavar roupa uma vez por mês. Se não houver bolor visível, deixe a lixívia de parte e limpe apenas com o vinagre. Isto vai ajudar a remover todos os resíduos de detergente da sua máquina de lavar e deixá-la limpa e desinfectada!

A máquina cheira mal?

Se, após limpar uma máquina de lavar roupa, percebe que a sua máquina emana um cheiro desagradável e já está a interferir com o odor da sua roupa, tente ainda estas dicas:

  • Mude de detergente: produtos com grande quantidade de fragâncias nem sempre são as melhores escolhas. Pode optar por um detergente mais neutro e acrescentar um amaciador para adicionar um cheiro mais agradável à sua roupa.
  • Evite usar muito detergente: mesmo que tenha uma carga maior de roupa, isso não quer dizer que tenha que adicionar mais detergente. Se a preocupação são algumas nódoas extra, faça um tratamento de pré-lavagem.

Agora já sabe como limpar uma máquina de lavar roupa. Se, entretanto, tiver algum problema com a sua máquina de lavar roupa e precisar de a reparar, saiba que através da Zaask encontra profissionais de confiança de reparações de electrodomésticos a quem pode solicitar este trabalho, contratando-os de acordo com a sua apreciação das avaliações efectuadas por outros clientes.