decorar a sala para o Verão

Como decorar a sala para o Verão

Quando entramos numa nova estação do ano alteramos o nosso visual e as roupas que vestimos. O mesmo deve acontecer com a nossa casa. Assim, quando entramos no Verão é importante saber como decorar a sala e mudarmos algumas coisas no nosso lar, aliviando algum peso daquele que introduzimos no Inverno. O certo é que no Inverno tendemos para uma decoração com tons mais escuros e com texturas mais quentes. Portanto, à chegada do Verão precisamos de dar à nossa casa um ar mais leve, alterando cores, objectos e alguns materiais para darmos as boas-vindas à nova estação.

Deste modo, a Zaask deixa aqui alguns conselhos que o vão ajudar a decorar a sala para o Verão.

Em primeiro lugar comece por guardar aquelas mantas ou cobertores pesados que usou no tempo frio.

decorar a sala para o VerãoPassos para decorar a sala para o Verão:

1 – Se tem um sofá com tons escuros cubra-o com uma capa que pode comprar ou fazer em casa, com um tecido leve, fresco e de tons claros.

2 – Substitua ou acrescente almofadas com cores mais claras ou mais vivas. Caso não possa comprar almofadas novas, opte por lhes colocar capas removíveis (que também pode fazer com restos de tecidos), de modo a que as consiga retirar, quer para lavar, quer para quando chegar novamente o Inverno. Caso tenha capas ou assentos nas cadeiras, faça o mesmo processo.

3 – Troque também os quadros, velas, cortinas e tapetes. Retire tudo o que tem tons escuros e substitua por tons mais claros, mais vivos ou até transparentes, como é o caso dos cortinados. Deixe entrar o Sol na sua casa. Se tiver tapetes felpudos retire-os e ponha no seu lugar tapetes ou carpetes com texturas mais leves. Pode até utilizar um tapete em bambu.

4 – Mude o centro de mesa para algo mais colorido. Escolha por exemplo, uma cesta ou uma taça com frutas. Se tem receio que se estraguem, pode comprar frutas artificiais que existem à venda no mercado e que em termos de decoração substituem perfeitamente as frutas naturais.

5 – Se não tem plantas na decoração da sala, experimente decorar a sala para o Verão distribuindo algumas pelos espaços desocupados. Seja como for, acrescente ainda à sua decoração jarras com flores de tons claros e alegres. Mas pode ainda optar por criar arranjos de flores secas com fitas bonitas e vistosas. Outra possibilidade é a de comprar ou fazer grinaldas de flores e pendurá-las numa janela, numa porta ou numa parede. Pode também optar por elaborar um jardim vertical, seguindo as dicas que demos num anterior artigo.

6 – Mude as fotos que estão nas suas molduras. Escolha fotografias da sua família em situações que se insiram em temas de Verão, como a praia, jardim ou piscina, por exemplo. Também pode, de qualquer forma, substituir as molduras por outras com tons mais alegres.

7 – As paredes também são importantes na decoração. Se quer ter uma parede diferente na sua sala de Verão e não a quer pintar de novo, a alternativa é comprar autocolantes decorativos que existem no mercado, próprios para o efeito e fáceis de remover. A parede vai ter outra vida. Escolha motivos que combinem com o resto da decoração, vistosos, agradáveis e coloridos. Quando acabar o Verão pode retirá-los e substitui-los por outros.

8 – Ao decorar a sala para o Verão escolha temas, ou acrescente objectos com motivos que evoquem a estação e que confiram um toque fresco e leve ao ambiente. Adopte motivos com veleiros, praia, mar, água, frutas ou flores. Se gosta de conchas, experimente espalhar algumas pela sua sala e pelos vasos das suas plantas. Também pode acrescentar areia da praia, quer nos vasos, quer no resto da sala, dentro de jarras ou taças transparentes, por exemplo. Pode escolher o mesmo tema para os quadros, as almofadas ou as cortinas.

9 – Para dar mais ênfase e luminosidade a esta parte da casa, acrescente-lhe um espelho. Coloque-o numa parede e faça a sua sala parecer maior e mais iluminada.

10 – Em qualquer mudança que faça, não se esqueça de conjugar sempre os tons e as texturas com o resto da sala. No caso dos quadros pode optar por motivos abstractos, se preferir.

decorar a sala para o VerãoA partir destas propostas esperamos que consiga decorar a sala para o Verão, mas pode, a qualquer altura, pedir ajuda a um decorador da Zaask para que este projecto fique perfeito.

Na Zaask estamos aqui para si.